Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Câmara de Vereadores homenageia jovens atletas iporaenses

Nadador Mateus no instante de recebimento da Moção de Aplauso de Suélio Gomes

Com plenário completamente lotado, a Câmara de Vereadores promoveu moção de aplausos e agradecimentos aos atletas de natação Mateus Ribeiro Morbeck Barros e Ana Jullia Vasconcelos Wanderley, pelas conquistas alcançadas em 2018 e planos para o futuro.

De iniciativa do Presidente Suélio Gomes e acompanhado por unanimidade por todos os Vereadores, a moção emocionou os homenageados, familiares e colegas de escola. As vitórias conseguidas por Ana Jullia e Mateus coloca-os no topo da natação com boas perspectivas de participarem de competições visando integrar a seleção nacional. Alunos do Colégio Militar Aristom Gomes da Silva onde estuda Ana Júllia e do Colégio Integração, escola de Mateus, ficaram animados ao verem seus colegas se destacarem tanto em um esporte pouco praticado no Brasil como a natação, em comparação com modalidades tradicionais como o futebol. Veja o histórico de cada um.

Ana Jullia

A jovem atleta da natação Ana Jullia Vasconcelos Wanderley, tem uma formação esportiva, inicialmente, na Academia Nado Livre, em Iporá-GO, onde começou a nadar aos dois anos de idade. Sua trajetória de competições e conquistas é resultado de treinos de duas horas de natação, um treino de musculação e um treino de exercício funcionais todos os dias da semana.

Ela se destacou em várias competições municipais até 2016, quando começou a participar de provas mais importantes organizadas pela Federação Aquática de Goiás (FAGO), conseguindo feitos incríveis como uma primeira colocação em um Torneio FAGO, na prova de 50 metros nado livre em 2015 e, na ocasião, disputando com as melhores atletas de natação do Estado de Goiás. Foi então que surgiu o interesse de dois clubes em ter a atleta na equipe deles, por ela ser uma velocista da natação, ou seja, atleta de explosão nas provas de 50 metros nado livre.

Essa característica fez com que a atleta Ana Jullia e o clube UniEvangélica formassem a parceria inicial que perdura e vem dando certo até o presente momento. Agora, como integrante da equipe da Faculdade Uni-Evangélica e devidamente inscrita/federada nas entidades federativas da natação estadual e nacional FAGO (Federação Aquática de Goiás), CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), CBDE (Confederação Brasileira do Desporto Escolar) e FGDE (Federação Goiana de Desporto Escolar), sua carreira ganha um perfil mais profissional, Ana Júllia com o incentivo dos técnicos Marcello Gonçalves (Goiás Esporte Clube) e Dênis Diniz (UniEvangélica), voltou a participar das competições, a partir de então no Torneio Centro Oeste de Clubes realizado em junho/16 na cidade de Brasília/DF, conquistando cinco medalhas em diferentes modalidades da natação feminina.

Ela obteve também várias medalhas no Campeonato Goiano de Natação, inclusive Record Estadual no Revezamento Feminino 4×4, competição essa realizada pela FAGO (Federação Aquática de Goiás) a principal competição do Estado.

A atleta Ana Júlia participou dos Jogos Estudantis, etapa Estadual e devido a suas conquistas foi selecionada também para participar da etapa nacional onde integrou a seleção goiana de natação e ficou em segundo lugar (medalha de prata) em três modalidades (50m livres, 50m costa e 50m peito) no ano de 2017.

Em 2018 foi selecionada, por meio de competição, pela Federação Goiana de Desporto Escolar (FGDE) de Goiás, para participar do Campeonato Brasileiro Escolar (Gymnasiade) e esteve entre os dias (22 e 25/03) em São Paulo-SP, representando o CEPMG-AGS (Colégio Estadual da Polícia Militar De Goiás – Ariston Gomes) na disputa de uma vaga na competição Gymnasíade Internacional no Marrocos.

O Gymnasíade é organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar e reúne atletas de mais de 30 países. São 12 modalidades esportivas ao todo, dentre elas a natação. Trata-se da maior competição escolar do mundo.

Com o tempo de 28,83 no 50m nado livre a atleta Ana Jullia está classificada para o Campeonato Brasileiro de Natação 2018, cujo o índice mínimo necessário para garantir uma vaga foi de 29.50.

