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Valdir Specian desenvolve campanha mostrando metas para a UEG de Iporá

Como candidato único para as eleições de diretor da UEG/Iporá, nesta quarta-feira,20 de novembro, das 9h às 21h30min., o geógrafo e professor Valdir Specian, Especialista em Educação Ambiental e Mestre 
em Ciências da Engenharia Ambiental, faz sua campanha, mostrando aos eleitores metas que pretende. No folder que distribui entre o eleitorado ressalta que o que pleiteia para seu período de gestão (2014/17) leva em conta o que já foi conseguido.

Ele apresenta oplano básico de trabalho para a gestão da Unidade Universitária de Iporá, UEG/UnU Iporá as novas demandas que surgem para o ensino superior no Estado de Goiás e em especial em Iporá. No folder encontra-se um resumo das propostas, através de metas. O plano completo pode ser acessado atravésdo site da Unidade Universitária de Iporá -http://www.ipora.ueg.br

Metas do candidato a diretor da UEG:
1. Administração
-construção e/ou organização dos ambientes da UnU para que os
setores ligados a administração tenham um espaço exclusivo de funcionamento;
-dar continuidade na organização dos arquivos dos docentes e técnicos: efetivos, temporários, ex-funcionários e professores;
-realizar gestão para que os docentes em contrato temporário tenham melhores condições de remuneração em um regime de trabalho justo;
– adquirir equipamentos de proteção individual;
– estimular o contínuo aperfeiçoamento na função;
-disponibilizar um funcionário exclusivo para a manutenção de rede e equipamentos da tecnologia da informação;
-fazer gestão junto à direção central da UEG para que os serviços de internet sejam compatíveis com as necessidades da UnU;
– executar o projeto de melhoria da rede de energia;
-unir os setores de fundo rotativo e processos de compras em um só ambiente;
-planejar todas as aquisições de bens, construção e locação de serviços com o máximo de antecedência;
-criar, caso haja aumento de repasse do fundo rotativo, uma comissão para discutir o direcionamento dos recursos, respeitando os limites de valores e tempo impostos ao uso do fundo;

2. Infraestrutura
-reivindicar junto a administração central da UEG a construção de um
Auditório;
– construção e/ou realocação de espaços para servir como gabinetes de
professores;
– reivindicar junto a administração central da UEG construção de laboratórios;
– construção de uma nova biblioteca;
– aquisição de equipamentos de imagem e som para equipar as salas de
aula;

3. Ensino
– incentivar a qualificação dos docentes e técnicos;
-discutir e criar mecanismos de incentivo a busca da melhor formação
dos nossos acadêmicos;
-aumentar o número de alunos envolvidos com projetos de pesquisa e
extensão, através de bolsas de pesquisa e extensão.
-incentivar a criação de um ou mais grupos PET (Programação de Educação Tutorial do Ministério da Educação) no âmbito dos cursos da
UnU;
– intensificar os trabalhos realizados pelo PIBID;
– estimular os trabalhos de campo dos alunos em todos os cursos ;
-incentivar a participação dos alunos em eventos da UnU e de outras instituições de ensino e pesquisa.
-incentivar a prática do estágio supervisionado como momento fundamental da formação dos futuros docentes.
-fazer gestão para que as redes sociais sejam desbloqueadas nos sistemas da UEG, proporcionando o seu uso no desenvolvimento do processo de aprendizagem.
-promover o acesso às novas formas de comunicação e conhecimento:
Blogs; YouTube; Plataforma Moodle etc.
-discutir a inserção de disciplinas em EAD na matriz dos cursos regulares da UnU;
-ampliar a discussão com a comunidade acadêmica e sociedade em
geral para criação de novos cursos de graduação, considerando toda a
discussão em andamento na PrG.
3.1 Biblioteca
– aumentar o espaço útil da biblioteca Pio Vargas;
– fomentar a política de aquisição contínua de novas obras;
– estimular os espaços de leitura e discussão;
– intensificar a capacitação dos novos alunos no uso eficiente do acervo
da biblioteca;
– fomentar o uso das bibliotecas virtuais;
-fomentar o uso de mídias diversas como forma de aquisição de conhecimento;
-promover a transformação da nossa biblioteca para a condição de
comunitária, permitindo o acesso da comunidade externa da UEG;
-fazer gestão junto a PrG para que os sistema de empréstimo entre
bibliotecas da UEG seja implantado.
4. Extensão
-criar programas de extensão da UnU de Iporá, promovendo maior articulação entre os cursos;
-fomentar a criação de projetos de extensão a partir dos programas pré-estabelecidos, oferecendo linhas bem definidas das propostas de extensão universitária da UnU;
-transformar a extensão em um agente capaz de articular os segmentos a sociedade em prol da universidade. A extensão Universitária será o primeiro contato da sociedade para com a Universidade;
-incentivar os acadêmicos a participar ativamente das propostas de extensão universitária;
– consolidar o Centro de Idiomas;
– fomentar a veiculação do “Jornal O Acadêmico”;
4.1 Eventos
– organizar um calendário de eventos da UnU;
-fomentar a organização de eventos curtos ao longo do ano letivo,
promovendo a maior integração dos cursos e acadêmicos da UnU com
discussões atuais de variados temas;
– fomentar a busca de recursos externos para a realização dos eventos;
-estimular a participação dos nossos egressos e sociedade em geral
nos eventos da UnU;
5. Pesquisa e Pós-Graduação
-incentivar a formação de grupos de pesquisa, que possam agregar professores de diferentes áreas;
-incentivar os docentes a participar dos editais que fomentam as atividades de pesquisa, ensino e extensão;
-estabelecer convênios entre a UnU e Associações e Entidades diversas para propor projetos de pesquisa e extensão, envolvendo professores e acadêmicos;
– fomentar a participação de nossos alunos em eventos científicos;
-criar condições e trabalhar para que a Revista Sapiência conquiste Qualis Capespara as diversas áreas do saber que compõem os cursos daUnU, assim como fomentar publicações de artigos de nossos docentes, discentes e técnicos.
5.1 Pós-Graduação

-criação de curso de Pós-Graduação – Lato Sensu gratuitos, para diversas áreas do saber que compõem nossos cursos de Graduação;
-fomentar as discussões para apresentar uma proposta de APCN interdisciplinar, considerando o processo de evolução e estruturação da Unidade Universitária.
6. Considerações Finais
Essa proposta é inicial, escrita pelo candidato e discutida entre seus pares, ela é fruto do madurecimento promovido pela experiência dos últimos 8 anos de trabalho na UnU e em diversas comissões da UEG. Reiteramos que esta proposta não está acabada e fixa, temos ciência, pelo contrário, que ela precisará ser rediscutida e reformulada, constantemente, ao longo da gestão 2014/2017.
Existe algo fundamental para o avanço da Unidade Universitária de Iporá— UEG/UnU Iporá, que é capacidade de cada um, acadêmicos, técnicos administrativos e docentes de sentir-se membro/parte de uma instituição de ensino, pesquisa e extensão capaz de transformar as vidas das pessoas e da sociedade. Nossagestão terá como meta fundamental promover a autonomia dos cursos e da gestão. Para isso, é necessário a disposição acadêmica e o sentimento de pertencimento que só podem ser verdadeiramente construídos a partir do trabalho conjunto de todas as esferas da Unidade Universitária de Iporá. Sem união não poderemos avançar.

 

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