Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Eubiose completa neste mês 22 anos a serviço dos iporaenses

Era maio de 1992. Naquele ano e mês, Ruy Oliveira Júnior, com alguns outros desta terra, abriu para os iporaenses essa opção maravilhosa de crescer junto com o estudo da Eubiose. Atualmente, Fernando Augusto Xavier da Silva está à frente do movimento. São 22 anos de Eubiose em Iporá, irradiando sua influência também para a região.

O que é?

Eubiose é viver em perfeita harmonia com as Leis Universais. Em outras palavras, é a Ciência da Vida, a sabedoria iniciática das idades. É vivenciar um conjunto de conhecimentos, cujo objetivo primordial é congregar, construir e religar integralmente as dimensões do sagrado, profano, divino e humano.

Eubiose [do gr. eu (bem, bom) + bios + osis (modo de viver)] é um neologismo criado e difundido pela Sociedade Brasileira de Eubiose, outrora Sociedade Teosófica Brasileira.
Seu significado, embora muito abrangente, se relaciona com o processo de evolução humana, entendido como transformação de energia em consciência.

Palestras públicas, livros e textos, seminários, iogas. Os ensinamentos contidos na doutrina eubiótica apontam na direção não apenas do crescimento individual, mas do crescimento coletivo, processado no espírito, mas sempre a partir da matéria que lhe dá sustentação.

Em suas fileiras, livres-pensadores atuam na conformação de uma grande fraternidade, preocupada antes de tudo com a elevação da consciência humana, mas sem escapar à nossa realidade.

A Sociedade Brasileira de Eubiose foi fundada por Henrique José de Souza (1883-1963), apoiado por sua esposa Helena Jefferson de Souza (1906-2000), em São Lourenço, MG, no ano de 1921. Nesta data, foi lançada a pedra fundamental do movimento eubiótico no Brasil.

Sua fundação material, como Dhâranâ Sociedade Mental Espiritualista, no entanto, remete a 1924, quando em Niterói foram firmados os seus estatutos sociais.

A Eubiose inspirou e influenciou uma série de outros grupos e colégios iniciáticos, desde preceitos espíritas a lojas maçônicas. Com a morte de seu preceptor, a então Sociedade Teosófica Brasileira assume seu nome atual, e se firma como uma instituição preocupada em acelerar o ritmo da evolução humana, com o claro objetivo de prepará-la para o advento de um novo período de grande desenvolvimento mental e espiritual.

Eubiose em Iporá

Iporá é roteiro antigo para membros da Sociedade Brasileira de Eubiose. Em 27 de março de 1975 por volta das 14:00h uma caravana vinda de Brasília com destino a Xavantina passou pela primeira vez por aqui, tempos de estradas difíceis e muita poeira e lama, mas época de aberturas de fronteiras para o centro-oeste brasileiro, tanto econômicas como culturais.

Mas efetivamente em 1992 Ruy Oliveira Junior em uma reunião a céu aberto na Praça da Liberdade, local escolhido pelo belo nome, iniciou a representação da SBE em nossa cidade, logo veio um grande ciclo de reuniões atraindo discretamente muitos interessados que vieram se tornar membros efetivos. Durante o passar dos anos incentivou seus membros a participar ativamente da vida cultural local, festivais de música, poesia, teatro amador; participou da fundação da rádio comunitária de nossa cidade, entre outras atividades.

Desde 2007 tem como representante Fernando Augusto Xavier da Silva. Nos dias de hoje realiza suas reuniões regularmente, quase sempre na residência dos membros efetivos, o esforço desta época é incentivar a Realização Através da Cultura e do Caráter, manter a fraternidade e cooperação entre os que partilham o mesmo ideal.

Trechos extraídos do Site: www.eubiose.org.br

Matéria sob responsabilidade da Representação de Iporá

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-03-27-at-16.52
Produtores em região rural reclamam da Equatorial
WhatsApp-Image-2024-03-21-at-12.44
Assembleia Legislativa homenageou iporaenses com Comenda
WhatsApp-Image-2024-03-20-at-05.28
Bombeiro salva vida de criança engasgada e sem respiração
mutirao-da-equatorial
Equatorial leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia
palestra-de-logosofia
Nesta sexta-feira tem palestra gratuita sobre a educação de filhos
WhatsApp-Image-2024-03-27-at-16.52
Produtores em região rural reclamam da Equatorial
WhatsApp-Image-2024-03-21-at-12.44
Assembleia Legislativa homenageou iporaenses com Comenda
WhatsApp-Image-2024-03-20-at-05.28
Bombeiro salva vida de criança engasgada e sem respiração
mutirao-da-equatorial
Equatorial leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia
palestra-de-logosofia
Nesta sexta-feira tem palestra gratuita sobre a educação de filhos