Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Site da Seduce destaca a premiação de escola iporaense

O site da Seduce (Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte / http://portal.seduc.go.gov.br/SitePages/Noticia.aspx?idNoticia=2085) publicou agora nesta terça-feira, 23,  matéria realçando importante premiação internacional obtida por escola de Iporá.

Premiação de alunos do C. E. Odilon José de Oliveira garante vaga na Convenção Internacional de Jovens Matemáticos, que será realizada, em dezembro, na Índia

No Colégio Estadual Odilon José de Oliveira, em Iporá, não se fala em outra coisa. Também não é para menos. Com pouco mais de 200 alunos, a instituição ganhou destaque nacional na mais recente Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF), onde duas turmas do Ensino Fundamental foram premiadas: a do 9º ano conquistou medalha de Ouro e a do 5º recebeu Menção Honrosa.

A boa performance na competição abriu a perspectiva de a escola participar, em dezembro, da 7° International Young Mathematicians’ Convention (Convenção Internacional de Jovens Matemáticos), que será realizada em Lucknow, na Índia. Com isso, a pequena escola do interior de Goiás, será a única representante do Estado na principal competição interclasses de Matemática do mundo e que, a cada dois anos, reúne estudantes de quase 30 países.

A coordenadora pedagógica do colégio, Maria Cristina Alves Borges, explica que a confirmação da ida dos alunos à 7ª IYMC tem que ser oficializada até o dia 30 de agosto. Segundo ela, as despesas da viagem ficarão em torno de R$50 mil. “Esse foi o cálculo que fizemos para levar nossa delegação, que será integrada por cinco estudantes, um professor, um representante da Subsecretaria Regional e um do grupo gestor da escola”.

Para viabilizar a participação da escola na competição internacional, a escola está realizando uma campanha de sensibilização da comunidade local para arrecadar os recursos necessários. Além de buscar patrocínio, os professores estão participando de programas de rádio destacando a importância do prêmio e divulgando o nome do colégio. “Neste momento todo o apoio é necessário. Os meninos estão entusiasmados com a possibilidade de participarem de um evento educacional fora do Brasil. Para eles e para nós, isso é um fator de motivação importantíssimo. O fato de uma instituição de ensino pública e do interior alcançar resultados tão bons mostra que é possível fazer a diferença. Isso melhora a confiança e a autoestima não só dos alunos, mas também dos educadores”.

Sem fronteiras
Maria Cristina faz questão de destacar o esforço do grupo gestor e dos professores para que os alunos do 5º ao 9º ano tenham um aprendizado de qualidade em todas as disciplinas. Na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF), especificamente, a coordenadora lembra a atuação do professor de Matemática, Amarildo de Lima Oliveira Júnior; e das professoras Lorrane Cedrine Tavares e Jackeline de Oliveira Monteiro.

As provas da olimpíada MSF foram realizadas no dia 15 de abril e o resultado foi divulgado no dia 11 de junho. Nesta edição mais de 50 mil estudantes de quase mil escolas públicas e privadas participaram, o que consagra ainda mais o bom desempenho dos alunos do Odilon José de Oliveira.

Organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC), a Olimpíada Matemática Sem Fronteiras (MSF) é a versão brasileira da Mathématiques Sans Frontières, competição criada em 1989 pelo Ministério da Educação francês. No primeiro ano participaram apenas três países, mas hoje já são quase 30, com mais de 244 mil alunos dos ensinos Fundamental e Médio do mundo inteiro na disputa.

No Brasil, a MSF é realizada desde 2010, sendo a língua portuguesa um dos dez idiomas adotados na prova. A competição credencia os estudantes com melhor desempenho a participarem da 7ª International Young Mathematicians’ Convention (IYMC), como é o caso dos alunos do Colégio Estadual Odilon José de Oliveira.
Podem participar da IYMC jovens na faixa etária de 10 a 18 anos que foram premiados nas competições interclasses da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras. Nesta edição, a Convenção Internacional Jovens Matemáticos será realizada, entre os dias 2 e 5 de dezembro, na Índia.

A Rede POC é a principal parceira do City Montessori School, organizador do evento desde 2002. O objetivo da IYMC é promover a integração cultural dos jovens, além de despertar o interesse dos jovens pela Matemática, mostrando que a disciplina está presente na prática do dia a dia.

Goiânia, 23 de agosto de 2016.
Comunicação Setorial da Seduce

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
aaaa-1
Edital para seleção de quatro mil novos beneficiários do ProBem
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação
palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
aaaa-1
Edital para seleção de quatro mil novos beneficiários do ProBem
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação