Química do IF Goiano já executa projeto de produção de sabão

15/05/2019
producao-de-sabao-em-curso-de-quimica15052019.jpg

O PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) de Química do IF Goiano tem desenvolvido alguns projetos voltados para a educação básica, com o objetivo de trazer a Química para o cotidiano dos alunos, demonstrando sua importância e aplicações em casa e na futura carreira profissional. Atualmente o PIBID de Química conta com projetos nas seguintes instituições: CEPI Osório Raimundo de Lima, Colégio Estadual Dom Bosco e no próprio IF Goiano, com atuações nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Dentre os projetos do PIBID estão: Cinequímica, monitorias em sala de aula, produção de jogos didáticos, preparo de aulas práticas, elaboração de modelos didáticos, etc.


Um dos projetos em andamento idealizado pelos professores Me. Ricardo Silvério Gomes Pinheiro e Me. Dylan Ávila Alves, é o projeto “Reciclando, Saponificando e Aprendendo”. Esse projeto teve como intuito realizar a produção de sabão, sabonete e detergente com os alunos do terceiro ano (3º C) do curso de Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio do IF Goiano – Campus Iporá.  A ideia surge como forma de integrar às aulas de Bioquímica ministradas pelo professor Ricardo, como meio de ensinar aos alunos os procedimentos corretos das reações de saponificação (produção de sabão). O professor Dylan (coordenador do PIBID de Química), abraçou a ideia e, juntos colocaram o projeto em prática. A produção de sabão e sabonete ocorreu em dias de aulas de Bioquímica e em outros dias da semana em aulas combinadas com outros professores.  O professor Ricardo, por meio de um depoimento em vídeo, esclareceu qual o propósito com esse projeto e sua importância para a comunidade e para a formação dos alunos. Além disso, o professor Ricardo também disponibilizou um vídeo mostrando o preparo do sabão nas proporções da receita disponibilizada abaixo.


 


Receita do sabão


 


Ingredientes:


3 L de gordura de fritura já utilizada


0,5 kg (meio quilo) de soda cáustica (96% a 99%)


1 L de álcool etílico 92,8 INPM


1 L de água


2 L de vinagre


Essência


 Procedimentos:


1-      Coloque 3 L de gordura de fritura para aquecer a 80 ºC. Se tiver um termômetro é mais fácil para verificar a temperatura. Caso não tenha, o ideal é não deixar a gordura ferver.


 2-      Enquanto a gordura aquece, deve-se preparar a solução de soda cáustica (CUIDADO!  A SODA É ALTAMENTE CORROSIVA NA PRESENÇA DE ÁGUA. DEVE-SE USAR LUVAS, ROUPAS ADEQUADAS QUE CUBRA TODA A PELE E ÓCULOS DE PROTEÇÃO. TOMAR CUIDADO TAMBÉM PARA NÃO RESPIRAR O VAPOR LIBERADO DURANTE A DISSOLUÇÃO DE SODA EM ÁGUA.) A melhor soda para preparo de sabão é a mais concentrada. Essa informação vem especificada no frasco. A melhor soda é aquela que apresenta de 96% a 99% de pureza. Dissolva apenas 0,5 kg (meio kilo; metade do frasco) de soda em 1 L de água. Não coloque a soda tudo de uma vez. Sempre utilize recipiente de plástico ou vidro. Jamais use metal.


 3-      Quando a gordura estiver na temperatura correta, retire-a do fogo e despeje num recipiente de plástico ou vidro (sem a soda; a soda deve ser adicionada depois). Juntamente com a gordura acrescente lentamente 1 L de álcool etílico (de preferência o 92,8 INPM. MAS CUIDADO! ESSE ÁLCOOL É ALTAMENTE INFLAMÁVEL. DEVE SER ADICIONADO LENTAMENTE!). Enquanto se adiciona o álcool deve ir mexendo a mistura até que a gordura e o álcool tenha se homogeneizado completamente (algo em torno de 2 minutos).


 4-      Logo após, continue a mexer e adicione a solução de soda lentamente e de pouco a pouco. E não pare de mexer. Após adicionar toda a soda, continue mexendo até que haja a completa homogeneização, formando o sabão (de 5 a 10 minutos). O sabão ainda apresentará uma consistência mais líquida. Então comece adicionar vinagre vagarosamente e não pare de mexer. Enquanto se adiciona vinagre, o sabão vai ganhar uma consistência mais viscosa. Pare de adicionar vinagre até que o sabão fique mais viscoso e com uma coloração mais clara. Por fim adicione a essência e continue batendo o sabão até que ele fique mais viscoso.


 5-      Deixe o sabão descansar até ficar mais sólido. Corte-o em barras e deixe ao ar livre até a cura total que leva em torno de 30 dias.


LINK DE VÍDEOS QUE ILUSTRAM ESTE ASSUNTO:


Vídeo: Depoimento sobre projeto "Reciclando, Saponificando e Aprendendo" Clique aqui
Receita do sabão dentro das proporções químicas. Clique aqui

 

O que achou dessa Notícia?
18 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.