Encontro de Surdos cumpriu seu papel de propagar língua de sinais

05/12/2013
encontro-de-surdos-(15).jpg

Durante esta quarta-feira, 4, entre 8 e 16 horas, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Iporá, aconteceu o Encontro de Surdos. Foi a terceira vez que isto ocorreu. O evento foi criado pela Subsecretaria Estadual de Educação, nesta gestão do professor Jerônimo Brito.


O encontro reuniu cerca de 30 pessoas da região que possuem esta deficiência. Lá estavam surdos de São Luís de Montes Belos, Doverlândia, Amorinópolis, Caiapônia, Diorama, Israelândia, Jaupaci e Palestina de Goiás. De Barra do Garças, como professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) veio Paulo Eduardo Campos, também surdo e que palestrou para os presentes. Ele estava acompanhado por sua intérprete Eva Emanoele. Cinthia Figueredo, fonaudióloga de Iporá, também fez palestra aos participantes.


O encontro é feito na língua de sinais, com intérprete. O cerimonial é uma pessoa com deficiência e toda programação é desenvolvida na língua de sinais. O objetivo é a troca de experiências entre estes e a propagação desta língua. Jerônimo Brito, subsecretário de educação, afirma que o evento cumpriu seus objetivos. Jerônimo conta que este é um encontro interessante, do qual participam pessoas inteligentes e criativas. Ele afirma que esta é uma deficiência que não impõe limites para a pessoa. Jerônimo relata que em Iporá tem uma pessoa com essa deficiência que está cursando o terceiro ano de Letras na UEG.


No Encontro desta quarta-feira os participantes tiveram café da manhã, almoço, brincadeiras, banho de piscina e palestras. De Iporá, vários que participaram são do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE), estabelecimento da rede estadual. Essa é a escola da cidade que atende aos que são portadores desta deficiência. Ao fazer o evento a Subsecretaria de Educação o abre também para participação de não estudantes e os estimula a freqüentar as escolas.


 

O que achou dessa Notícia?
3 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

2 comentários

  • IVALDA GONCALVES DE SOUZA 06/12/2013

    FOI UM BELISSIMO ENCONTRO, vale ressaltar que esse encontro é Realizado pela Subsecretaria e o CAEE, onde contamos com o apoio de Varios PATROCINADORES, Prefeitura Municipal, Comigo, Escolas MUnicipais e Estaduais da nossa Regional e muitos outros que acreditam na importancia da INCLUSÃO.
  • Adonias Martins de Sousa 05/12/2013

    Parabéns a todos os envolvidos na realização do evento.

Comente

Faça seu Login

Use sua conta do Oeste Goiano.