Neste 11 de abril tem solenidade de colação de grau da UEG Iporá

09/04/2018
colacao-de-grau-na-ueg07042018.jpg

Formandos dos cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras e Matemática no campus de Iporá da Universidade Estadual de Goiás (UEG) terão a solenidade de colação de grau no próximo dia 11 de abril, na Mansão Verde, às 20 horas.


É uma cerimônia gratuita e unificada. São dezenas de profissionais habilitados para o trabalho e, especialmente, para a prestação de serviços na área do ensino.


Curso de Direito a caminho


Está sendo aguardado para meado deste ano o vestibular para o curso de Direito, cuja expectativa em torno do mesmo é grande. No ano passado, políticos e a gestão da UEG muito empenharam para que o curso de Direito se tornasse realidade. O que se espera agora é uma grande concorrência na disputa pelas vagas oferecidas.


A UEG de Iporá já tem os seguintes cursos:


História - O curso de Licenciatura em História se referencia na concepção de ser humano como o sujeito da história, que, partindo da realidade concreta existente, constrói e transforma as condições de sua reprodução individual e social, cria representações e atribui sentido às suas ações, constrói e transforma as relações com seus semelhantes e com a natureza, orientado por interesses individuais e coletivos e por valores vigentes em cada contexto histórico. O curso busca formar professores de História para aturarem na Educação Básica com amplo domínio dos conteúdos da área específica e dos saberes pedagógicos, das práticas de produção e difusão do saber historiográfico e da pesquisa educacional, capazes de realizar a mediação didática, além de atuarem em centros de pesquisa e documentação, na preservação do patrimônio histórico, assim como na assessoria de organizações e entidades sociais, políticas e culturais que requeiram formação na área de História.


Geografia - O curso de Licenciatura em Geografia destina-se à habilitação de professores para o exercício da docência para atuarem junto aos sistemas de ensino, escolas e outros campos onde se faz necessária a presença do docente, e tem na formação de professores para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, sua base. O Licenciado em Geografia é um profissional que atua na construção do entendimento do saber geográfico; buscando e produzindo meios de compreender e pensar o espaço geográfico em seus aspectos particulares e em sua totalidade. Além disso, é seu papel contribuir para a formação e construção da cidadania, procurando despertar uma visão crítica que perpasse por uma perspectiva humanista e ética. O Curso de Geografia fundamenta-se numa visão de construção de espaço, relacionando numa mesma dimensão o homem como um ser que se apropria da natureza, mediante o trabalho, e que se abre a novos horizontes da abordagem espacial, incorporando, mais fortemente, questões ambientalistas e humanísticas.


Biologia - No Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas os alunos estudam os processos e mecanismos biológicos que regem a formação, o desenvolvimento, a reprodução e o envelhecimento dos seres vivos, além da relação entre eles e o meio ambiente. Esse curso pretende promover a formação de profissionais preparados para desenvolverem investigações sobre os processos de ensino e aprendizagem em Biologia nas diferentes situações educacionais, disseminar conhecimentos gerados pela pesquisa na área de biologia/ensino de Biologia e para coordenar e atuar em equipes multidisciplinares. Formar profissionais aptos para atuarem como professores de Ciências (Ensino Fundamental) e Biologia (Ensino Médio) e em atividades relativas ao ensino formal e informal, além de habilitar profissionais para atuarem em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, pareceres e outros serviços nas áreas de meio ambiente e biodiversidade.


Letras - O Curso de Licenciatura em Letras pretende formar profissionais intelectuais com capacidade crítica, reflexiva e com competência linguística, literária e didático-pedagógica para atuar na docência do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nas áreas de Língua Materna e Língua Estrangeira e suas respectivas Literaturas. O graduado em Letras estará apto a desenvolver suas atividades profissionais, exercendo as funções de professores pesquisadores, críticos literários, revisores de textos, secretários e assessores culturais. O Curso de Letras pretende formar profissionais intelectuais com capacidade crítica e reflexiva e competência linguística, literária e didático-pedagógica. O profissional em Letras deverá ainda, estar compromissado com a ética, com a responsabilidade social e educacional e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho.


Matemática - O curso de Licenciatura em Matemática objetiva-se formar profissionais aptos para exercer as atividades docentes em Matemática no Ensino Fundamental e Médio capazes de articular seus saberes pedagógicos e disciplinares e avançarem no campo do conhecimento com atividades voltadas para pesquisa em Educação Matemática. O profissional deverá ser capaz de desenvolver competências para a análise e uso de tecnologias e metodologias variadas, aliadas ao desejo de reverter o quadro dramático do ensino de matemática vivido hoje em nosso país. Assim, o formando em Matemática deverá ter a capacidade de expressar-se com clareza, precisão e objetividade; de compreender e utilizar conhecimentos matemáticos; de trabalhar em equipes e de exercer liderança; de avaliar livros-texto, estruturar cursos e tópicos de ensino de Matemática.

O que achou dessa Notícia?
4 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.