Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Seis obras estão em andamento dentro da Escola Fazenda do IF Goiano

Fachada da Escola Fazenda, às margens da GO-060

Cerca de 3 milhões e 600 mil reais disponibilizados pelo Ministério da Educação estão sendo investidos dentro da área de quase 20 alqueires da Fazenda Escola do IF Goiano Câmpus Iporá, localizada ao lado da cidade, na saída para Piranhas. Estão sendo edificados casa , galpões para atividades agropecuárias, rede Elétrica e Hidraúlica, estação de tratamento de dejetos/adubo e perfuração de poço Artesiano para o abastecimento de água da Fazenda. Destas empreitadas, já estão prontas as redes elétrica e hidráulica, esta advinda de um poço artesiano de 153 metros de profundidade. A reportagem do Oeste Goiano visitou, recentemente, a Escola Fazenda. O diretor geral do Câmpus, José Junio Rodrigues de Souza,,mostrou todas as obras para a reportagem. Acompanhou também a visita Guido Calgaro Júnior (Gerente da Fazenda Escola) e José Wilson de Macedo ( Chefe de Patrimônio).

As obras em andamento dentro da Fazenda Escola vão viabilizar o uso do local para as aulas práticas dos cursos ligados ao meio rural. Atualmente, estão em andamento os cursos de Agropecuária e de Agronegócio. A partir do ano que vem o curso de Agronomia será ministrado no Câmpus Iporá. O IF Goiano desta cidade prioriza cursos nesta área em que a região fundamenta a sua geração de riquezas.

A Fazenda Escola vai poder mostrar as técnicas para criação de animais e plantios. Todos os galpões, distantes duzentos a trezentos metros um do outro, são interligados por vias pavimentadas. A Fazenda Escola está ficando toda urbanizada, inclusive, com iluminação nas vias para vigilância noturna.

Suinocultura – Um galpão em fase de final edificação. O local projetado fez previsões para tudo que diz respeito a esta atividade em todas as fazes desde cria, recria e engorda, com uma sala para administração, depósito de ração, farmácia e embarcadouro com balança, etc…

Avicultura – Na área sul da Fazenda Escola, são dois galpões para aves, um para aves de corte e outro para aves de postura, os mesmos contam com salas para guardar ração e para farmácia. Com aulas teóricas e com demonstração prática, a criação de aves é importante no para o ensino do curso de Agropecuária.

Bovinocultura – No lado norte da Fazenda Escola, já está concluído o galpão para atividades da bovinocultura. Trata-se de curral encimentado, tronco, embarcadouro, sala de resfriamento de leite, etc… A fazenda escola já tem um equipamento de ordenha mecânica, recentemente doado, pela Casa do Produtor, empresa de Iporá. A fazenda tem pastagens diversas e uma área de canavial e, enfim, o que é necessário para este tipo de atividade produtiva.

Neste mês de agosto estão chegando animais para a Fazenda Escola tais como: Suinos e Bovinos advindo de doação do Câmpus Urutai sendo este outro centro de ensino do IF Goiano. Animado com a vinda do gado e com as inovações, o professor doutor Eduardo Carvalho, do curso de Agropecuária, afirma que, a cada dia, está sendo possível melhorar o ensino desta escola federal, graças aos investimentos públicos.

Olericultura e Fruticultura – Aprender as técnicas modernas de plantio está dentro da grade dos cursos do IF Goiano para a área rural. Está em andamento a construção do galpão para Hortifruti (Hortaliças e Frutiferas). Fica na parte mais baixa da fazenda, em local de clima mais ameno e de terra mais apropriada para este cultivo. O galpão tem sala de aula e outros cômodos para atender as necessidades da atividade. Ao lado, há edificada uma obra para o plantio sob plástico (Estufa) e ainda instalados dois viveiros para produção de mudas, atualmente improvisado, dentro da área da sede da escola, no perímetro urbano.

Galpão para máquinas – Outro grande galpão em construção é aquele que se destinará para garagem e oficina. Além de guardar veículos, tratores, e implementos agrícolas, o local também encontra-se duas salas de aula uma vez que os alunos são orientados sobre a lida com as máquinas agrícolas.

Casa do Gerente da Fazenda – Próxima a entrada da Fazenda Escola, está sendo construída a casa do gerente. Ele é quem vai residir no local. A tarefa é do funcionário Guido Calgaro Júnior, um Gaúcho advindo do Rio Grande do sul que veio para Iporá, após ser aprovado em concurso público desta escola federal. Tem formação técnica na área Agropecuária e ainda curso superior em Administração Rural e é entusiasmado, sempre acreditando que o IF Goiano veio trazer o progesso para Iporá e Região no que diz respeito ao Ensino Técnico e Tecnológico tanto na teoria quanto na prática das atividades agropecuárias.
José Júnio Rodrigues de Souza, o diretor geral do IF Goiano, é um homem inquieto na busca de recursos para a escola. Essa ação de melhorar a Fazenda Escola e todo Câmpus é um ato contínuo.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
aaaa-1
Edital para seleção de quatro mil novos beneficiários do ProBem
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação
palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
aaaa-1
Edital para seleção de quatro mil novos beneficiários do ProBem
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação