Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

IPORÁ: MP requer nulidade de decreto que liberou atividades e serviços

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) ingressou na Justiça com ação declaratória de nulidade de ato administrativo, com pedido de liminar, contra o município de Iporá, representado pelo prefeito Naçoitan Araújo Leite. O objetivo é obter a nulidade do Decreto Municipal n° 241/2020, que autorizou a liberação de todas as atividades comerciais na cidade, na contramão do estabelecido pelo Decreto Estadual nº 9.653/2020, que revogou o Decreto n° 9.633/2020, reiterando a situação de emergência na saúde pública do Estado.

O promotor de Justiça Luís Gustavo Soares Alves, autor da ação, esclarece que, em relação à norma estadual, a norma municipal poderá impor restrições adicionais ou flexibilizar as existentes para a abertura de algumas atividades econômicas ou sociais e particulares, desde que fundamentada em nota técnica de autoridade sanitária local, respaldada em avaliação de risco epidemiológico, o que não ocorreu. Essa situação foi constatada, ao se verificar as respostas encaminhadas ao promotor, em razão de diversas recomendações feitas pelo MP.

A primeira delas exigiu que o prefeito executasse e fiscalizasse as medidas de prevenção e enfrentamento à Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional e Internacional, não devendo flexibilizar as medias adotadas em âmbito nacional.

Posteriormente, já com o decreto editado, recomendou-se que apresentasse os estudos técnicos e nota técnica da autoridade sanitária municipal que embasaram a liberação de atividades. Em resposta, foram encaminhados vários documentos, mas nenhum estudo e nota solicitadas.

O promotor também promoveu reunião com a secretária de Saúde de Iporá, Daniela Sallum, que alegou que o município estaria realizando rigorosa fiscalização sobre o cumprimento das medidas de prevenção e controle de contaminação e propagação do coronavírus, estabelecidas como condição para funcionamento das atividades econômicas liberadas.

Luís Gustavo Alves pondera, no entanto, que não é o que se tem observado na cidade. Ele, inclusive, tem testemunhado o descumprimento de várias medias de precauções por parte de comerciantes, trabalhadores e usuários de serviços.
O município, então, encaminhou a Nota Técnica nº 5/2020, que teria subsidiado a norma editada. Para o promotor, o documento, em hipótese alguma, pode ser considerado verdadeiramente como nota técnica, mas, sim, como meras recomendações direcionadas aos estabelecimentos que tiveram seu funcionamento liberado e que não estão sendo cumpridas.

Novo decreto
Mais uma vez, o MP-GO recomendou que o prefeito promovesse nova regulamentação da matéria, visando sua adequação ao decreto estadual, com suspensão de todos os serviços e atividades não essenciais, bem como não liberasse atividades e serviços suspensos pelo decreto estadual sem o devido respaldo técnico. Uma nova reunião foi feita entre as partes, ocasião em que o promotor endossou o teor da recomendação expedida. Ainda assim, nesse mesmo dia, o gestor publicou o Decreto Municipal nº 241/2020, prorrogando e mantendo inalteradas as determinações contidas no Decreto nº 224/2020, motivando, portanto, a propositura da ação.

O MP-GO requereu na ação, liminarmente, além da suspensão dos efeitos do Decreto nº 241/2020, que o município seja proibido de liberar atividades e serviços suspensos por norma estadual, sem respaldo técnico. No mérito, a confirmação do pedido liminar e que o prefeito fique proibido de editar decreto ou revisar a edição do decreto à revelia das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde e sem amparo de nota técnica da autoridade sanitária local. (Texto: Cristiani Honório /Assessoria de Comunicação Social do MP-GO – Arte: Francisco Santos)

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

danilo-gleic-alves-dos-santos
Ex-prefeito Danilo Gleic dá explicação sobre sentença
WhatsApp-Image-2024-03-27-at-06.51
Decisão da Justiça suspende direitos políticos de Danilo Gleic
WhatsApp-Image-2024-03-24-at-13.47
Flagrado prefeito e vereador em ato ilegal para ano eleitoral
WhatsApp-Image-2024-02-21-at-06.48
Entidades goianas de mulheres ativistas reclamam da impunidade
WhatsApp-Image-2024-02-20-at-06.42
MP quer Naçoitan Leite de volta à prisão
danilo-gleic-alves-dos-santos
Ex-prefeito Danilo Gleic dá explicação sobre sentença
WhatsApp-Image-2024-03-27-at-06.51
Decisão da Justiça suspende direitos políticos de Danilo Gleic
WhatsApp-Image-2024-03-24-at-13.47
Flagrado prefeito e vereador em ato ilegal para ano eleitoral
WhatsApp-Image-2024-02-21-at-06.48
Entidades goianas de mulheres ativistas reclamam da impunidade
WhatsApp-Image-2024-02-20-at-06.42
MP quer Naçoitan Leite de volta à prisão