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Viagem de excursão, educação participativa e a história vista de perto

Marcello Rodrigues Siqueira, Professor do Curso de História da UEG-Iporá, faz uma reflexão sobre a importância das ativdades extra classe. Um dos fatos foi a viagem à histórica Pirenópolis. Leia texto do educador:

O projeto “Viagem à Pirenópolis-Go”, que se realizou de 23 a 26 de maio de 2013, foi promovido pelo curso de História da UEG-Iporá eassumiu caráter sociocultural, visando à formação de profissionais dotados de espírito observador e responsabilidade cidadã. Nesse sentido, esteve focado nas dimensões histórico-geográfica, artística e cultural, sempre promovendo a integração de saberes, objetivos e resultados.

O roteiro da viagem baseou-se na idéia de que é preciso propiciar uma educação participativa e de qualidade sem jamais perder de vistao compromisso em oferecer conforto, segurança, interesse e diversificação cultural aos envolvidos.

Priorizou-se a observação participativa, que pressupõe a permanência dos alunos investigadores no contexto real, participando diretamente dos fatos e acontecimentos locais, registrando-os, analisando-os, confirmando-os ou refutando-os por meio de procedimentos metodológicos da observação, entrevistas, estudos comparativos e possível intervenção no meio denotou o caráter ampliado da viagem.

Assim, acredita-se que as viagens acadêmicas não podem – e não devem – ser realizadas de forma esporádica e irregular. Pelo contrário, é preciso inseri-las no planejamento pedagógico revestindo-as de uma intencionalidade educativa que vise à formação de futuros profissionais engajados e atuantes, protagonistas do processo. Desse modo,observa-se a contribuição para uma maior consistência do turismo pedagógico e diferenciam-se as atividades dessa natureza de experiências propiciadas por agentes especializados (terceirizados) ou realizada autonomamente pelas famílias.

O certificado de 25 h/a referendado pela direção da UEG-Iporá e o seu registropela coordenação do Curso de História valorizou ainda mais esta iniciativa e, sobretudo, a participação dos acadêmicos firmando uma nova dimensão curricular, na qual o conhecimento ultrapassou os muros da universidade e integrou-se a uma rede de interações e possibilidades.Por tudo isso, não se pode deixar de noticiá-la porque ao fazê-lo estamos constituindouma memória precisa do Curso de História e desse componente curricular em especial.

Neste momento, é imprescindível que se registre também o apoio e nossos mais sinceros agradecimentos a todos os envolvidos, direta e indiretamente, na realização deste projeto: aos acadêmicos e professores que abraçaram esta causa; aos colaboradores e técnico-administrativos sempre tão prestativos;em especial, aos familiares e entes queridos pela compreensão e boa vontade; aos membros do conselho acadêmico e a direção da UEG-Iporá; e, aos nossos parceiros que muito tem contribuído por uma educação de qualidade e um mundo melhor: o Jornal Oeste Goiano, a Prefeitura Municipal de Iporá e os vereadores Eder Manoel, Cleudes Alves e Valdomiro. A todos vocês, muito obrigado!

Iporá, 12 de junho de 2013

Marcello Rodrigues Siqueira
Professor do Curso de História da UEG-Iporá

 

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