Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Diversidade de atividades marcaram o Congresso de Iniciação Científica

Abertura do Congresso foi na noite de quarta-feira, 21

Um evento importante nesta semana, em Iporá, foi o V Congresso Estadual de Iniciação Científica e Tecnológica do IF Goiano. O evento cumpriu seu objetivo com diversidade de atividades e com participação de demais Campus desta escola federal.

Teve abertura oficial na noite de quarta-feira, 21, Mansão Casa Verde, com apresentação da banda da Polícia Militar de Iporá e palestra sobre “Ética na pesquisa científica”, do professor Luiz Antônio Maffia, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Foi a primeira vez que o Campus Iporá sediou o evento, que reuniu estudantes e pesquisadores de todo IF Goiano e de outras instituições de educação do estado de Goiás. Foram centenas de inscritos.

O objetivo do congresso foi o de consolidar as atividades de pesquisa entre os estudantes, promover a integração entre eles e compartilhar conhecimentos de diversas áreas. Da programação constou palestras, oficinas, minicursos, exposição de trabalhos e atividades de lazer.

Oficinas e minicursos

O segundo dia do V Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica, a quinta-feira, 22, começou com a realização de oficinas e minicursos sobre os mais diversos temas. As atividades aconteceram no período matutino e vespertino, na sede e na fazenda escola do Campus Iporá. Até o final do evento, foram promovidas 27 atividades, entre minicursos e oficinas.

Abordando um tema transversal a todas as áreas de pesquisa, o destaque foi para o minicurso de Redação Científica, ministrado pelo professor do Campus Iporá, Leonardo Castro. O professor exaltou a importância da clareza, precisão e utilização do português formal, de modo a não deixar dúvidas em relação à interpretação de um texto científico. “A escrita deve ser formal pela necessidade de ser mais exata e ter precisão”, afirma. Outro ponto abordado refere-se à redação. Segundo o professor, deve-se evitar o excesso de verbalismos, a prolixidade e a adjetivação. Leonardo ressalta também a necessidade de não usar argumentos emotivos e frases feitas, bem como terminologias técnicas em excesso.

Boas práticas de produção também foi outro tema tratado durante os minicursos e oficinas do evento. A atividade, sob responsabilidade da professora do Campus Iporá, Jaqueline Rezende, mostrou a importância de cuidados para evitar a contaminação durante o processo de produção de alimentos. “A pele, por exemplo, pode apresentar 62.500 bactérias por cm2 e estou falando de uma pele higienizada”, conta.

Uma palestra focou o empreendedorismo

Mostrar que a inovação caminha junto com o empreendedorismo. Esse foi o objetivo da palestra ministrada pelo gerente de Fomento de TI e Inclusão Digital da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Goiás, Pedro Luiz da Costa Oliveira, no auditório do Campus Iporá, na quinta-feira, 22.

Inicialmente, o palestrante falou sobre a importância de se aproveitar o conhecimento instalado na academia para aplicá-lo ao empreendedorismo. “Nós somos ensinados a ser empregados e não empreendedores, mas isso não é culpa do sistema, é uma cultura”, afirma. De acordo com Pedro, nos últimos anos a universidade não tem sido muito empreendedora, sendo poucos os pesquisadores que empreendem. Mas explica, porém, que este cenário está apresentando mudanças, por meio da pesquisa aplicada e parcerias com empresas. O palestrante elogiou a iniciativa do IF Goiano em promover parcerias com o setor empresarial.

Corroborando com essa mudança no cenário empreendedor, Pedro apresentou dados do cenário do empreendedorismo brasileiro. A taxa atual de empreendedorismo no Brasil é de 39,3%, sendo o maior índice dos últimos 14 anos, conforme mostrou o palestrante. Muitas vezes, o empreendedorismo é uma alternativa dos brasileiros para contornar as dificuldades que a economia vem passando.

O palestrante expôs ainda os diversos motivos que geram atividades empreendedoras. Segundo Pedro, o empreendedorismo pode surgir de ações como a própria ideia, ou de modismos aliados à necessidades do setor. Mas seja qual for o motivo, destaca que o importante é regar a ideia e pensar bem onde se quer chegar. Para a aluna do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, Amanda Rodrigues, por meio do empreendedorismo é possível pensar e desenvolver o próprio negócio. “A gente tem que correr risco para atingir os objetivos, mas sempre a partir de uma ideia viável e um planejamento”, diz.

Aplicativo para celular foi destaque na Mostra de Ideias

Dentro do Congresso de Iniciação Científica uma atividade despertou a criatividade dos participantes. Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 22, a segunda edição da Mostra de Ideias do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). No total, 14 produtos e processos foram apresentados e três deles foram premiados. O evento foi realizado no Espaço Verde.

O “BusFinder”, aplicativo desenvolvido por alunos do Campus Morrinhos, recebeu o prêmio de melhor trabalho da Mostra. O aplicativo ajuda no gerenciamento de frota de transporte coletivo e fornece informações para o usuário. Por meio dele, o usuário recebe, por exemplo, notificação do momento exato de sair de casa, a fim de não perder o ônibus, nem ficar muito tempo esperando no ponto. Os alunos que o desenvolveram são o Lucas Souza Montanheiro, Layner Oliveira de Souza Veira, Mateus Augusto de Souza Pereira e Marcel da Silva Melo.

O segundo colocado na Mostra é um produto desenvolvido pelos alunos Fernando Campos Pimentel, Igor Flávio de Morais Souza, Alinne de Matos Ribeiro e pela professora Nara Alinne Nobre da Silva, da área de Química do Campus Iporá. Eles desenvolveram uma formulação de chocolate com extratos de erva de São João e maracujá doce, que tem potencial de diminuir a ansiedade e a tensão.

O terceiro lugar ficou com a aluna Jaqueline Lopes Araújo e os professores Newarney Torrezão da Costa e Lívia Mancine, da área de Informática, que desenvolveram um jogo eletrônico para educação financeira de crianças e adolescentes.

A Mostra de Ideias tem como objetivo estimular e valorizar a produção de produtos e processos inovadores gerados por universitários, professores e pesquisadores, que possam contribuir para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico de Goiás.

De acordo com a responsável pelo evento, a professora Tânia Fernandes Veri Araujo, o número de trabalhos nessa edição da Mostra foi o dobro em relação à primeira. Somado a isso, ela considera que a variedade de áreas dos trabalhos apresentados “é um sinal de que o IF Goiano está começando a alavancar pesquisas envolvendo inovação”, comenta a professora, que é coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da instituição. (Com a assessoria de comunicação do Campus Iporá do IF Goiano)

 Os alunos que o desenvolveram aplicativo premiado são o Lucas Souza Montanheiro, Layner Oliveira de Souza Veira, Mateus Augusto de Souza Pereira e Marcel da Silva Melo

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
aaaa-1
Edital para seleção de quatro mil novos beneficiários do ProBem
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação
palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
aaaa-1
Edital para seleção de quatro mil novos beneficiários do ProBem
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação