Sábado nos muladeiros chama a atenção com provas de animais

23/04/2022
img-20220423-wa004423042022.jpg

O 14º Encontro Nacional de Muladeiros chega ao seu mais esperado dia, quando são feitas as provas de animais, instante em que animais de alta genética são colocados em competições. 


Neste sábado, 23, as provas de animais é o ponto alto para a avaliação de animais que vieram dos mais diversos estados da federação. Conceituados criadores de animais trouxeram para Iporá exemplares de muares que são grandes exemplos de alta genética. 


Valdjan Terêncio, muladeiro da Associação dos Muladeiros do Oeste Goiano (Amog), coordena no dia de hoje as provas de animais. Logo pela manhã, 8 horas, é feito o Concurso de Morfologia de Jumentos. É feita a marcha do jumento. Às 13 horas, é feita a prova de marcha. Em seguida, competição de burro adulto, mula jovem, mula adulta, amazonas e prova de patrão. 


Também de manhã, na pista de areia, é feita a prova de rédeas, prova de 3 tambores e pega do garrote.


Aos vencedores de cada prova serão entregues prêmios. E o mais importante é o conceito que o animal obtém com uma vitória em competição na maior festa de muares do país. Davi Melo, presidente da Amog, explica que o animal que vence uma prova em Iporá passa a agregar muito mais valor. Por isso, grandes criadores estão em Iporá, dedicando-se muito às competições.

O que achou dessa Notícia?
15 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente