Brisa da Mata: Setor nobre, mas com um grande problema

20/02/2020
ced181e0-5a81-4efd-889c-405261a7d52720022020.jpg

Depois da temporada de chuvas passadas, quando o Loteamento Brisa da Mata sofreu muito com fortes enxurradas e o esburacamento do asfalto, tinha-se a esperança que o período de estiagem seria adequado para a Prefeitura de Iporá corrigir os problemas. Mas isso não ocorreu. O que a área de obras fez foi muito pouco e o setor das margens da Vertente Rica, área baixa da cidade, sofre com o grande volume de águas de enxurradas que chegam do alto da Vila Brasília.


É enxurrada invadindo quarteirões e quintais e ainda danificando o asfalto das ruas, principalmente, na Avenida Bruxelas. O final desta via está em destruição. Para impedir águas que passam por cima de meios fios e ameaçam muros de quintais, a Prefeitura fez um trecho de contenção com terra. Mas isso é pouco. O setor sofre com fortes enxurradas.


Anos atrás não havia este problema, mas por alguma razão, agora, o volume de água é mais intenso, atravessa o Loteamento Brisa da Mata, talvez por causa de recente pavimentação no setor vizinho acima, falta de impermeabilização, o que avoluma as enxurradas. A tubulação de galeria pluvial não suporta o volume de água, que dispersa em toda superfície, trazendo os muitos danos.


Fala com o prefeito


Naçoitan Leite, prefeito municipal, foi ouvido. Ele culpa os prefeitos anteriores. Fala em erro de projetos anteriores. Afirma que canalizou a Avenida Bruxelas e diz que fez a infraestrutura necessária. Afirma que é difícil corrigir tantos erros de gestões anteriores. Afirma que tem feito ações em recomendação do Ministério Público.


Idealizador do loteamento também comenta


Quando é abordado sobre o assunto, Danilo Alvim de Paiva Gonçalves, empresário idealizador do loteamento, afirma que fez seu investimento de acordo com diversas recomendações do Ministério Público. Afirma que entregou seu loteamento há dez anos atrás para a Prefeitura, a qual, desde então, recebe Imposto Predial e Terrotorial Urbano (IPTU) dos moradores,recurso que precisa ser aplicado em manutenção do setor e até em melhorias.


Setor nobre


A ideia de surgimento do Loteamento Brisa da Mata é de que fosse setor nobre. De fato, tem localização adequada para isso, próximo ao centro. Os moradores são de distinta classe social. Lá estão servidores do Judiciário, fazendeiros, empresários e outros. Mas reclamam desse grande problema existente, que abala a estrutura urbana do Loteamento Brisa da Mata. Dentre os moradores que mais reclamam, está o Helder Carneiro, muito chateado por ter ver que o poder público não resolve o grave problema da água de enxurrada que danifica o setor.

O que achou dessa Notícia?
14 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.