Feira de Ciências: Alunos usam taninos vegetais como coagulantes

12/11/2019
taninos-vegetais12112019.jpg

Pedro Henrique Vieira de Andrade, Lanna Vitória Rodrigues Oliveira, Marcelo Henrique Ribeiro Silva e Naely de Oliveira Souza foram destaque em Feira de Ciências

Na última quarta-feira, dia 06 de novembro, os estudantes do Colégio Estadual Odilon José de Oliveira, Pedro Henrique Vieira de Andrade, Lanna Vitória Rodrigues Oliveira, Marcelo Henrique Ribeiro Silva e Naely de Oliveira Souza, participaram da feira de ciências e tecnologia do Instituto Federal Goiano - campus Iporá - FeCiTIF 2019, com o tema "Bioeconomia: Diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável".


Os estudantes, orientados pela professora Caroline Francielly Vitorina Silva, obtiveram a primeira colocação na categoria externa, com o projeto "Utilização de taninos vegetais como coagulantes no reuso de águas cinzas”.


Os alunos apresentaram a proposta de realizar a coagulação das partículas sólidas, óleos e detergentes presentes na água efluente da cozinha, através do uso dos taninos vegetais encontrados na casca do barbatimão (Stryphnodendron adstringens). Com isso, evidencia-se uma alternativa natural e biodegradável ao uso dos tradicionais sais de ferro e alumínio.


Após o tratamento da água os alunos apresentaram ainda a proposta de armazenar e reutilizar a mesma na descarga dos sanitários do banheiro masculino da unidade escolar. O projeto em questão apresenta grande relevância no que diz respeito a bioeconomia, pois este pode ser replicado em outras unidades de ensino ou mesmo em residências, visando racionalizar e minimizar os impactos ambientais provenientes do desperdício e métodos de tratamento não biodegradáveis da água.


O que achou dessa Notícia?
8 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.