Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Ações práticas valorizaram o curso de Gestão Ambiental da FAI em 2014

A coordenação do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro de Ensino Superior de Iporá-GO, Faculdade de Iporá ressalta que o ano de 2014 foi um ano de muito trabalho, estudos e conhecimento. Novos profissionais estão concluindo o curso e estão aptos para o mercado de trabalho.

As ações práticas do curso foram importantíssimas para a formação de conhecimento dos alunos, ressalta o coordenador.
Abaixo são apresentadas algumas das práticas de ensino realizada pelos docentes do curso em 2014:

a)Educação Ambiental – Trilhas Ecológicas e Manejo de Fauna Silvestre:
Prática de campo realizada na AGROTEC, Diorama-GO, em maio de 2014, teve como objetivo a formação do conhecimento dos alunos sobre educação ambiental além de conhecer a fauna e flora do Cerrado.

 

    

B)Estudo prático de Ecologia Florestal – Levantamento fitossociológico: 

Atividade realizada em setembro com alunos de 2° período, no Parque Ecológico da Cachoeirinha, Iporá-GO. Segundo o biólogo Dhego Ramon, professor da disciplina de Prática de Campo, esse tipo de estudo fornece informações sobre a estrutura dascomunidades de uma determinada área, além de possíveis afinidades entreespécies ou grupos de espécies, acrescentando dados quantitativos a respeito daestrutura da vegetação. Considerando que a fisionomiarepresenta uma característica vegetacional facilmente mensurável, os estudos sobrea composição florística e a ecologia das comunidades vegetais são fundamentaispara embasar quaisquer iniciativas de preservação e conservação dosremanescentes florestais.

 

C)Estudo prático de Recursos Minerais – Granito:

No dia 18 de outubro de 2014 sobre orientação do professor Renato Slepicka (UNESP), os alunos formando do 4º Período foram a campo nas proximidades de Iporá-GO para estudar o Granito e os impacto ambientais causados pela extração. Antes da prática os alunos fizeram uma visita ao laboratório de geologia da UEG- Iporá, foram recebidos e obtiveram conhecimentos específicos da área com Prof. Gustavo Zen F. Neves (Dep. Geografia).
Segundo o professor, ogranito é um tipo comum de rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo, mica e feldspato, tendo como minerais acessórios mica, hornblenda, zircão e outros minerais. É normalmente encontrado nas placas continentais da crosta terrestre.O granito é utilizado como rocha ornamental e na construção civil.

 

D)Estágio em Mato Grosso 2014:

Pelaterceira vez, alunos do curso de Gestão Ambiental participaram do monitoramento da Herpetofauna em Nova Xavantina MT.
Dois alunos do 1° Período do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, Ian da Silva Santos e Tarcísio Batista, sob coordenação do Professor Dhego Ramon, biólogo, especialista em herpetologia, mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, realizaram entre os dias 22 e 23 de outubro, o décimo segundo monitoramento da herpetofauna, nas áreas de influência direta e indireta da empresa Mineradora NXGOLD/SA, localizada em Mato Grosso.
Segundo o biólogo, o Monitoramento Ambiental consiste na realização de medições e/ou observações específicas, dirigidas a alguns poucos indicadores e parâmetros, com a finalidade de verificar se determinados impactos ambientais estão ocorrendo, podendo ser dimensionada sua magnitude e avaliada a eficiência de eventuais medidas preventivas adotadas, ou sejam, são realizados como parte das exigências legais ambientais a empreendimentos causadores de significativo impacto ambiental.
O professor, na oportunidade, parabeniza os alunos pela dedicação, esforço e o bom trabalho realizado em equipe.

 

e)Prática de campo – monitoramento e manejo de fauna (Anfíbios e Répteis):

Alunos do 2° Período foram a campo em novembro passado, para conhecer na prática o herpetofauna do Cerrado, visto que anfíbios são indicadores de qualidade ambiental. Os alunos que durante quatro meses estudaram em sala de aula a teoria, assuntos como: Ecologia de Populações e Comunidades, Monitoramento e Levantamento Ambiental e Métodos de Estudo em Biologia da Conservação e Manejo da Vida Silvestres, foram fundamentais para o bom desempenho em campo. A prática foi na fazenda Tamanduá, área até bem próximo da cidade de Iporá-GO. 


 E) Educação Ambiental e Sustentabilidade- ENGMED:

 

Alunos na Câmara Municipal

 

 

Por fim, no dia 10 de novembro os alunos foram até a câmara municipal de Iporá, a convite do colégio ENGEMED para assistir uma palestra sobre meio Ambiente e Sustentabilidade. Durante o evento, foi homenageado OívilisMorbeque. Os palestrantes foram: Geógrafo Dr. Flávio (UEG Iporá) e biólogo MSc. Dhego Ramon. (Coordenador do Curso de Gestão Ambiental FAI).

