AMORINÓPOLIS: Há reclamações sobre novo local escolhido para jogar lixo

06/08/2019
c0c5de9c-4ebb-4f5c-9c53-e21d019b315f06082019.jpg

Um grupo de produtores rurais em área localizada próxima a cidade de Amorinópolis, mas já em gleba da Fazenda Santa Marta, procurou a reportagem do Oeste Goiano na tarde desta segunda-feira, 5, para reclamar sobre o fato do prefeito Sílvio Isac ter escolhido local próximo a estas propriedades para jogar o lixo da cidade.


O local, que é propriedade da Prefeitura de Amorinópolis, de área de cerca de um alqueire, é um topo de um morro, mas que está sendo aplainado com máquinas pesadas para receber o lixo da cidade. Na reclamação de produtores rurais consta que a atitude do prefeito é precipitada e totalmente errada, uma vez que lixo no local vai afetar nascentes que brotam desta área de relevo alto.


Os produtores relatam que maquinários estão trabalhando no local, afetando totalmente a geografia do ambiente e que a iniciativa é sem um estudo prévio, sem um amparo técnico e que vai afetar as circunvizinhanças. As obras começaram no final de semana para preparo do local. Inconformados, esses produtores procuraram o Ibama, onde foram orientados de que por se tratar de obra pública é assunto de Ministério Público. No MP, ainda não conseguiram protocolar a denúncia, mas o que será feito nesta quarta-feira, 7, quando estará na cidade o titular de promotoria para assuntos desta natureza.


A reportagem procurou o prefeito Sílvio Isac para ouvi-lo sobre o assunto. Ele admite que o que está sendo feito no local não tem, de fato, uma legalização documental, mas é atitude emergencial, às pressas, pois a cidade não tem mais onde colocar lixo, já que o lixão ao lado da cidade, está totalmente cheio, com área toda soterrada de resíduos ali jogados.


Sem local para colocar o lixo da cidade e sem tempo para uma obra com mais planejamento e a devida documentação, o prefeito afirma que foi obrigado a tomar essa atitude rápida. E afirma que se for impedido de colocar lixo no local, quer indagar dos que reclamam sobre o que fazer com o lixo que diariamente é coletado nas ruas de Amorinópolis???


Sobre os impactos ambientais, ele ameniza as acusações, dizendo que as nascentes não estão tão próximas do local onde o lixo será jogado. Um dos assessores do prefeito nos afirmou que, sobre nascentes será feito um descarte de resíduos sólidos de forma que o chorume seja vertido em lado contrário ao das nascentes. O assessor afirma que foi feito um estudo ambiental do local e que o mesmo foi tido como adequado. Ao nos ser informado sobre o profissional que fez o estudo, entramos em contato com o mesmo, mas ele não enviou mensagem confirmando ou negando esse embasamento técnico para o novo local onde a Prefeitura de Amorinópolis vai jogar o seu lixo.


Ainda sobre novo local para jogar lixo, o prefeito Sílvio Isac afirma que qualquer local que for escolhido não irá agradar os circunzinhos e destaca que o mais importante é atender uma necessidade da cidade, jogar o lixo em valas, soterrá-lo. É o que pretende fazer e salienta que a população de Amorinópolis entende a sua urgência e necessidade em resolver esse problema. Ele relembra que o ex-prefeito João Duvino (PSDB) foi punido por ter sido omisso com a questão do lixo em Amorinópolis e destaca que isso não acontecerá com ele, já que busca solução.

O que achou dessa Notícia?
12 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.