Audiência pública de iniciativa de vereadora trouxe contribuições sobre forma de lidar com lixo urbano

13/05/2021
viviane-specian-audiencia-publica13052021.jpg

Especialistas da área ambiental mostraram como Iporá poderia resolver seu problema com aterro que se tornou lixão

Na noite da última quarta-feira, dia 12 de maio, aconteceu, via canal de YouTube da Câmara Municipal de Iporá, a Audiência Pública Virtual “DESTINO FINAL PARA O LIXO PRODUZIDO EM IPORÁ GO: PROBLEMAS E SOLUÇÕES”, proposta pelo Mandato da Vereadora Viviane Specian, com apoio da Comissão de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária da Câmara Municipal de Iporá, da qual ela faz parte como presidente.


Segundo informações da Vereadora Viviane Specian, a audiência pública teve um público expressivo e uma excelente participação via chat com exposição de dúvidas e sugestões.


Os palestrantes trouxeram excelentes contribuições. Estiveram presentes como convidados debatedores o professor Marcelo Rodrigues Mendonça/LABOTER/IESA/UFG, ex-Secretário Municipal de Meio Ambiente de Catalão - GO, que apresentou as experiências desenvolvidas neste município, destacando: implantação do Complexo do Aterro Sanitário, Coleta Seletiva e construção de Parques Ecológicos. Sua fala mostrou caminhos que Iporá pode seguir para resolver e/ou minimizar os problemas com resíduos sólidos em nossa cidade. Algumas sugestões dependem mais da vontade política da gestão município e da participação da sociedade.


E também se fez presente Thiago Elias Rosa engenheiro ambiental e responsável técnico do Aterro Sanitário do Município de Catalão/GO, trazendo informações valiosíssimas sobre o processo de implantação e funcionamento do Aterro Sanitário e Coleta Seletiva.


Representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMADES), esteve presente o diretor Guilherme Bueno, trazendo um panorama da situação atual dos resíduos sólidos do nosso município. 


De acordo com a vereadora “ações como a audiência pública de ontem são essenciais para que possamos debater junto a população e aos Poderes Públicos Municipais, as demandas do nosso município”. A vereadora Viviane Specian frisou que seu mandato à frente da Comissão de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária da Câmara de Vereadores está à disposição da população e da SEMMADES para que novas audiências e outras atividades nesse sentido ocorram, além de cobrar do Executivo, através da SEMMADES ações concretas para as demandas ambientais.

O que achou dessa Notícia?
12 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente