Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

IPORÁ: SIR e SENAR Goiás promovem curso de proteção de nascentes

As nascentes são fontes de água valorosas para a humanidade

Em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado neste mês de março, e dando continuidade as ações do Projeto Água é Vida, a Prefeitura Municipal de Iporá, em convênio e parceria com o Sindicato Rural de Iporá e SENAR Goiás, promovem o curso de proteção da nascente principal e afluentes da bacia do Ribeirão Santo Antônio.

No Dia Mundial da Água, terça-feira, dia 22 de março, a Prefeitura Municipal de Iporá, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMADES, Secretaria de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Educação, em parceria com o Sindicato Rural de Iporá e o SENAR – Goiás, estará dando continuidade ao projeto Água é Vida irão implementar um programa de proteção na nascente principal e afluentes da bacia do Ribeirão Santo Antônio.

O curso será desenvolvido nos dias 22 e 23 de março desse ano e o Sindicato Rural de Iporá abre 16 vagas para inscrição. As propriedades atendidas terão ações de proteção de nascentes e cursos de água e recuperação de fontes para o abastecimento humano, seguindo modelos padrões. Nas áreas de entorno das vertentes serão plantadas espécies nativas da região e isolado o acesso dos animais.

PROGRAMAÇÃO

Conceito de Meio Ambiente
Legislação Ambiental
Práticas Conservacionistas do Solo
Estratégias de Proteção de Nascentes
Implantação Florestal
Sistemas Agroflorestais – SAF
Tratos Culturais e Tratos Fitossanitários

Quem se interessar pelos cursos do Senar deve procurar o Sindicato Rural de Iporá, na Avenida Doutor Neto nº 142, Centro, ou pelo telefone: (64) 3674-3551.

As inscrições também poderão ser feitas através da SEMADES na Prefeitura Municipal de Iporá, localizada na Avenida São José nº 11, Centro, ou pelo telefone (64) 3603-7200.

A Prefeitura Municipal de Iporá através da integração das Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMADES, Secretaria de Obras e Infraestrutura e Secretaria de Educação, estarão executando e acompanhando o levantamento dos produtores, áreas que serão recuperadas e as ações que serão tomadas para recuperação, como reflorestamento, enriquecimento do solo, plantio de mudas, entre outras medidas que serão colocadas em prática no decorrer de 2018 e no planejamento para os próximos anos. Os proprietários contemplados com o projeto se propuseram a destinar as nascentes da sua propriedade à preservação ambiental.

Os produtores rurais passarão por um processo de cadastro municipal, a seleção avaliará principalmente, requisitos que atendiam as demandas do projeto de recuperação.

O programa contempla a bacia do Ribeirão Santo Antônio com a nascente principal e alguns de seus afluentes que fazem o abastecimento da população rural e urbana com água potável, pensando nisso, e preocupado com a sobrevivência do Ribeirão Santo Antônio, o prefeito de Iporá Naçoitan Araújo Leite direcionou o trabalho para que as ações estejam relacionadas à promoção da qualidade de vida, bem como à proteção dos ambientes naturais, em especial, os recursos hídricos do nosso município.

Essas ações fazem parte do Projeto Água é Vida, apresentado no ano passado para ser responsável pelas proteções e recuperações de nascentes na bacia do Santo Antônio.

Estamos realizando esse trabalho no Ribeirão Santo Antônio, mas queremos expandir as ações de prevenção e proteção dos seus afluentes e também nascentes de outras bacias como o Ribeirão da Santa Marta, Córrego Tamanduá e Córrego da Laje, dentre outros. Precisamos proteger os recursos hídricos, que se tornam cada vez mais escassos no munícipio e no nosso estado – ressaltou o prefeito Naçoitan.

A água doce é considerada elemento indispensável para manutenção da vida na Terra. Essa importância, associada à grande possibilidade de sua escassez, faz com que a conservação e a recuperação das nascentes de água se tornem instrumentos essenciais para qualidade de vida, e é importante frisar que a Prefeitura Municipal de Iporá por meio destas ações, estão desenvolvendo o projeto “Água é Vida”, projeto este que visa a conscientização de toda a população em relação a preservação da água, mostrando suas formas de uso, sua importância para a vida e para as gerações futuras.

Fiquem atentos! O período chuvoso está de volta, e o mosquito da Dengue entra em ação, vamos continuar firmes junto com a Prefeitura Municipal na luta contra esse mal. Faça sua parte, ajude a combater o mosquito. Colabore também não colocando o lixo em árvores, ou nos canteiros centrais, utilize as lixeiras da Prefeitura ou Particulares. FAÇA A SUA PARTE!

Prefeitura Municipal de Iporá…O FUTURO É AGORA!

 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-03-04-at-05.25
Estudos da UEG mostram chuvas em decréscimo em Iporá
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-19.23
Justiça exige que córrego seja ambientalmente recuperado
WhatsApp-Image-2024-02-19-at-10.45
União oficializa situação de emergência em municípios goianos
6684a267-436a-439a-8169-cab24b7968ed
Caiado decreta situação de emergência por falta de chuvas
WhatsApp-Image-2024-01-11-at-18.40
Autoridades vieram tratar com produtores sobre crise climática
WhatsApp-Image-2024-03-04-at-05.25
Estudos da UEG mostram chuvas em decréscimo em Iporá
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-19.23
Justiça exige que córrego seja ambientalmente recuperado
WhatsApp-Image-2024-02-19-at-10.45
União oficializa situação de emergência em municípios goianos
6684a267-436a-439a-8169-cab24b7968ed
Caiado decreta situação de emergência por falta de chuvas
WhatsApp-Image-2024-01-11-at-18.40
Autoridades vieram tratar com produtores sobre crise climática