Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

22 pessoas participam do Encontro Regional de Profissionais do CREA

Encontro foi no auditório do CREA, em Iporá

O Encontro Regional de Profissionais (ERP) de Iporá, realizado no dia 19 de maio, na Casa da Engenharia da cidade, reuniu 22 profissionais oriundos dos municípios de Aragarças, Cidade de Goiás e Iporá, que discutiram o tema proposto pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) para este ano: “O Sistema Confea/Crea e Mútua em Defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras”, contemplando os seguintes eixos temáticos: Defesa e Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à Sociedade, Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia e Tecnologia e Inovação.

O ERP foi conduzido pelo presidente do Crea-GO, Eng. Francisco Almeida; os conselheiros regionais Eng. Minas Almir Menezes e Eng. Agrim. Deusimar Ferreira, membros da Comissão Organizadora Estadual (COE), responsável pela realização dos eventos; e a inspetora-titular do Crea em Iporá, Eng. Civ. Irani Januário do Amaral. O evento contou ainda com palestras do presidente do Conselho; do gestor do Departamento de Fiscalização do Crea-GO, o Eng. Mec. Walter Santana; e do Eng. Contr. Autom. Roger Barcellos, líder da Área de Fiscalização, que trataram de cada um dos eixos temáticos.

Em sua fala, Francisco destacou o trabalho do Conselho goiano em relação à valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea no Estado. “Precisamos mostrar para a sociedade que, ao contratar um profissional do Sistema, vai contratar economia, qualidade e eficiência”, afirmou. O presidente ainda destacou a importância de o Crea participar das discussões dos problemas do Estado, propondo soluções técnicas. “Se o Crea não participar, a sociedade não nos dará valor. Temos que mostrar nossa cara para a sociedade; o que podemos fazer”, disse.

Propostas – O Encontro Regional de Profissionais também serviu para que fossem reunidas propostas que serão apresentadas no 9º Congresso Estadual de Profissionais (9º CEP), a ser realizado em Goiânia, no dia 30 de junho de 2016. Entre as principais propostas de Iporá estão a exigência de ao menos um engenheiro concursado no quadro de planejamento de todo município brasileiro; maior divulgação da importância do Sistema Confea/Crea não só para os profissionais, mas para a sociedade como um todo; uma participação efetiva do Sistema nas discussões políticas e econômicas do país; entre outras.

Eleição – Ainda no evento, foram eleitos os profissionais que representarão a região no 9º CEP. De Aragarças, o representante eleito foi Eng. Civ. Humberto David Santana, inspetor-titular do Crea no município; para representar a Cidade de Goiás, foi eleito o inspetor-auxiliar do Crea-GO no município, Eng. Agric. e Seg. Trab. Benício Emmanuel Ferreira; e de Iporá, foi eleito o Eng. Agr. Danilo Camargo Xavier.

Os ERPs são realizados de três em três anos pelo Crea-GO, em parceria com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas. Os eventos são preparatórios para o Congresso Estadual que, por sua vez, antecede o Congresso Nacional de Profissionais, que neste ano será realizado de 1º a 3 de setembro, em Foz do Iguaçu-PR. No dia 24 de maio, será a vez de Catalão sediar o ERP, que reunirá profissionais da cidade assim como de Cristalina, Ipameri e Pires do Rio.

DEPOIMENTOS
“O tema do evento é muito importante e tem sido discutido há um tempo, e aqui conseguimos agregar bastante conhecimento. Também vimos a preocupação do presidente do Crea-GO e o trabalho do Conselho a favor dos profissionais do Estado.”
Eng. Civ. Felipe Nascimento Borges, profissional de Montes Claros.
“Nossa região tem crescido bastante, e a discussão desse tema, neste momento, é muito importante. Precisamos ter um grande entrosamento, para trabalhar melhor a favor da sociedade no desenvolvimento sustentável da região.”
Eng. Eletric. e Seg. Trab. João Ricardo Alves Moreira, profissional de Iporá.
“O Encontro foi muito proveitoso. Saímos com diversas propostas sobre como melhorar a engenharia em diversos aspectos e esperamos que no Congresso Estadual de Profissionais essas propostas sejam aprimoradas e que tragam um resultado efetivo para o nosso Estado.”
Eng. Civ. Humberto David Santana, inspetor-titular eleito de Aragarças.
“Fico feliz de ter sido eleito como representante da Cidade de Goiás para o 9º CEP, e lá espero que consigamos aprimorar as ideias aqui apresentadas e até mesmo levar novas propostas, para que entremos em acordo e a nossa classe seja favorecida.”
Eng. Agric. e Seg. Trab. Benício Emmanuel Nery Ferreira, inspetor-auxiliar eleito da Cidade de Goiás.
“Encaro minha eleição como uma oportunidade de aprendizado. Vou levar as propostas daqui e também ouvir as de outras regiões, conhecendo outras realidades. De maneira geral, acredito que será muito proveitoso para mim e também para todos os profissionais do Estado.”
Eng. Agr. Danilo Camargo Xavier, profissional eleito de Iporá.
“Gostei muito do evento. Tivemos propostas muito importantes para a nossa área de atuação e, levando-as para o Congresso Estadual e depois para o Nacional, creio nossas ideias serão concretizadas e isso é o mais importante. É assim que avançamos no nosso trabalho.”
Eng. Civ. Irani Januário do Amaral, inspetora-titular do Crea-GO em Iporá. (Assessoria de Imprensa do Crea-GO)

Da esq. p/ dir.: Humberto Santana, Irani do Amaral, Francisco Almeida, Almir Menezes, Deusimar Ferreira, Benício Ferreira e Danilo Xavier

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-03-27-at-16.52
Produtores em região rural reclamam da Equatorial
WhatsApp-Image-2024-03-21-at-12.44
Assembleia Legislativa homenageou iporaenses com Comenda
WhatsApp-Image-2024-03-20-at-05.28
Bombeiro salva vida de criança engasgada e sem respiração
mutirao-da-equatorial
Equatorial leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia
palestra-de-logosofia
Nesta sexta-feira tem palestra gratuita sobre a educação de filhos
WhatsApp-Image-2024-03-27-at-16.52
Produtores em região rural reclamam da Equatorial
WhatsApp-Image-2024-03-21-at-12.44
Assembleia Legislativa homenageou iporaenses com Comenda
WhatsApp-Image-2024-03-20-at-05.28
Bombeiro salva vida de criança engasgada e sem respiração
mutirao-da-equatorial
Equatorial leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia
palestra-de-logosofia
Nesta sexta-feira tem palestra gratuita sobre a educação de filhos