Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Colégio Ariston, troca na direção e medidas disciplinadoras

Isabel de Fátima (ex-diretora) e Silvânea Toscana (atual diretora)

A professora Isabel de Fátima Barbosa deixou a direção do maior estabelecimento de ensino da cidade de Iporá, o Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva. Ela entrou de licença prêmio e, após isso, deverá ser lhe concedida a aposentadoria. A professora Silvânea Toscana de Morais Souza, até então vice-diretora, assumiu a direção.

Medidas disciplinadoras

Nos últimos meses o Colégio Estadual Ariston Gomes tomou uma medida disciplinadora quanto a presença de alunos dentro de sala de aula. A nova direção relatou-nos que estava exagerada a prática de atraso de alunos para chegada no primeiro horário de aula. Até 60 alunos costumavam perder a primeira aula; quase sempre, os mesmo estudantes. Como nas proximidades do Colégio tem dois bares, aglomeravam estes nestes locais, só adentrando para salas no segundo horário. A direção proibiu a entrada em segunda aula, a não ser com a presença dos pais ou responsáveis. Isso disciplinou a frequência dos alunos.

Dengue inserida em cada disciplina

O assunto Dengue, a doença que destacou Iporá dentre as demais de Goiás, está sendo levado a sério, dentro do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva. Um foco de criadouro do mosquito transmissor (Aedes Egypit) foi descoberto dentro do colégio. Isso inspirou direção, coordenação, professores e funcionários a colocar em evidência o assunto. A partir de então o “assunto Dengue” foi introduzido em toda ação de ensino que fosse possível. O tema alcançou todas as disciplinas. Além de palestras, a prática concreta da dedetização do estabelecimento, cada professor (História, Geografia, Português, etc…) achou uma forma de falar sobre Dengue. Até na Matemática, isso foi possível. Alunos da matemática montaram gráficos sobre os índices da Dengue. Sempre em foco, a ação de alertar sobre a necessidade de impedir que o mosquito transmissor procrie e que cada um se sinta responsável pela tarefa de limpeza em seu meio.

Isabel: Vida dedicada à educação

A ex-diretora do Colégio Estadual Ariston Gomes e que deixou o cargo em 2 de janeiro deixa um legado para a educação em Iporá. Dedicou muito à profissão que escolheu. Isabel de Fátima deixa saudade em sua forma de atuação dentro do ensino público.

Esta reportagem fez contato com a professora Isabel de Fátima. A nosso pedido, ela fez um relato sobre seus atos mais recentes. Ou seja, ações de sua gestão como diretora do Colégio Estadual Ariston Gomes.

Segue seu texto:

A gestão buscou trabalhar sempre de forma democrática com vistas a reforçar a parte pedagógica do Colégio. Com o firme propósito de diminuir o índice de faltas dos alunos, principalmente no primeiro horário, melhorar a disciplina e consequentemente, diminuir o índice de evasão e repetência, foi firmado uma forte parceria entre Conselho Tutelar e Patrulha Escolar da PM, onde aconteceram diversas reuniões com pais/responsáveis, com os próprios alunos em situação de risco e com donos de lanches próximos do Colégio.

Fizemos um trabalho diferenciado no turno noturno, através da coordenação, para diminuir o índice de falta dos alunos no primeiro horário e também após o recreio. Fizemos reuniões periódicas com o Conselho Escolar, para discussão, tomada de decisões e prestação de contas. Em 2012, ano difícil, devido à greve, foi realizada a Mostra Cultural e Científica com apresentações, por parte dos alunos, de trabalhos muito criativos.

Sabendo da importância das práticas esportivas na vida dos adolescentes e jovens, investimos muito dos recursos recebidos na quadra de esportes, em materiais esportivos e melhor aproveitamento do espaço da quadra para os esportes, com a reforma de uma tenda 12×12 m, há muito tempo em desuso.

Implantamos o programa do governo Federal Mais Educação e também o Projeto Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro, o que possibilitou viabilizar financeiramente projetos importantes dos professores e também adequar espaços físicos destinados à leitura, atividades extra classe, melhorar o uso das tecnologias e internet em sala de aula, adquirir muitos produtos e materiais para o laboratório de Ciências da Natureza e Matemática.

Todos os anos realizamos três (03) meses de cursinho preparatório para Enem e vestibulares para alunos do 3º ano. Otimizamos o espaço da Biblioteca, ampliando o acervo e também tornando o ambiente mais agradável para pesquisa e leitura. Sabendo da nossa responsabilidade na formação de cidadãos que respeitam e defendem o meio ambiente, apoiamos e incentivamos o trabalho de alguns professores para revitalizar o viveiro da escola e todos os anos fizemos a comemoração do dia 22 de março – DIA MUNDIAL DA ÁGUA – debate sobre o tema em todas as disciplinas e com passeata pelas ruas da cidade.

Trabalhamos arduamente juntamente com os colegas professores, com alunos e pais para que os alunos tivessem um bom índice de acerto na Prova Brasil e com isso o IDEB da escola fosse elevado. Conseguimos aumentar o índice de aprovação e diminuir o índice de evasão e repetência no Ensino Fundamental, o que nos deixa na expectativa da melhoria do IDEB. Fizemos o mesmo com os alunos do 3° ano, visitando sempre as salas, motivando, incentivando os alunos a se dedicarem mais aos estudos. Esperamos que o resultado seja satisfatório! Cada ano tem aumentado o número de alunos com aprovação nas faculdades públicas, o que mostra que estivemos no caminho certo!

Ficamos parceiros do Gira e muitos alunos participaram dos eventos tanto fora da escola como atividades foram desenvolvidas dentro da escola. Abrimos espaço para UEG desenvolver projetos de extensão com alunos dos cursos de matemática, letras com implantação do projeto PIBID

Tenho certeza que a professora Silvânea terminará a nossa gestão cumprindo o que ainda falta para ser realizado no plano de gestão que fizemos quando da nossa eleição. Trocamos a diretora, mas não o grupo gestor. Sucesso aos meus queridos colegas do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
aaaa-1
Edital para seleção de quatro mil novos beneficiários do ProBem
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação
palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
aaaa-1
Edital para seleção de quatro mil novos beneficiários do ProBem
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação