Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Estagiários de Matemática da UEG atuam na formação de professores

O Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática da UEG/Iporá tem se tornado importante campo de pesquisas. Estas vem contribuindo concretamente na formação dos futuros professores e dos próprios docentes. E tem contribuído também na formação de professores da rede e com o ensino de matemática de Iporá e região.

Os acadêmicos estagiários do 4º ano do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG), câmpus de Iporá, Paula Roberta dos Santos e Renato Lourenço de Castro coordenaram sob a orientação da professora Claudimary Moreira Silva Oliveira, os grupos de estudos (Somando Idéias) regionais de formação dos professores regentes de Matemática do Ensino Médio das cidades de Aragarças em 13/05, Piranhas em 14/05 e Caiapônia (Caiapônia, Doverlândia e Palestina) em 15/05. O tema em debate foi “O uso software Geogebra como recurso de aprendizagem em atividades de Investigação Matemática de acordo com a proposta investigativa de Ponte, Brocado e Oliveira (2013)”.

Este trabalho representou uma parceria entre o Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática da UEG/Iporá e o pólo da Escola de Formação do NTE/Iporá que está promovendo junto as regionais de Iporá e Piranhas os Grupo de Estudos com professores de matemática do Ensino Médio. Envolveu também o Instituto Federal de Goiás Câmpus de Jataí.

As pesquisas desenvolvidas pelos estagiários foram elaboradas durantes os encontros de orientação de Estágio contando com parceria de outros professores do Curso e representam os resultados dos projetos de pesquisa de estágio dos acadêmicos. E no ano de 2014 os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos se tornaram objetos de estudo do projeto de Mestrado da professora Claudimary Moreira Silva Oliveira que é orientadora de estágio da UEG/Iporá e aluna do curso de Mestrado em Educação, Ciências e Matemática do IFG/Jataí.

O objetivo dos debates promovidos nos grupos de estudo dos professores de Matemática do Ensino Médio foi analisar as limitações e potencialidades do software educacional Geogebra para o uso da metodologia de Investigação Matemática em atividades para o Ensino Básico que possibilitem o aluno experimentar, conjecturar, formalizar e generalizar tendo como princípio básico que o conhecimento se constrói pelas ações do próprio sujeito.

Segundo depoimento dos envolvidos as atividades foram bastante produtivas. A seguir alguns depoimentos:

Professor Glen Moreira Barros, de Matemática do Ensino Médio de Caiapônia Go:
– A grande maioria dos professores que participam da capacitação não sabia utilizar o Geogebra. Alguns nem conheciam o software. O estudo teórico sobre a metodologia de Investigação, ministrada pela estagiária Paula Roberta, foi fator primordial para a introdução das formas de utilização do software. E na prática, o estagiário Renato Lourenço, mostrou todos os recursos que o Geogebra oferece para que os professores, a partir de agora, o utilizem no seu planejamento, de forma que a sua aplicação na sala de aula traga um retorno positivo em relação ao aprendizado dos alunos em conteúdos matemáticos. Assim, as aulas se tornarão mais interessantes, e os alunos farão a construção do seu próprio conhecimento. Portanto, a capacitação foi rica em novidades, atraente e contribuiu diretamente na forma que os professores.

Acadêmica Estagiária do 4º ano da UEG/Iporá, Paula Roberta dos Santos:
– Foi uma experiência intensa de muito aprendizado, em que pude conhecer diferentes realidades, além de poder contribuir com meu conhecimento sobre a Educação Matemática de forma motivadora aos professores do Ensino médio da região de Iporá. Esta oportunidade contribuiu de forma significativa para minha formação docente, visto que estarei ciente das situações que a educação se encontra, e com isso poderei iniciar minha carreira docente de forma consciente, sempre buscando novas metodologias e práticas para melhorar a aprendizagem dos alunos.

Acadêmico Estagiário do 4º ano da UEG/Iporá, Renato Lourenço de Castro:
– Foi uma experiência bastante enriquecedora na minha formação docente, ainda mais porque trabalhamos com professores que contribuíram muito nas discussões e deram boas idéias em todos momentos do debate. Então com certeza aprendi muito com eles e conheci um pouco mais sobre como funciona nossas escolas. E foi muito gratificante perceber que os professores gostaram de nossa proposta e pretendem aderi-la nas suas aulas. Então eu diria que superou minhas expectativas.

Diretora do NTE/Iporá, Luzimar Divina Costa:
– Os estagiários fizeram um brilhante trabalho, mostrando segurança, interagindo com os professores e conduzindo as discussões com posicionamentos decisivos para o uso adequado do software Educacional Geogebra por meio da Investigação Matemática.

Pimenta (2008, p. 102) provoca os cursos de formação de professores frente a questionamentos referentes ao conceito do estágio como componente curricular e suas concepções e coloca em debate as finalidades do estágio, as normas que o regulamenta e sustenta. Põe em discussão também a interação do estágio com outras disciplinas dos cursos de formação de professores, os espaços de formação e o planejamento, execução e avaliação. E todas estas indagações levam à reflexão sobre qual a finalidade do estágio e como transformá-lo em campo para pesquisa de forma a contribuir para a melhor qualidade de formação de professores apontando caminhos para as questões relacionadas à problemática da relação entre teoria e prática. E ainda indica ao futuro professor, caminhos de como ensinar tendo como base a pesquisa fazendo-o refletir sobre as sua própria prática docente.

De acordo com Pimenta (2008) o estágio deve ser trabalhado como trabalhado como pesquisa a aprendizagem deverá ser orientada pelo princípio metodológico geral, fundamentado na ação-reflexão-ação e na resolução de situações-problema como uma das estratégias didáticas privilegiadas. Assim, cabe aos cursos a responsabilidade na formação dos futuros professores na perspectiva de que o profissional deva ter a oportunidade de formação de qualidade, que ofereça conhecimentos da matemática de forma multi-inter-transdisciplinar e que contemple a problemática de sua profissão em diversos níveis e situações.

Assim as o trabalho dos alunos representa os resultados das pesquisas desenvolvidas durante o ano de 2014 sobre o uso da metodologia de Investigação Matemática proposta por Ponte, Brocado e Oliveira (2013) em atividades para o Ensino Básico usando o software Geogebra que possibilitem o aluno da escola experimentar, conjecturar, formalizar e generalizar tendo como princípio básico que o conhecimento se constrói pelas ações do próprio sujeito.

Durante os estudos e durante a regência os futuros professores que têm oportunidade para refletir sobre o uso pedagógico das novas mídias e sobre as incertezas que acarretam e de construir suas primeiras experiências na sala de aula em um contexto desafiador, melhorando assim a sua fundamentação na sua formação como futuro docente pela agregação de experiências aos conteúdos teóricos do curso e pela reflexão sobre ensino de Matemática.

Desta forma os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos estagiários têm contribuído efetivamente na melhoria não só do estágio do Curso de Licenciatura em Matemática da Unidade de Iporá como também para melhoria do ensino de Matemática da região por meio das intervenções acadêmicos estagiários. E ainda há o fato de que os recursos didáticos pesquisados e/ou elaborados e as atividades experimentais desenvolvidas servem como material de consulta para atuais e futuros professores de Matemática de Iporá e região. (Ass. Claudimary Moreira Silva Oliveira)

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-23-at-20.08
Professor João Paulo é autor de publicação internacional
ca-2
Caiado convoca mais 316 professores aprovados em concurso público
ciencia-no-bar
Projeto Paralelo leva eventos do ensino superior ao bar
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-22-as-09.56
Últimos dias para inscrição em evento que discute a educação
palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
WhatsApp-Image-2024-04-23-at-20.08
Professor João Paulo é autor de publicação internacional
ca-2
Caiado convoca mais 316 professores aprovados em concurso público
ciencia-no-bar
Projeto Paralelo leva eventos do ensino superior ao bar
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-22-as-09.56
Últimos dias para inscrição em evento que discute a educação
palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima