Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Polo da Faesp em Iporá enfoca a alunos sobre o que é Plano de Negócios

No Colégio Engemed, onde funciona em Iporá um polo da Fundação Antares de Ensino Superior (Faesp), aconteceu uma apresentação de um projeto na disciplina Gestão de Custo e precificação ministrado pela Professora Esp. Milene Lopes de Oliveira, onde as acadêmicas do curso de Cosmética e Estética da Faculdade Faespe puderam colocar em prática toda teoria ministrada em sala de aula. A atividade enfocou a importância de se ter um plano de negócios. Tendo como banca avaliadora a nutricionista do Hospital Evangélico Lara Tatyanne e o empreendedor e cabelereiro Joab Mariano e ainda a professora e orientadora Milene Lopes, quando os mesmos contribuíram para a eficácia do projeto, fazendo arguições e somando para o crescimento das discentes.

Reflexões sobre o que é um Plano de Negócios
(texto de Milene Lopes)

Então vamos lá, o que é um Plano de Negócios ? Porque fazer um Plano de Negócios? São inúmeros os questionamentos de micro empreendedores, empreendedores, empresários neste quesito, as respostas para todas essas perguntas são simples e comprovadas, onde não existe uma formula mágica ou os chamados “passo a passo”, ou seja, primeiro tem que ser feito isso, segundo aquilo, terceiro passo assim ou “assado”, NÃO!!! O Plano de Negócios (PN) é um estudo minucioso, onde vai muito além de definição de missão, visão, valores, estratégias, foco, dedicação entre outros. Vamos tentar de uma forma simples, porém correta transmitir o que é e o porquê elabora-lo. Muitas empresas ainda fecham suas portas por não entenderem a importância real de um PN, segundo a SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cerca de 31% das empresas encerram suas atividades no primeiro ano de funcionamento, chegando a 60% até o quinto ano. Sendo assim, fica evidente e claro a importância do mesmo. Um PN é muito mais do que estabelecer objetivos, ele permite que o empreendedor compreenda as várias vertentes do seu negócio e pode ser um apoio na apresentação da empresa a outras partes interessadas.

A volatilidade do mercado e o alto nível competitivo faz com que se torne cada vez mais concorrido o mercado das MPE (Micro e Pequenas Empresas) no Brasil. Com grande importância no cenário econômico e social brasileiro, as MPE possuem características que acabam tornando-as mais vulneráveis as adversidades e incertezas que cercam o ambiente ao qual elas estão inseridas e essa é uma realidade na nossa região do Oeste Goiano, onde as MPE tem sido fomentadora de rendas de várias famílias e assim, movimentando a nossa economia local, por tal motivo, para que seja ainda mais assertivo é fundamental a elaboração de um Plano de Negócio, que deve ser feito e orientado por um Administrador, pois somente o mesmo saberá conduzir os empreendedores e empresários da forma correta. Um dos principais objetivos do PN é provar a viabilidade do negócio, tendo assim um planejamento eficaz que trará uma perspectiva do tempo para obter o retorno do investimento feito.

Podemos dizer que o PN é composto por algumas partes, onde todas devem estar em perfeita sintonia, ou seja, Estratégia de Mercado (missão; visão do negócio e análise estratégica), Planejamento de Marketing (Plano de marketing e venda/pesquisa mercadológica), Módulo de Produção (Organização e Processos de Negócios) e por último, porém o mais preciso Módulo Financeiro (Plano financeiro/geração de caixa – TIR(Taxa Interna de Retorno), VPL (Valor Presente Liquido), Payback (Período de recuperação do investimento)), . Praticamente se resume nessas estratégias, que hoje não podemos nem dizer que é um Planejamento Estratégico a longo prazo, pois, de acordo com o economista chileno Carlos Tulio Matus Romo, trazendo um novo conceito, mostrando a dinâmica do Planejamento Estratégico Situacional, onde vem de encontro para a eficácia do Plano de Negócio, para que problemas possam ser solucionados há uma necessidade de se compreender este problema em toda sua extensão, buscando desde sua origem até o momento atual do problema para que seja possível atribuir o método mais assertivo para a solução do problema em sua totalidade.

O Projeto Plano de Negócios contou com o incentivo da Coordenadora do Polo da Faesp em Iporá Profa. Me. Rosenilda Maria Moraes Silva, onde a mesma relata a importância da prática na vida acadêmica, enfatizando que o Plano de Negócio é de suma importância para a abertura de um novo empreendimento, pois o mesmo provará a viabilidade, ameaças, oportunidade, público alvo e demais ferramentas necessárias para a eficácia do mesmo. A acadêmica Hérica dos Santos Albino destaca a importância deste conteúdo no curso de Cosmética e Estética, pois agora sairá habilitada e qualificada para abrir um espaço de estética, onde tem plena certeza que não é apenas comprar os utensílios corretos e ter o conhecimento prático de como fazer, mais saber o caminho a percorrer, saber a importância de uma pesquisa de mercado e acima de tudo o Módulo Financeiro, pois ele vai mostrar a viabilidade do negócio.

O curso de Cosmética e Estética da Faculdade Faesp encontra-se com o vestibular aberto, ligue (64) 3603 – 1443 e agende seu vestibular.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

ciencia-no-bar
Projeto Paralelo leva eventos do ensino superior ao bar
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-22-as-09.56
Últimos dias para inscrição em evento que discute a educação
palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
aaaa-1
Edital para seleção de quatro mil novos beneficiários do ProBem
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
ciencia-no-bar
Projeto Paralelo leva eventos do ensino superior ao bar
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-22-as-09.56
Últimos dias para inscrição em evento que discute a educação
palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
aaaa-1
Edital para seleção de quatro mil novos beneficiários do ProBem
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado