Feita Jornada Universitária em defesa da reforma agrária e com visita a assentamento

15/05/2019
jornada-universitaria15052019.jpg

O Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus de Iporá realizou no último sábado (11 de maio de 2019) atividade local relacionada a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária - JURA. A atividade foi denominada Geografia de Iporá em Defesa da Reforma Agrária e do Direito a Aposentadoria Digna.


O evento foi realizado através de uma visita ao Assentamento Padre Nilo em Amorinópolis Goiás e contou com a participação dos Assentados; de Alunos, Técnicos e Professores da Geografia e demais Cursos da UEG; do Representante da Comissão Pastoral da Terra – CPT Lindomar Neres da Silva; do Professor e Vereador Paulo Alves e de Ex-Alunos do Curso de Geografia.


O JURA é um evento nacional, em Goiás é organizado um calendário unificado de atividades em várias cidades, englobando a UEG, IFG, IF Goiano e UFG. O Objetivo principal é de aproximar o debate acadêmico dos movimentos sociais e populares e, igualmente, trazer para a academia a demandas dos movimentos sociais.


No início o JURA era organizado pelo MST, mas na atualidade o evento cresceu e incorporou outros movimentos sociais com o Movimento dos Atingidos pela Mineração – MAM; Movimento Camponês Popular – MCP e outros.


No assentamento Padre Nilo os acadêmicos da Geografia puderam ver na prática os conteúdos aplicados em diferentes disciplinas do Curso, sobretudo Geografia Agrária. A luta pela Terra o direito de produzir foi um dos focos da discussão. O professor Paulo Alves apresentou aos acadêmicos e assentados as preocupações sobre as diretrizes da Reforma da Previdência Social que tramita no Congresso Nacional.


O evento contou ainda com visita a uma das parcelas do assentamento, nesta foram atendidos pelo assentado Juvenal que mostrou como é possível produzir diversos alimentos sem uso de agrotóxico.


Finalizamos o VI JURA com o almoço coletivo entre assentados, pesquisadores e acadêmicos, permitindo a troca de ideias e a busca de novas parcerias para projetos de ensino, pesquisa e extensão da Geografia de Iporá. (Texto: Prof. Valdir Specian)

O que achou dessa Notícia?
16 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.