Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

ACCI no dia de ontem esteve completando 10 anos de fundação

Era o dia 24 de julho do ano de 2003 quando Maria Isabel de Lima Gomes teve inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) a entidade que tanto iria, a partir de então, contribuir com a comunidade de Iporá no tratamento e prevenção ao Câncer.

Era criada a ACCI (Associação de Combate ao Câncer em Iporá). Noildo Miguel Sobrinho, o casal Vilton e Dayse e família, Veralúcia Maria Marques Ferreira, Valdeci Lima, Silda Lorena, Claudia Souza e Silva, Rosemira Maria de Lima Leão eram algumas das pessoas que sonharam e lutaram juntas para que a cidade tivesse uma organização não-governamental (ong) para lutar contra a terrível doença.

Valdion Marques era o prefeito da cidade de Iporá na ocasião. Deu o apoio inicial e, também toda classe política da época. Essa entidade foi crescendo com o tempo. Atuou em campanhas de prevenção a doença e no transporte de pacientes para tratamento em Goiânia. Numa grande campanha onde toda comunidade de Iporá participou, adquiriu o seu ônibus, até hoje em uso.

Ao longo do tempo, tantos outros foram somando na luta: Adão Dias (presidente por duas vezes), Abel Queiroz (atual presidente), Valdeci Marques (ex-tesoureiro), as irmãs Diná e Dinair Macedo, Adélia, Heber Lúcio, Geniuso Batista (GB), José Reis de Lima e Zilá Solange, Manoel Duarte, Pedro Lopes, José Aparecido, Marcelo contador, Lucília, Isabela e Carlão, Glenda Vilela, Tânia Ferreira, Dona Joaquina, Joviane Ferreira, Silvério, Adélia Maria da Costa, Jose Mattos, Isabel de Fátima, Maria da Guarda, Pedro Claúdio, Ronildo Marques (Xangai), Maria Aparecida Gonçalves (Lia), Fabrícia Arantes de O. Diniz, Luciane Leão, Saulo de Tarso Menezes, Everton Rezende, Pastor Ataul Alves Rosa, Dona Neusa (Mãe do Valdeci Lima), Wellingtom Barros e família, Marquito e diretoria do CRI, Lucélia Borges de Abreu Ferreira e enfim, são tantos, tantos, tantos, impossível lembrar de todos.

Dayse Vilela, que foi presidente por seis anos, acabou se tornando uma pessoa muito entendida na área de saúde preventiva quanto ao Câncer e impulsionou muito a entidade neste sentido, durante as campanhas, inclusive, com grandes caminhadas pelas ruas de Iporá. Ela lutou pelo Dia Municipal de Combate ao Câncer, que é lembrado em 6 de junho de cada ano.

Outras entidades da cidade fizeram importantes parcerias com a ACCI. São exemplos disso o Clube de Leões, Cursílio, Coopercoisas, UEG, FAI e outras. Em Itapirapuã, a Família Scatena, faz um leilão anual de animais e objetos (dezembro) que proporciona significativa renda para a ACCI. Alguns produtores rurais foram grandes parceiros: Irom Campos, Heitor Morais, Zigomar Martins, Omar Machado e tantos outros que, na Campanha do Leite, doam o valor do produto na sexta-feira santa de cada ano. Os comerciantes de Iporá sempre foram importantes para a Associação. Exemplos disso são o senhor Aparecido (Mister Pão) e o casal Luiz e Cida (Casa da Peta) que são até hoje doadores de lanches para os pacientes que viajam nas quartas feiras em busca de tratamento em Goiânia. Na capital do Estado, a Casa de Apoio Elba Fleury Curado, é uma grande parceira no acolhimento de iporaenses. Essa é mantida pela Paróquia de Santo Expedito, no Setor Vila Bela.

O poder público não pode ser esquecido. Iniciou no mandato do prefeito José Antônio da Silva Sobrinho a prática de se fazer repasse mensal para a entidade, até hoje sendo realizado, pelos gestores atuais.

Abel Queiroz, atual presidente, tem metas para a entidade e para qual quer contar com ajuda da comunidade e do poder público. Ele sonha com uma sede própria e com a troca do ônibus por outro que seja mais novo (ou quem sabe zero km).

Iraci Dias Cabral é a secretária da entidade. É funcionária contratada, mas faz muito mais do que sua obrigação. Antes mesmo de ser funcionária, já era uma voluntária. Está há 4 anos como secretária e não tem hora para trabalhar: de dia, de noite e já houve caso de ser acionada até de madrugada, quando o ônibus estraga na ida a Goiânia e precisa de algum socorro.

PARABÉNS ACCI PELOS 10 ANOS DE ATUAÇÃO!!! VAMOS EM FRENTE

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

emprego
Empresa com vaga para estoquista e atendente de balcão
karlos-
Karlos Cabral traz a oportunidade de emissão de carteira de identidade
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-06.01
Gilmar Henrique e Sérgio Barros são recebidos como membros da Maçonaria
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-18.28
Bombeiros agem no domingo em salvamento aquático
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-06.07
Pesquisadores de faculdades receberam homenagens
emprego
Empresa com vaga para estoquista e atendente de balcão
karlos-
Karlos Cabral traz a oportunidade de emissão de carteira de identidade
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-06.01
Gilmar Henrique e Sérgio Barros são recebidos como membros da Maçonaria
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-18.28
Bombeiros agem no domingo em salvamento aquático
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-06.07
Pesquisadores de faculdades receberam homenagens