Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Prefeitura agiliza para cidade ter novo cemitério. Mas onde???

Não é divulgado o local em que a cidade de Iporá vai ter um novo cemitério público, mas o fato é que isto está a caminho, com articulações do prefeito Naçoitan Leite neste sentido. 

A reportagem falou com o prefeito sobre o assunto. Ele afirmou que o local, fora do perímetro urbano, mas nos arredores da cidade, está decidido, mas não é hora de divulgar onde será. As negociações com um dono de imóvel estão adiantadas. 

Só na hora certa será dada publicidade sobre este local decidido, afirma o prefeito. Sabe-se que sempre há bronca de proprietários em arredores de locais escolhidos para cemitérios, com uma alegada desvalorização financeira de áreas. 

O mais importante é que a Administração está tomando providências para um assunto urgente. Iporá é uma cidade com cemitério que está com espaço se reduzindo a cada dia. Nas sessões da semana passada, realizada na Câmara Municipal de Iporá, o vereador Roni Costa (DEM) teve requerimento de sua autoria aprovado neste sentido. 

Artigo no Oeste Goiano, em setembro de 2019, já alertava sobre a gravidade da redução de espaço no Cemitério São João Batista. Leia a seguir: 

Cemitério local só tem espaço para mais 600 covas. Hora de agir. Ou não?

Em conversa com pessoas da área funerária em Iporá fomos informados de que o Cemitério São João Batista só tem espaço para mais 600 novas covas. Portanto, pouco espaço para mais sepulturas. E ao fazer contas, tendo ciência de que em Iporá morre uma média de 25 pessoas por mês, percebe-se que a área que o cemitério ainda tem, dá para 24 meses (dois anos).

Claro que alguns que morrem são sepultados em espaços existentes em jazigos de família. Isso amplia esse prazo de uso do cemitério, criado na década de 80, depois que o Cemitério Dom Bosco, ficou lotado.

Um cemitério que ainda tem espaço só para dois anos ou pouco mais, já merece a atenção da gestão municipal, no sentido de se pensar em ampliação ou criação de novo cemitério. Ampliação é possível porque existe pequena área particular no fundo que teria que ser desapropriada.

Agora, fazer um cemitério novo, que traria condições de uso por muito tempo, é assunto que exige da Prefeitura uma ação demorada. Por isso, já é conveniente ir pensando no assunto, até por causa da complexidade de se escolher um local para novo cemitério. Com as novas leis ambientais, não se faz cemitério em qualquer lugar. Além de ser longe de nascentes, tem outras exigências a ser atendidas. Aliás, muitas exigências. Em geral as pessoas não gostam de morar perto de cemitério. Um local que é escolhido para cemitério desagrada aos que estão por perto. Ao escolher uma área nas proximidades de Iporá para novo cemitério, isso vai ser assunto delicado, que trará descontentamentos.

Por tudo isso é bom que o assunto já esteja sendo cogitado pelo poder público. Ou deixar para depois? Ora, não de deixa para depois um assunto que será de execução demorada, assunto delicado…

Tem empresários anunciando na cidade a implantação de um cemitério particular. Mas isso não pode acomodar a Prefeitura. Mesmo com cemitério particular, a cidade precisa de cemitério público. O particular é só uma opção para os que queiram neste sepultar seus parentes. Cemitério público é algo que toda cidade precisa ter, sempre com planejamento para uso possível por anos.

Fica a reflexão sobre o assunto, colhida com pessoas da área. Ainda sobre cemitério é bom dizer que estes precisam de zelo. O de nossa cidade ainda em uso é aberto. Tem muro caído. Precisa de mais zelo, um zelo que significa respeito aos mortos.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

formandos-de-historia-em-ipora
Evento nostálgico vai reunir formandos de História em 1997
602d92df-dae9-4e21-9af8-f4566a40cd7d
Pesca esportiva é importante economicamente para nosso estado
ILPF é algo indispensável para setor produtivo, diz palestrante
OG comemora os 30 anos junto com a comunidade
Ressonância magnética do Hospital Cristo Redentor atende toda região
formandos-de-historia-em-ipora
Evento nostálgico vai reunir formandos de História em 1997
602d92df-dae9-4e21-9af8-f4566a40cd7d
Pesca esportiva é importante economicamente para nosso estado
ILPF é algo indispensável para setor produtivo, diz palestrante
OG comemora os 30 anos junto com a comunidade
Ressonância magnética do Hospital Cristo Redentor atende toda região