Ordem para-maçônica em visita a Iporá

04/12/2017

JUSSARA: Demolays visitaram Iporá no último sábado


Unidos em lojas maçônicas (União de Iporá e Paz e Trabalho) maçons da cidade deram recepção para uma ordem Demolay da cidade de Jussara. O evento foi neste sábado, 2 de dezembro, com uma sessão privada e uma outra pública, com presença também de cunhadas e sobrinhos. Irmãos da loja União de Iporá cederam seu templo, com visita que foi organizada por Eder Tavares e com apoio do Venerável Mestre da Loja, Francisco Valdion.


A Ordem Demolay de Jussara, a qual tem o Capítulo Nilton Aparecido Blaz, se fez presente com 14 membros. Desde 2014 a cidade de Jussara tem a Ordem Demolay, enquanto que em Iporá inexiste este tipo de entidade para-maçônica. A visita serviu para estimular em Iporá o surgimento de semelhante atuação de jovens. A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta criada por Frank Sherman Land a partir princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino. É uma organização fundada nos Estados Unidos, em 18 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados ou conventos da Ordem da Cavalaria - denominações das células da organização.


A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a 3 de seus preceptores por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos etc. Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

O que achou dessa Notícia?
33 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.