Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Inaugurado em Jaupaci o primeiro Posto Avançado do Judiciário

Vanessa, presidente da Subseção da OAB; Marcos Boechat, Juiz da Comarca, e Laerte Dourado, prefeito: felizes com o avanço da Justiça que facilita a vida do cidadão

O dia 30 de junho de 2021 já ficou marcado na história da cidade de Jaupaci/GO, como data em que foi inaugurado o primeiro Posto Avançado do Poder Judiciário do Estado de Goiás, verdadeiro marco de uma nova era da Justiça.

O Posto Avançado é vinculado à comarca de Israelândia/GO onde se situa o fórum, mas a partir de agora a população de Jaupaci não mais precisará se deslocar até lá para receber atendimento do Poder Judiciário.

O Posto Avançado funcionará de segunda à sexta-feira, das 12h às 19h, para atendimento presencial à população ou também poderá ser acionado por telefone/Whatsapp (64) 99202-3005 ou, ainda, por e-mail (comarcadeisraelandia@tjgo.jus.br). Durante os finais de semana e feriados deve ser acionado o Plantão Judiciário pelo telefone/Whatsapp (62) 3236-5330.

No local os cidadãos também poderão prestar depoimento em audiências por videoconferência, não sendo mais necessário se deslocar até o fórum de Israelândia/GO. Ainda podem comparecer para entregar ou receber documentos diversos, assinar folhas de frequência e obter informações sobre o andamento de seus processos.

Segundo Juiz de Direito, Dr. Marcos Boechat Lopes Filho, “o Posto Avançado de Jaupaci/GO prestará importante serviço à população local facilitando e agilizando o acesso à Justiça, sendo que o espaço também poderá ser utilizado pelo Ministério Público, Polícia Civil e advogados para atendimentos diversos”.

Vanessa Cândido Costa, advogada presidente da Subseção da OAB na região, também estava vibrante na solenidade de inauguração realizada na tarde desta quarta-feira, 30, no local do Posto Avançado, na Rua Guarda Mor, centro de Jaupaci. Para ela, é inovação e avanço que começa a partir desta região de Iporá, estando a Justiça de parabéns por isso. Para a presidente da subseção da OAB de Iporá, Vanessa Costa, “o Posto Avançado do distrito de Jaupaci atende uma demanda não só da advocacia local, mas também dos munícipes. A OAB-GO fez a doação de móveis por entender que, por meio de parcerias e do diálogo institucional, podemos avançar na oferta de um sistema de Justiça cada vez melhor. Graças à iniciativa do juízo, as partes, testemunhas e advogados não vão precisar mais se deslocar até Israelândia”, enalteceu a presidente da subseção.

Solenidade com poucas pessoas e medidas sanitárias adotadas marcou a inauguração, e com live para que o momento fosse compartilhado pela comunidade. Presente na solenidade, o prefeito Laerte Dourado também se mostrava satisfeito com a inovação e avanço da Justiça. Para a reportagem do OG, disse ser parceiro nesta expansão dos serviços do Judiciário ao ceder o local (aluguel) e uma funcionária, além de contribuir na infra estrutura física do local. 

A criação dos Postos Avançados foi regulamentada pelo Órgão Especial do TJGO, por meio da Resolução nº 143, de 10 de março de 2021. Os postos são unidades físicas descentralizadas, integrantes da comarca sede, instalados em regime de parceria com os municípios ou cartórios extrajudiciais, onde são realizados atos por videoconferência, tais como audiências e atendimentos eletrônicos ou presenciais.

“Os postos ampliam e facilitam o acesso à Justiça, aproximando cada vez mais o Judiciário dos jurisdicionados, levando a justiça aos cidadãos que moram em cidades que não são sede de comarcas, atendendo a sociedade local sem necessidade do comparecimento ao fórum, que pode estar distante”, ressalta o chefe do Poder Judiciário goiano. Segundo França, a instalação dos postos foi garantida com os avanços na área de tecnologia do Tribunal e componentes como a instituição do processo judicial eletrônico e o aperfeiçoamento na realização dos atos pela internet, cujo apoio da magistratura estadual, do funcionalismo e, também, da advocacia, defensoria e Ministério Público, é imprescindível, “demonstrando que a atividade jurisdicional pode ser prestada à distância com a mesma eficiência, qualidade e efetividade”, completou.