A Competição será em duas etapas. Etapa de Inverno que aconteceu nos dias 06 a 10 de Junho na cidade do Rio de Janeiro-RJ onde a atleta Ana Jullia conseguiu a 31ª colocação no ranking nacional e a segunda etapa (etapa de verão) que será na cidade de Porto Alegre-RS com data prevista para dezembro de 2018.

Participou da Copa Centro Oeste de Natação na cidade de Anápolis-GO, no período de: 26 a 28 de Maio de 2018, campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) juntamente com a Federação Aquática de Goiás (FAGO), onde ganhou 04 (quatro) medalhas sendo duas de prata e duas de bronze competindo com atletas dos estados de Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

Também participou do Campeonato Goiano de Natação etapa de Inverno nos dias 16 e 17 de junho/2018 na cidade Anápolis-GO, organizado pela FAGO com a participação de todos os clubes federados no Estado, obtendo êxito e conquistando 05 (cinco) medalhas nas cinco provas que disputou. Foram elas: Duas de Ouro, duas de prata e uma de bronze.

Nos meses de julho e janeiro, como já é de costume, a atleta Ana Jullia aproveita o período de férias escolar para participar dos treinamentos intensivo de oito horas por dia alternando entre natação, musculação e exercícios funcionais juntamente com toda a equipe na qual ela faz parte no parque aquático e academia da UniEvangélica em Anápolis-GO, buscando aperfeiçoamento e correções de técnicas que possibilitam melhor desempenho nas competições.

Sua meta e objetivo para o ano de 2018 foi conseguir ser a primeira atleta de natação iporaense a fazer parte da seleção goiana de natação, participar do Campeonato Brasileiro de Natação (Troféu Chico Piscina), cujo os índices de tempo podem ser utilizados para participar das Olimpíadas e que também é um torneio internacional, onde países como Paraguai, Chile, Uruguai e Panamá costumam participar.

Meta e objetivo já, parcialmente, alcançado e para 2019 ela pensa e deseja treinar e aperfeiçoar mais sua técnica para continuar com os bons resultados, engrandecer o nome de sua cidade, Iporá, no cenário da natação estadual e nacional e consequentemente ter uma posição melhor no ranking nacional que possibilite a participação dela em competições internacionais.

A atleta da natação Ana Jullia é filha de Carlos Wanderley e da educadora física, personal trainner e instrutora de zumba Helen Cristina.

A atleta da natação Ana Jullia, que sempre participa de competições municipais, estaduais, nacionais e traz títulos para a cidade de Iporá, tem 15 anos de idade, mora e treina nesta cidade, é aluna do CEPMGAGS (Colégio Estadual da Policia Militar de Goiás – Ariston Gomes da Silva) e conta com o apoio e patrocínio do advogado Dr. João Antônio Francisco.


Nadadora Ana Júlia ao agradecer homenagem. Ao lado dela o diretor do Colégio MIlitar, Major Santana, onde ela estuda

Mateus Ribeiro Morbeck Barros

O atleta Mateus Ribeiro Morbeck Barros, filho de Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza e Carlene Barbosa Ribeiro, outro que foi homenageado, usou a tribuna agradecendo aos pais, à família, aos colaboradores de sua equipe, vereadores, em especial ao vereador Suélio Gomes da Silva (autor do Requerimento), familiares, amigos, colegas e professores do Colégio Integração (onde estuda), aos presentes e àqueles que por algum motivo não puderam estar no evento.

O pai do Mateus, Oívlis, também fez uso da palavra dizendo inicialmente que desejaria retribuir aos vereadores da Câmara Municipal de Iporá, de alguma forma a homenagem concedida ao seu filho. Em seguida, fez um breve comentário sobre a prática do esporte e, em especial, da natação. Falou da importância da prática do esporte, sendo um dos principais elementos para ajudar na qualidade de vida e formação da pessoa.

Sobre a natação disse que é considerado um dos esportes mais complexos que existem. Que ao nadar, você trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo, sendo uma das modalidades esportivas mais indicadas para quem quer ganhar massa muscular e busca definição e perda calórica.

Solicitou do poder público e da iniciativa privada atenção e incentivo à prática do esporte, em especial, da natação, dando oportunidade a outros atletas e pessoas que desejam praticar o esporte.

