Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

DESCULPAS: Quem usou indevidamente nome do OG se apresenta na DP

Depois que a Polícia Civil de Caiapônia agiu no caso em que o nome do Oeste Goiano foi usado indevidamente, apareceu a pessoa autora do ato. Ele é Rodrigo Faustino Silva, morador em Palestina de Goiás. Em uma correspondência enviado ao OG ele fala sobre o que classificou como uma desatenção dele, ameniza o impacto do fato ao dizer que deletou imediatamente a publicação antes feita e fez pedido de desculpas.

Eduardo Talvani de Lima Couto, liderança política em Palestina de Goiás, foi autor da iniciativa de Boletim de Ocorrência e Ação na Justiça. A Polícia Civil tomou conhecimento através do comunicante de que o autor RODRIGO FAUSTINO SILVA estaria divulgando uma suposta pesquisa eleitoral em suas redes sociais, relacionada a eleição 2020 para prefeito da cidade de Palestina, onde apontava na disputa dois candidatos, sendo: “SANDRO JORJÃO” e “TALVANI” e que a realização desta pesquisa era de responsabilidade do Jornal Oeste Goiano da cidade de Iporá-GO. Segundo o comunicante, diversas pessoas ligaram para questionar sobre a pesquisa e se ela seria verdadeira, quando então entrou em contato com o responsável do Jornal, de nome VALDECI JANUARIO MARQUES e ele informou que a pesquisa era falsa, que o Jornal Oeste Goiano não havia realizado qualquer tipo de pesquisa relacionada a eleição 2020 de Palestina de Goiás. Diante das informações a equipe da Polícia Civil de Caiapônia diligenciou e entrou em contato com VALDECI JANUARIO MARQUES , responsável do jornal Oeste Goiano, onde ele mais uma vez confirmou não ter realizado a pesquisa e disse que constantemente surge notícias e pesquisas falsas relacionadas ao Jornal Oeste Goiano, onde essas pessoas tentam utilizar do nome do jornal para passar mais credibilidade a essas “fake news”. Foi anexado no Boletim de Ocorrência “prints” retirado do status do whatsapp do autor da divulgação.

Acompanhado de advogado, o denunciado disse na Delegacia de Caiapônia que no dia 10 de maio de 2020, por volta das 19h33min, viu no INSTAGRAN publicado GOIAS ULTIMA HORA uma enquete e fez um print e postou no seu perfil do watsApp e fez uma critica sobre a enquete sem credibilidade e citou o OESTE GOIANO porque equivocou, uma vez que já havia postado enquetes do OESTE GOIANO. Disse em seguida que quando percebeu o erro, apagou na mesma hora; que permaneceu postado por três minutos e apagou porque percebeu o erro de que devia ter mencionado GOIAS ULTIMA HORA e mencionou foi OESTE GOIANO. Disse que não fez nenhum tipo de pesquisa eleitoral. apenas print da pesquisa publicada pelo GOIAS ULTIMA HORA.

Ao Oeste Goiano o denunciado enviou o seguinte email. Em meio a várias afirmações, pede desculpas

Rodrigo Faustino Silva vem, por meio desta nota, prestar esclarecimentos a respeito de matéria veiculada na página do Jornal Oeste Goiano, e divulgada pela as redes sociais do próprio, no dia 12 de maio de 2020, com o titulo “Elemento é investigado por usar ilegalmente nome do OG em pesquisa eleitoral” a qual cita-o como “elemento” e “suspeito” na referida matéria .

O autor da nota informa que no dia 10 de março se deparou com uma publicação nos stories do Instagram da página @goiasultimahora a qual realizava uma enquete eleitoral e não uma pesquisa como informa a matéria, pois a pesquisa exige método cientifico e abordagem de pessoas e obtenção de dados pessoais destas ( sexo , idade ,escolaridade , etc ) , enquanto a Enquete exige participação de forma espontânea dos interessados que devem ser necessariamente usuários do Instagram.

