Voos de parapente em grande evidência em Iporá

16/08/2020
20200816-07304716082020.jpg

Em tempo de pandemia, quando se recomenda o isolamento social, o parapente é um esporte que pode ser plenamente praticado, tendo em vista o seu caráter individual e isolado, nos saltos e nos voos, sem atrair público em nenhum momento.


E neste ano de 2020 o esporte está em alta em Iporá, assim como nunca esteve, tendo em vista a boa fama consolidada do Morro do Macaco e a infra-estrutura que o local passou a ter.


Neste meado de 2020, desde julho e com intensa presença de pilotos neste agosto, a cidade de Iporá está com a presença de muitos adeptos do esporte. Luiz Otávio Bomtempo, engenheiro em Iporá e que nas horas vagas faz seus voos, relatou para a reportagem o bom momento do esporte. “Todos os dias, não somente em finais de semana, mas todos os dias são praticados voos em Iporá, com largada do Morro do Macaco”, afirma ele. E acrescenta que chega a estar presente em Iporá ao mesmo tempo 15 pilotos dos mais diversos lugares do Brasil, hospedados em hotéis e praticando seus voos, em temporada de férias. São pessoas de bom poder aquisitivo e que ao cultivar o esporte trazem para Iporá divisas que movimentam o comércio local.


Luiz Otávio afirma que a boa fama do Morro do Macaco e os ventos de meado do ano neste local, são de muito agrado de pilotos brasileiros, inclusive, de famosos neste esporte, que preferem Iporá. Por isso, o esporte emplacou tão bem na cidade. Neste meado do ano, basta o iporaense atentar aos céus da cidade que verá pilotos em voos de parapente, às vezes, mais de dez no mesmo momento. São feitas largadas do alto do morro, voos em distância e em altura e os resgates em pontos diferentes do município, momento em que o piloto precisa de um auxiliar e veículo, quase sempre uma camionete .


Luiz Otávio e demais pilotos de Iporá, que são os anfitriões dos colegas adeptos do esporte e que chegam de diversos estados, afirmam que a infra-estrutura no Morro do Macaco melhorou muito: tem estrada de acesso ao topo, a entidade dos pilotos em Iporá colocou uma grama sintética na plataforma no morro para que equipamentos não sejam estragados e a Prefeitura fez um cômodo de acomodação com estrutura metálica. “Já temos uma infra-estrutura que nos permite receber bem os pilotos e isso está fazendo a diferença”, conta Luiz Otávio.


Recentemente, teve em Iporá um curso para pilotos. Os adeptos estão ativos em programação de voos e acreditam que, doravante, Iporá se consolida como um importante centro brasileiro para voos de parapente.


O voo de parapente é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição, sendo considerado um esporte radical.


Enquanto o paraquedista se limita passivamente a diminuir os riscos de uma aterragem violenta, o parapentista tem um voo dinâmico, onde o piloto pode controlar a sua direção e, em circunstâncias favoráveis de correntes de ar ascendentes, a sua descida, podendo manter-se a voar por períodos longos.


Denomina-se paramotor o parapente no qual um motor é empregado para propelir o piloto. Este tipo de voo com motor também é feito em Iporá.

O que achou dessa Notícia?
11 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

1 comentário

  • Rogerio Cruvinel Ribeiro 16/08/2020

    Agora era hora da prefeitura colocar uma estrutura melhor no Morro do Macaco para os praticantes de Parapentes, pavimentando a via de acesso ao topo do morro, colocando uma casa de apoio, colocar internet com wifi nos locais onde existem as rampas de parapente, um bom exemplo é em Barra do Garças que tem via pavimentada até o Cristo que fica no topo do Serra do Roncador, lá também tem parapente.
    • cleiton rodolfo leite 16/08/2020

      Minha nossa! pandemia em alta em Iporá e o burguês preocupado com rampa, wifi e asfalto para parapente. Isso chama-se "non sense", pois a prioridade agora seria exigir que o prefeito assuma suas responsabilidades, ante o que é primordial.

Comente

Faça seu Login

Use sua conta do Oeste Goiano.