Trabalhadoras rurais da região de Iporá foram às ruas em protesto. Governo já sinaliza positivamente

01/03/2014
trabalhadoras-rurais-ipora-sintraf.jpg

Em Iporá também teve manifestação de trabalhadoras rurais que, organizadas pela Fetraf (Federação das Trabalhadoras da Agricultura Familiar) em busca de direitos ainda negados pelo Governo Federal. O ato foi na quinta-feira passada, 27. Assim como em várias cidades brasileiras, também em Iporá mulheres foram às ruas. Saíram da Praça da Liberdade, percorreram vias do centro e concluíram o ato de reivindicação em frente a agência do INSS em Iporá, na Marginal Tamanduá.


Após ação articulada de manifestação dos agricultores familiares liderados pela FETRAF, que reivindica alteração de licença maternidade para as trabalhadoras rurais de 4 para 6 meses, que culminou na ocupação do INSS em vários estados e regiões do país, o movimento obtém os primeiros resultados.
Enquanto trabalhadoras estavam nas ruas, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf - Sul/CUT) participou de audiências com os ministérios do governo federal e com o secretário geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, na quinta-feira (27) em Brasília (DF). Simultaneamente às audiências aconteceram atos e mobilizações em 18 Estados.

A Fetraf Brasil entregou a pauta de reivindicações da 10ª Jornada de Lutas da Agricultura Familiar ao secretário Gilberto Carvalho e apresentou os principais pontos aos ministérios. Sobre a ampliação da licença maternidade de quatro para seis meses para todas as trabalhadoras brasileiras e mães agricultoras, ele afirmou que apresentará a proposta à presidente Dilma Rousseff e se comprometeu em dar uma resposta definitiva sobre o tema em 60 dias. Joana Darc Alves Pereira Gomes da secretaria das mulheres (FETRAF-GO.), ficou responsável em realizar os encaminhamentos de todas as demandas de todos os municípios vizinhos, com apoio da presidente do SINTRAF-Iporá, Sra. Vânia Peres Borges Silva.


O evento aqui em nosso município teve apoio total dos vereadores Paulo Alves e Valdomiro Alves, e também do Deputado Estadual Karlos Cabral. Daiane Faria Bueno (vereadora do PMDB de Jaupaci) também esteve na organização da manifestação. Na organização local estiveram Joana Darc Alves Pereira Gomes, da Fetraf Goiás, Vânia Peres (Sintraf Iporá) e Eliana Silva Oliveira (trabalhadora rural).


 

O que achou dessa Notícia?
7 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.