Gestores do projeto

O presidente do TJGO designou os juízes Eduardo Perez Oliveira e Marcos Boechat Lopes Filho como gestores do projeto que regulamenta a criação de Postos Avançados no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Goiás. A coordenação é do juiz auxiliar da Presidência, Reinaldo de Oliveira Dutra.

Marcos Boechat Lopes Filho, gestor do projeto e diretor do Foro da comarca de Israelândia, adianta que o segundo Posto Avançado do Poder Judiciário goiano deve ser inaugurado em julho, na cidade de Novo Brasil, distrito da comarca de Fazenda Nova. Com a experiência das primeiras unidades em funcionamento, a intenção, segundo o magistrado, é inaugurar um posto a cada mês.

Posto Avançado de Jaupaci

O município de Jaupaci fica a 18 quilômetros de Israelândia e tem aproximadamente três mil habitantes. “Muitas vezes é penoso para a população ter que se deslocar para a sede da comarca para uma audiência, para ter um atendimento presencial. A região tem pessoas muito humildes, que nem sempre têm um meio próprio de locomoção e não existe linha regular de ônibus entre as cidades. Às vezes, a pessoa precisa pagar para ir ao fórum”, conta o diretor do Foro de Israelândia, juiz Marcos Boechat.

Além do atendimento presencial prestado pela servidora Tatyelly Freire da Silva, o Posto Avançado de Jaupaci conta com uma sala passiva, para realização de audiências por videoconferência, “poupando tempo, garantindo maior acessibilidade à Justiça e facilitando a vida desses jurisdicionados que não vão precisar mais se deslocar até o fórum em outra cidade”, afirma o magistrado, acrescentando que outro diferencial do Posto de Jaupaci é um terceiro ambiente, que vai funcionar como uma sala multiuso, à disposição do juiz, advogados, promotores, defensores e delegados para atendimentos aos cidadãos. “E, principalmente, essa sala também poderá ser usada pela equipe multidisciplinar forense, para atendimento de crianças e adolescentes e para depoimento sem danos.”

Como o Posto Avançado é instalado em parceria com o município, ficou a cargo da prefeitura disponibilizar o local e a servidora para o trabalho. E alguns móveis foram doados pela Subseção de Iporá da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). 

Com informações de Daniela Becker – Centro de Comunicação Social do TJGO

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

danilo-gleic-alves-dos-santos
Ex-prefeito Danilo Gleic dá explicação sobre sentença
WhatsApp-Image-2024-03-27-at-06.51
Decisão da Justiça suspende direitos políticos de Danilo Gleic
WhatsApp-Image-2024-03-24-at-13.47
Flagrado prefeito e vereador em ato ilegal para ano eleitoral
WhatsApp-Image-2024-02-21-at-06.48
Entidades goianas de mulheres ativistas reclamam da impunidade
WhatsApp-Image-2024-02-20-at-06.42
MP quer Naçoitan Leite de volta à prisão
danilo-gleic-alves-dos-santos
Ex-prefeito Danilo Gleic dá explicação sobre sentença
WhatsApp-Image-2024-03-27-at-06.51
Decisão da Justiça suspende direitos políticos de Danilo Gleic
WhatsApp-Image-2024-03-24-at-13.47
Flagrado prefeito e vereador em ato ilegal para ano eleitoral
WhatsApp-Image-2024-02-21-at-06.48
Entidades goianas de mulheres ativistas reclamam da impunidade
WhatsApp-Image-2024-02-20-at-06.42
MP quer Naçoitan Leite de volta à prisão