Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Escolas públicas estaduais da região receberam computadores

O Governo de Goiás realizou, nesta quarta-feira (23), a entrega de 3.728 computadores, adquiridos com recursos de emenda parlamentar coletiva dos deputados estaduais, para escolas das redes públicas de ensino. As máquinas vão beneficiar 173 escolas estaduais e 33 escolas municipais, de 125 municípios.

Pela região de Iporá, que é sede da Coordenação de Educação que tem a frente a professora Regiane Cândido, algumas escolas foram beneficiadas. Pela região estavam presentes em Goiânia na Secretaria da Educação (Seduc), o prefeito de Palestina, Eduardo Talvani; prefeita de Doverlândia, Genilva Kátia; vice prefeito daquela cidade, Eder Paulo Barreto (Edinho) e presidente da Câmara, Mardemy José de Morais  e diretoras de escolas.  A servidora da CRE em Iporá, Mara Alves, estava presente e ainda a vereadora Heb Keller.

Pela região, foram beneficiados: 

CEPI de Aplicação em Iporá, com12 kits de informática,  através de emenda do deputado Charles Bento

C. E. Analícia Cecília Barbosa em Amorinópolis, com 20 kits, através de emenda do deputado Henrique César

C.E. Ana Algemira do Prado em Palestina,  20 kits, através do deputado Rafael Gouveia

C.E. Dr. Pedro Ludovico Teixeira em Doverlândia,  20 kits, através do deputado Rubens Marques.

Pela região, uma das que manifesta satisfação e gratidão pelo benefício é Cleonice Ivanildes Rocha, diretora do C.E. Analícia Cecília, em Amorinópolis que afirmou para esta reportagem que participou do evento de entrega dos computadores das emendas parlamentares, o qual foi um momento muito gratificante e de grande alegria, pois o Colégio Analícia Cecília foi contemplado por uma emenda do deputado Henrique Cesar, com vinte kits de  computadores e que vão auxiliar muito no aprendizado dos alunos. Disse agradecer ao deputado e em especial ao governador Ronaldo e a secretária Fátima Gaviolli pelo cuidado com a educação.

Esta é a segunda etapa da entrega de computadores custeados pelo Tesouro Estadual, por meio da Emenda Parlamentar nº 2088. Em dezembro de 2021, foram entregues 2.360 maquinários para 118 escolas municipais, de 96 municípios. O investimento total da aquisição foi de R$ 25 milhões.

Tecnologia na mão do aluno

Uma das escolas beneficiadas com a entrega dos computadores foi o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Silvio Gomes de Melo Filho, do município de Morrinhos. A gestora Dalva Castro conta que os novos computadores vão substituir os antigos equipamentos da escola. “Com o laboratório móvel, os televisores em sala e agora esses 12 computadores para a mediateca, a tecnologia está na mão do aluno. Ele só tem a ganhar com isso”, afirmou.

O Cepi Silvio Gomes de Melo Filho atende 263 estudantes, do 6º ao 9º ano no Ensino Fundamental e da 1ª à 3ª série no Ensino Médio. No início de 2022, o colégio recebeu um laboratório móvel, composto por 44 Chromebooks, e adquiriu televisores conectados à Internet em todas as salas de aula. 

Computadores como ferramenta didático-pedagógica

No evento desta quarta-feira (23), realizado na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), estiveram presentes deputados, prefeitos, secretários municipais de Educação e a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli. A titular da Seduc enfatizou que os computadores devem ser de uso exclusivo dos alunos e professores como ferramenta didático-pedagógica.

“Estas máquinas só podem ser usadas por estudantes. Elas não podem ir para o serviço administrativo. Elas têm que atender a escola, de forma que os professores peguem as crianças e as levem para esse espaço onde vão fazer suas pesquisas”, explicou a secretária. 

Cada escola regular receberá 20 computadores e as escolas de tempo integral vão receber 12 aparelhos, quantidade necessária para compor as mediatecas. O motivo para essa diferença é que os Cepis não possuem laboratórios de Informática e bibliotecas separadas. Nas escolas de tempo integral, há um espaço único de leitura e pesquisa on-line, com livros, jornais e computadores à disposição dos alunos.

Equipamentos foram adquiridos via emenda parlamentar coletiva da Assembleia Legislativa de Goiás e vão beneficiar escolas estaduais e municipais (Foto: Seduc-GO)

Fonte: Secretaria de Estado da Educação – Governo de Goiás

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
aaaa-1
Edital para seleção de quatro mil novos beneficiários do ProBem
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação
palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
aaaa-1
Edital para seleção de quatro mil novos beneficiários do ProBem
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação