Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

PROJETO: “ATELIÊ LITERÁRIO: CEJA DOM BOSCO-2019

O Projeto ATELIÊ LITERÁRIO: LITERATURA, DIVERSÃO E ARTE, coordenado pela professora Cleisa Maria Coelho Braga, com o apoio de toda a Unidade escolar: docentes, discentes, grupo gestor e demais funcionários, teve como culminância uma Feira literária envolvendo todas as turmas e turnos, e seus respectivos professores. Tal apoio permitiu que o evento fosse mais um sucesso de tantos realizados.

A Feira Literária se fez com salas temáticas – um ou dois escritores para cada sala. Nas salas foram montados stands com exposições biográficas, frases e obras dos autores, curiosidades, apresentações orais com estudos dirigidos.

Expuseram-se também personagens que “saíram” das obras dos escritores e/ou os próprios escritores, de maneira figurativa. E, fez parte também das salas temáticas a culinária do estado de cada escritor, tais gastronomias foram unificadas no pátio da escola agregando-se em uma deliciosa “degustação literária”

O objetivo do projeto foi promover o hábito da leitura de diferentes gêneros literários, levando o/a discente a exercitar sua competência leitora na escolha do texto e na leitura silenciosa e ativar e potencializar sua capacidade de expressão na leitura em voz alta, e principalmente, entrelaçar a literatura do passado com a do presente, resgatando os escritores “adormecidos” e, também, não menos, nem mais importante, estudar a narrativa histórica e atual da literatura goiana, com o intuito de aproximar o público goiano à história que é sua. É perceptível o distanciamento da Literatura de Goiás com seu leitor. Pouco ou nada se traz nos livros didáticos, das escolas de Goiás, sobre a Literatura do próprio estado. É preciso que tanto História quanto Literatura construam elos, por meio do entrelaçar das narrativas de modo que uma faça parte vital da outra.

No intuito de levar essa riquíssima história literária até a escola o projeto teve como proposta norteadora o enredar de ações que visassem o estudo histórico consensual, a literatura goiana, seja como narrativa oral ou como produção ficcional entrelaçada à literatura nacional. Almejou-se com essa proposta agenciar ações dialógicas, por meio de estudos temáticos, seminários, encenações e oficinas literárias, a fim de que o literário goiano/nacional se apropriasse do aluno e que a lacuna existente na arte literária goiana e brasileira, entre obra e estudo literário, se não sanada fosse ao menos amenizada. Não pretenciou este trabalho fazer aulas teóricas, mas instigar o “sabor” das prosas e poesias goiana e de demais literatos brasileiros, como Monteiro Lobato, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, José de Alencar e Machado de Assis. E a meta pretendida de envolver todas as séries e funcionários em prol do resgatar dos escritores “adormecidos” da nossa literatura foi almejada com sucesso.

O projeto iniciou em fevereiro de 2019 e finalizou-se em dezembro do corrente ano. A proposta literária foi ministrada quinzenalmente, nas aulas de Língua Portuguesa. Foram apresentados e discutidos os textos de abordagem temática e enriquecidos, sempre que possível, com a parte fílmica, por paródias e oralizados pelos participantes, no intuito de que brotasse um estudo reflexivo acerca da Literatura goiana e brasileira enquanto registro histórico de nossa cultura e o poder desta na atualidade.

Fez-se- um panorama histórico literário que perpassou desde os primórdios da história de Goiás até a atualidade esperou-se com tal ação que o aluno aprendiz tivesse uma ampla “tropa” carregada de prosas e poesias goiana. Também foram percorridos diversos históricos literários regionais do Brasil, com o propósito de elencar a riqueza literária do nosso país. O público alvo de oferta deste trabalho estendeu-se desde o 8º ano ao 3º ano do Ensino Médio.

 

 

 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-23-at-20.08
Professor João Paulo é autor de publicação internacional
ca-2
Caiado convoca mais 316 professores aprovados em concurso público
ciencia-no-bar
Projeto Paralelo leva eventos do ensino superior ao bar
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-22-as-09.56
Últimos dias para inscrição em evento que discute a educação
palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
WhatsApp-Image-2024-04-23-at-20.08
Professor João Paulo é autor de publicação internacional
ca-2
Caiado convoca mais 316 professores aprovados em concurso público
ciencia-no-bar
Projeto Paralelo leva eventos do ensino superior ao bar
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-22-as-09.56
Últimos dias para inscrição em evento que discute a educação
palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima