Chuvas chegam em Iporá devido frente fria sobre o Atlântico

11/10/2020

Baseado nos dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e do Instituto Nacional de Meteorologia, o Laboratório de Climatologia do curso de Geografia da UEG – Unidade de Iporá, informa que há previsão de chuva para região de Iporá entre os dias 10 e 16 de outubro, em razão da atuação de uma frente fria sobre o Oceano Atlântico que canaliza umidade da região norte em direção ao centro-oeste e sudeste do Brasil, conforme demonstrado na imagem do satélite GOES 16.




O modelo de previsão utilizado pelo INMET (COSMO) demonstra que há possibilidades de chuva entre os dias 10 e 16 de outubro. Nas imagens a seguir, as áreas que tendem de vermelho ao rosa referem-se à probabilidade de 50 a 90 milímetros de chuva acumulados em 24h. Nas áreas que prevalecem a cor branca indica ausência de chuva. Conforme o modelo há probabilidade de maior volume de chuva na região de Iporá-GO nos dias 12 e 16 de outubro.





A região de Iporá, assim como boa parte de todo Estado de Goiás, enfrenta um período seco um pouco atípico. A região está desprovida de chuva acima de 5 milímetros desde o mês de maio de 2020. Portanto, são mais de 5 meses sem chuva na região.



Ainda conforme os dados do CPTEC há uma probabilidade de redução do volume de chuva previsto para o trimestre (outubro, novembro e dezembro) de 50% a 70%, ou seja, uma tendência de redução dos volumes de chuva nos meses de outubro, novembro e dezembro.





Fonte: CPTEC (2020)
Os dados tratam de previsão, no entanto servem de alerta para toda sociedade, pois a redução do volume de chuva pode afetar diretamente a agricultura, o setor hidroelétrico e o volume de água disponível para abastecimento dos centros urbanos.

O que achou dessa Notícia?
13 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.