 F) Vestibular 2015/1:

Abaixo são apresentadas algumas informações gerais sobre o curso.

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
GRAU: (1120519) Tecnológico em GESTÃO AMBIENTAL
CONCEITO MEC: 3
MODALIDADE: Educação Presencial – Portaria 385 de 19/09/2011.
DATA DE INÍCIO DO FUNCIONAMENTO DO CURSO:06/02/2012
CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 1700 horas
PERIODICIDADE (INTEGRALIZAÇÃO):4 semestres / 2 anos – Noturno
VAGAS AUTORIZADAS: 200
COORDENADOR: MSc° Dhego Ramon dos Santos – Graduação em Ciências Biológicas, UEG (2009) Mestrado em Ecologia e Conservação (UNEMAT 2012). Foi estagiário e pesquisador do IBAMA e ICMBio de 2007 a 2010. Pesquisador da Reserva Ambiental da AGROTEC de Diorama – GO.

 

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Formar profissionais com visão integrada do meio ambiente, que possam minimizar e gerir os problemas ambientais em diversos segmentos da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de sua região e para a melhoria da qualidade de vida.

A ONDE O ALUNO PODE ATUAR DEPOIS DE FORMADO?

Organizações não Governamentais; Prefeituras; Indústrias; Empresas de Saneamento Urbano; Unidades de Conservação; Instituições Públicas e Privadas (Escolas, Faculdades, Universidades, IBAMA, ICMBIO, Ministério do Meio ambiente, Agência Nacional da Água, Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, Secretarias Estaduais e Municipais de Meio Ambiente); Ministério Público Federal e Estadual; Sebrae; Senai; FIEG; Federações da Agricultura, Órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural; Conselhos Profissionais Nacionais e Regionais; Escritórios e Empresas de consultoria, além do Batalhão de Polícia Ambiental da PM ou Delegacia de Meio Ambietal – DEMA, da Polícia Civil de Goiás.

MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO

Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs no Rio Caiapó, Indústria Sucroalcooleira e a exploração de minérios pela empresa VOTORANTIN e Montes Claros de Goiás; Pisciculturas, Consultoria Ambiental, etc…

PROFESSORES
Especialistas, Mestres e Doutores
DISCIPLINAS ESPECIFICAS DO CURSO:
Ao final do curso os alunos terão conhecimento sobre: Problemas Ambientais, Reciclagem e Reutilização de Resíduos; Ecologia I – Populações e Comunidades; Educação Ambiental e Estudos Geográficos; Oficina I- Prática: Instrumentos de Avaliação de Impacto Ambiental; Estatística e Ecologia Numérica; Química Ambiental; Ecologia II -Ecossistemas Terrestres, Aquáticos e Interfaces; Biologia da Conservação; Oficina II – Prática de campo em ecologia animal e vegetal; Metodologia de Pesquisa Científica; Resíduos, Saneamentos e Tratamentos de Efluentes; Legislação Ambiental, Regulamento, Laudos e Pareceres; Auditoria e Controle Ambiental; Políticas Públicas, Investimentos e Desenvolvimento Sustentável; TC I e II – Projeto Técnico/ Artigo; Recursos Energéticos e Conservação; Recuperação e Avaliação de Áreas Degradadas; Recursos Naturais, Hídricos e Unidades de Conservação; Planejamento e Projetos de Viabilidade Ambiental. Plano de Negócios Ambientais; Geoprocessamento em Estudos Ambientais; Recursos Minerais ePerícia Ambiental.

Informativo:
A coordenação do curso informa que as aulas terão início em 26/01/2015 e que todos os candidatos aprovados devem comparecer no primeiro dia de aula, um dos mais importante, devido a há uma programação exclusiva somente nessa dia (19hs as 22hs).

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-03-at-06.33
Dia feliz de grande público no III Festival de Pesca
WhatsApp-Image-2024-04-02-at-23.10
CEPI Aplicação exercita alunos com operação de resgate
WhatsApp-Image-2024-03-04-at-05.25
Estudos da UEG mostram chuvas em decréscimo em Iporá
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-19.23
Justiça exige que córrego seja ambientalmente recuperado
WhatsApp-Image-2024-02-19-at-10.45
União oficializa situação de emergência em municípios goianos
WhatsApp-Image-2024-04-03-at-06.33
Dia feliz de grande público no III Festival de Pesca
WhatsApp-Image-2024-04-02-at-23.10
CEPI Aplicação exercita alunos com operação de resgate
WhatsApp-Image-2024-03-04-at-05.25
Estudos da UEG mostram chuvas em decréscimo em Iporá
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-19.23
Justiça exige que córrego seja ambientalmente recuperado
WhatsApp-Image-2024-02-19-at-10.45
União oficializa situação de emergência em municípios goianos