Logo em seguida, disse que seu filho, Mateus, conseguiu índice para representar o município de Iporá nos Jogos Estudantis – etapa nacional, a realizar na cidade de Natal-RN, sendo um dos atletas mais jovens a participar da competição e o mais jovem a representar a cidade. Disse que Mateus sonha em participar de competições a nível internacional e quem sabe representar Iporá e o Brasil em uma olimpíada.

Disse que, para que isso seja possível é necessário muito treino, além de organização, foco, determinação, apoio, perseverança, dedicação, persistência e disciplina.

Ressaltou a dificuldade da vida de atleta e da cobrança do pódio e por medalhas, sendo que podem ocorrer várias situações que afetam ou alteram o resultado de uma prova, positiva ou negativamente, devendo o atleta estar preparado para todas as situações.

Para ajudar o Mateus foi pensado e montado em 2018 equipe composta de pessoas, empresas e profissionais liberais, que acompanha, patrocina, orienta, incentiva, motiva, aconselha, treina, enfim, auxilia no que for necessário para ajudá-lo a melhorar seu desempenho e sua performance nas competições e no dia a dia.

Fazem parte da Equipe do Mateus: Dr. João Antônio Francisco (Dr. João Francisco Advocacia); a empresa Íntegra Soluções Agrícolas, de Jataí (Sr. Milton Ferreira Neto); a empresa Rodo Car Auto Posto (Sr. Sávio Gomes do Nascimento); Sr. Dorivaldo Gomes de Melo Oliveira (Doril) – Personal Trainer; Academia Nado Livre; Academia Diniz Multi Sport, de Goiânia; Drª. Jerônima Gonçalves Barbosa – Psicóloga; Dr. Ivan Araújo Godinho (Ortopress) – Ortopedista; Dr. Adolf Rommel Lins Linhares Peixoto (Virtude Day Clinic) – Oftalmologista; Sr. Jeander Soares Barreto (Shopping Fit) – Repositores Energéticos; Dr. Maércio Martins (Clínica Espaço Vida) – Fisioterapeuta; a empresa Fisk Iporá – Centro de Ensino; a Dri Social Media, por Adriane de Jesus (Fotografia e Design Gráfico) e o Colégio Integração.

Agradeceu aos integrantes da equipe do Mateus, aos vereadores, em especial, ao Sr. Suélio Gomes da Silva, autor do Requerimento de Moção de Aplauso e Agradecimentos. Continuou o agradecimento aos familiares, irmãos das lojas maçônicas União de Iporá e Paz e Trabalho, ao Movimento de Cursilho (Decolores), aos amigos, colegas e professores do Colégio Integração, aos presentes e àqueles que por algum motivo não puderam estar no evento.

Encerrou sua fala solicitando ao Mateus para não esquecer da essência da vida, do amor a si próprio e ao próximo, à sua família, aos amigos, ao esporte, amando e sendo feliz em tudo que faz.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

torneio-de-futsal-em-arenopolis
Times são chamados para o XV Torneio Inter – Regional de Futsal
WhatsApp-Image-2024-04-18-at-19.39
Neste sábado e domingo teremos os voos do Encontro de Paramotor
WhatsApp-Image-2024-03-20-at-17.53
Nesta quinta e sexta cidade vive os jogos de escolas da região
WhatsApp-Image-2024-02-24-at-17.42
Iporá é rebaixado depois de 8 anos em disputa na elite do futebol
WhatsApp-Image-2024-02-18-at-19.35
Derrota para Goiás afunda Iporá ainda mais na zona de rebaixamento
torneio-de-futsal-em-arenopolis
Times são chamados para o XV Torneio Inter – Regional de Futsal
WhatsApp-Image-2024-04-18-at-19.39
Neste sábado e domingo teremos os voos do Encontro de Paramotor
WhatsApp-Image-2024-03-20-at-17.53
Nesta quinta e sexta cidade vive os jogos de escolas da região
WhatsApp-Image-2024-02-24-at-17.42
Iporá é rebaixado depois de 8 anos em disputa na elite do futebol
WhatsApp-Image-2024-02-18-at-19.35
Derrota para Goiás afunda Iporá ainda mais na zona de rebaixamento