Professor e discentes do Curso de Geografia da UEG participam de Simpósio Internacional em Curitiba

12/11/2017
professor-renato-assis12112017.jpg

Representantes de Iporá em evento internacional

Com o objetivo de fortalecer intercâmbios de formação e aprendizado coletivo voltados para o ensino e a pesquisa, o Professor Doutor Ricardo Assis e os discentes do Curso de Geografia José Ferreira, Fernando Silva e Anna Lígia Coelho participaram, entre os dias 01 e 05 de Novembro de 2017, do VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária – SINGA – “Geografia das redes de mobilização social na América Latina” - ocorrido na Cidade de Curitiba/Paraná.


Além de pesquisadores e alunos, o evento reuniu militantes de movimentos sociais e sindicais do Brasil e demais países da América Latina, proporcionando vários espaços de diálogos, como mesas redondas, trabalhos de campo, espaços de articulação e grupos de trabalhos.


Destaca-se também que foram apresentados dois trabalhos científicos que abordam as temáticas da mineração e da questão agrária em Goiás e especialmente na região do Oeste Goiano, resultados de Projetos de Pesquisa coordenados pelo Professor Ricardo Assis.


Um dos trabalhos, por exemplo, intitulado “Estratégias de luta e permanência na terra em Acampamentos e Assentamentos Rurais do Oeste Goiano, Goiás”, teve como centralidade compreender as estratégias de luta e permanência na terra na Região Oeste Goiano, Goiás. Para isto, procedeu-se do estudo de um acampamento chamado "Terra para todos", onde estão acampadas 34 famílias, e também de um Assentamento, Padre Nilo, ambos situados entre os municípios de Iporá/GO e Amorinópolis/GO.


Ações como esta revelam o esforço de professores do Curso de Geografia da UEG – Campus Iporá, em contribuir com a formação voltada para o ensino e a investigação de temas importantes que compõem a realidade social e espacial de Iporá e região.

O que achou dessa Notícia?
14 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.