A enquete apresentava como possíveis dois pré-candidatos a prefeito de Palestina de Goiás, A atitude do autor diante de seu senso crítico de não acreditar que tal enquete poderia não representar a veracidade das intenções de voto naquele município, independente de qual candidato liderasse a enquete, realizou um print e colocou em seu Status do Whatsapp no intuito de fazer uma crítica e acabou se equivocando em relação a pagina na qual ele tinha obtido as informações e acabou citando o Oeste Goiano, motivo pelo qual pedimos desculpas ao Oeste Goiano.

Cabe destacar que no intuito de reparar o erro, que foi descoberto pelo próprio autor, no exato momento em descobriu tal ato falho, este apagou a publicação, sendo em instantes após realizar a publicação, diante do seu equivoco não quis realizar nova publicação para citar a página @goiasultimahora, pois se sentiu constrangido pelo seu erro.

O motivo do equivoco do autor foi em razão da pagina @goiasultimahora ter o costume de sempre replicar informações da página @ognoticias, inclusive a matéria objeto deste direito de resposta foi replicada minutos depois de publicada em cópia idêntica àquela divulgada na página oficial da página do @ognoticias. Outro motivo que induziu o autor ao erro é que as principais páginas de noticias de Iporá em seus perfis do instagram, em momentos recentes, ter feito enquetes desta natureza o que levou o autor acreditar que se tratava do Oeste Goiano, já que o referido site de notícias tem costume de publicar noticias da cidade de Palestina de Goiás.

Destacamos que a critica não seria direcionada a índole página @goiasultimahora, que equivocadamente foi trocado por Oeste Goiano, mas sim, a veracidade e a maneira de se saber as intenções de voto , visto que, em tais enquetes mesmo pessoas que não são eleitores alistados na zona eleitoral de Palestina de Goiás poderiam votar na enquete de uma rede social pública .

A referida matéria fala ainda que “O suspeito a ser ouvido foi às ruas de Palestina de Goiás e fez uma pesquisa eleitoral, ouvindo eleitores sobre as eleições para prefeito neste ano de 2020” o que não ocorreu, tanto é, que o notificante não apresentou nem citou a informação que consta na matéria de que o autor andou, nas ruas da cidade de Palestina de Goiás , fazendo pesquisa sem o devido registro, ao fazer a denúncia junto a Polícia Civil do Estado de Goiás .

Salientamos que não houve cometimento do delito citado na matéria, divulgação de pesquisa fraudulenta, pois a autor não divulgou pesquisa, muitos menos fraudulenta, apenas fez um print e postou uma enquete que não fora criada por ele, e jamais com o intuito que ela fosse tomada como verdadeira e de obter proveito político, uma vez que não é pré-candidato a qualquer cargo político nas eleições 2020, no referido município.

At.
Rodrigo Faustino Silva

Ronilton Apolinário Vieira
Advogado
OAB/GO nº 55.113

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

danilo-gleic-alves-dos-santos
Ex-prefeito Danilo Gleic dá explicação sobre sentença
WhatsApp-Image-2024-03-27-at-06.51
Decisão da Justiça suspende direitos políticos de Danilo Gleic
WhatsApp-Image-2024-03-24-at-13.47
Flagrado prefeito e vereador em ato ilegal para ano eleitoral
WhatsApp-Image-2024-02-21-at-06.48
Entidades goianas de mulheres ativistas reclamam da impunidade
WhatsApp-Image-2024-02-20-at-06.42
MP quer Naçoitan Leite de volta à prisão
danilo-gleic-alves-dos-santos
Ex-prefeito Danilo Gleic dá explicação sobre sentença
WhatsApp-Image-2024-03-27-at-06.51
Decisão da Justiça suspende direitos políticos de Danilo Gleic
WhatsApp-Image-2024-03-24-at-13.47
Flagrado prefeito e vereador em ato ilegal para ano eleitoral
WhatsApp-Image-2024-02-21-at-06.48
Entidades goianas de mulheres ativistas reclamam da impunidade
WhatsApp-Image-2024-02-20-at-06.42
MP quer Naçoitan Leite de volta à prisão