Greve de bancários já afeta a comunidade de Iporá e cidades circunvizinhas

26/09/2013
foto-ncaixa.jpg

A agência da Caixa Econômica Federal em Iporá está de portas fechadas. Na agência do Banco do Brasil, as operações de crédito que dependem de serviços centralizados em Goiânia ou Brasília estão interrompidas. Com isso, verifica-se que o serviço de atendimento bancário já afeta Iporá e moradores de cidades circunvizinhas que recorrem à esta cidade.


O Itaú, Bradesco e Sicoob Cred Rural são agências em Iporá que estão com funcionamento normal. O Itaú tem agências fechadas em outras cidades do interior goiano. Mas em Iporá funciona com normalidade. O Itaú e o Banco do Brasil estão com portas adesivadas que sinalizam greve. No entanto, quem afixou estes adesivos foi uma equipe do Sindicato dos Bancários que passou por Iporá. Não se trata de iniciativa de bancários da cidade.


A Caixa Federal acabou com agência em Iporá sendo fechada por causa da adesão de muitos bancários do quadro local. Se aberta, o funcionamento ficaria comprometido. Os terminais eletrônicos estão funcionando.


Os bancários fecharam 10.024 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 estados e no Distrito Federal nesta terça-feira, 23, segundo balanço divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A categoria quer reajuste salarial de 11,93% (5% de aumento real além da inflação), participação nos lucros e resultado (PLR) de três salários mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860. Pede, ainda, fim de metas abusivas e de assédio moral que, segundo a confederação, adoece os bancários. De acordo com a Contraf, a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) é de reajuste de 6,1% (inflação do período pelo INPC) sobre salários, pisos e todas as verbas salariais (auxílio-refeição, cesta-alimentação, auxílio-creche/babá etc). Está havendo pouca conversação entre grevistas e a Federação dos Bancos, afirmou-nos um bancário iporaense.

O que achou dessa Notícia?
9 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.