Reunião com diretores de escolas focou assuntos importantes no ensino estadual

27/03/2019
regiane-candido-em-reuniao-com-diretores-de-escolas27032019.jpg

Durante todo o dia de ontem, terça-feira, 26, a nova coordenadora de educação na região, Regiane Cândido, fez a sua primeira reunião com diretores de escolas da área jurisdicionada ao órgão que assumiu recentemente. Foi uma manhã inteira de enfoques importantes, no auditório da coordenação de educação. Estavam presentes diretores de escolas de Iporá, Amorinópolis, Palestina de Goiás, Caiapônia, Doverlândia, Diorama, Jaupaci e Israelândia.


Regiane Cândido coordenou a reunião de gestão, quando foram apresentados dados do Saeb (Sistema de Educação da Educação Básica), com dados do Estado, dos municípios e das escolas. Segundo ela, a partir de agora, de posse desses dados, cada gestor escolar vai ao seu município e a sua comunidade escolar, faz diagnóstico e discute o que pode ser feito para melhorar ainda mais o nível do ensino.


Sobre eventuais cortes na educação estadual, a exemplo de se eliminar o período integral, como aconteceu em outras partes do Estado, ou mudanças mais radicais, ela informa que isto se estabilizou na regional de Iporá, onde nenhuma escola de período integral deixou de assim ser. Quanto a municipalização do ensino até 5º ano ela afirma que isto só será retomado em conversação no final do ano. Para este período atual apenas 3 escolas foram municipalizadas, sendo uma delas o Joaquim Berto, em Iporá. Ela afirma que a proposta é, até o ano de 2.025, conforme previsto em lei, que deve haver toda municipalização das séries iniciais, ficando o Estado a cargo do 6º ano até o ensino médio.


Fabíola Cardoso, da Escola Estadual Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás, uma das diretoras presentes na reunião, disse para a reportagem do OG que a reunião foi muito importante pois todos conheceram os resultados de 2018 e serviu para encarar os desafios de 2019. Sobre o nível de notas do Saeb em sua escola, afirmou que ficou surpresa e satisfeita pois não tinha tanta expectativa, mas afirmou que manteve algumas notas e caiu em outras, mas isso é desafio a ser superado.


Alessandra de Ávila Silva, diretora do Centro de Educação em Período Integral (CEPI) Osório Raimundo de Lima, de Iporá, disse que tinha muita expectativa para essa reunião de gestão que ocorreu nesta terça. Admitiu que toda região teve um decréscimo nas notas do Saeb, mas algumas escolas conseguiram avançar. Disse que essa revelação de índices serve para avaliação e foco naquilo em que se precisa melhorar. Disse que é uma satisfação ter o CEPI Osório na continuidade de seu ensino em período integral em uma época quando se tem notícia de escolas que deixou de ter esse sistema.



Diretores de escolas estaduais passaram a manhã reunidos

O que achou dessa Notícia?
17 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.