Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Ação com parcerias dá belo tom paisagístico para ilha em frente ao OG

Em três dias um grupo de pessoas fez uma grande transformação na ilha da Avenida 15 de Novembro em frente as empresas Oeste Goiano e Academia de Tênis de Iporá. O trabalho foi de parcerias importantes e que se somaram à sua execução. 

Com grama, manilhas e pneus pintados, plantas ornamentais, placas e caracterização visual o lugar agora chama a atenção. Ficou de muito gosto o que foi feito na ilha. Os que passam pelo local percebem a grande diferença.

É a segunda ilha de Iporá que passa por esse trabalho de paisagismo. Uma primeira foi no final da Avenida Lambari, proximidades do Clube Recreativo. O que vem acontecendo é um programa lançado pela Prefeitura de Iporá que se chame “Adote sua ilha”.

Nesse programa a Prefeitura disponibiliza a grama para moradores ou empresários que queiram assumir um projeto de paisagismo para embelezamento urbano. De acordo com Naçoitan Leite, prefeito de Iporá, é feita a doação da grama desde que haja um interesse coletivo para ajuda na manutenção das plantas. Ele frisa que em tempo de estiagem o caminhão pipa da Prefeitura está disponível para molhar os canteiros.

Nesse programa “Adote sua ilha” surgiu com destacada importância o Sindicato Rural de Iporá Diorama e Israelândia que trouxe para a cidade o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Dentre os cursos que o Senar ministra gratuitamente para homens e mulheres do campo um deles é de Agricultura Urbana (jardinagem e paisagismo). Com isso, as aulas que são práticas se tornam ações dentro das ilhas: preparo do solo, gramação, plantio e execução do projeto visual, o qual usa também produtos recicláveis.

Para a execução do projeto em frente as empresas Oeste Goiano e Academia de Tênis de Iporá o mobilizador Daniel Henrique Rodrigues, que organiza os cursos do Senar, contou com quinze alunos. O curso foi ministrado entre os dias 25 e 27 de maio (quinta, sexta e sábado). O período foi suficiente para todo trabalho.

A distribuição de tarefas na parceria de trabalho foi feita da seguinte forma: antes, a Prefeitura de Iporá limpou o terreno. Em seguida, ficou por conta da Prefeitura também a aquisição da grama. O Sindicato Rural de Iporá, em parceria com o Senar, providenciou o grupo de alunos. Coube a Academia de Tênis de Iporá ceder o galpão da empresa para as aulas teóricas e fornecimento do café da manhã.

Do Oeste Goiano o projeto pode contar com aquisição de materiais para o trabalho de paisagismo: plantas, tintas, manilhas e fornecimento das refeições para os alunos.

Foi instrutor do curso Celso Batista Leite Júnior que concebeu uma bela ideia de projeto paisagístico. Ele tem dois anos de experiência em cursos no Senar. Segundo ele, o que foi feito na semana passada em Iporá é uma nova tendência em paisagismo urbano.

O Sindicato Rural, por meio de seu tesoureiro Nilton Pereira, que acompanhou todo trabalho, disse estar grato à Prefeitura de Iporá pelo apoio recebido. Também está satisfeito com o poder público municipal o mobilizador Daniel Henrique Rodrigues que não só neste curso, como em outros tem recebido apoio do prefeito Naçoitan Leite e do vice-prefeito e secretário de obras, Duílio Siqueira.

As empresas Oeste Goiano (Valdeci e Elias Marques) e Academia de Tênis de Iporá (Otacílio Paulo Pereira) também ficaram satisfeitas com o poder público e Sindicato Rural em razão da oportunidade de parceria que foi benéfica para todos. No final dos trabalhos, compareceu o prefeito Naçoitan Leite, o qual disse que a gestão está aberta para quaisquer moradores ou empresários que queiram fazer parcerias dentro do projeto “adote sua ilha”.

Envolvidos no Projeto”Adote sua ilha” que fez melhorias em frente as empresas Oeste Goiano e Academia de Tênis de Iporá

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

formandos-de-historia-em-ipora
Evento nostálgico vai reunir formandos de História em 1997
602d92df-dae9-4e21-9af8-f4566a40cd7d
Pesca esportiva é importante economicamente para nosso estado
ILPF é algo indispensável para setor produtivo, diz palestrante
OG comemora os 30 anos junto com a comunidade
Ressonância magnética do Hospital Cristo Redentor atende toda região
formandos-de-historia-em-ipora
Evento nostálgico vai reunir formandos de História em 1997
602d92df-dae9-4e21-9af8-f4566a40cd7d
Pesca esportiva é importante economicamente para nosso estado
ILPF é algo indispensável para setor produtivo, diz palestrante
OG comemora os 30 anos junto com a comunidade
Ressonância magnética do Hospital Cristo Redentor atende toda região