Estudo científico lista novas espécies de plantas para Iporá

09/05/2020
fig309052020.jpg

Uma pesquisa realizada por biólogos da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Iporá em parceria com o Instituto de Botânica de São Paulo e a National Science Foundation dos Estados Unidos identificou 38 novas espécies de plantas para o município de Iporá. 


Amostras dessas plantas foram coletadas durante expedições realizadas na Área de Proteção Ambiental Morro do Macaco durante no ano de 2010 e identificadas no ano de 2011.


Essas espécies não possuem nomes populares pois fazem parte de um grupo denominado briófitas, plantas mais antigas e bastante pequenas. Como não são utilizadas pelos iporaenses, elas costumam ser conhecidas apenas como lodo ou musgo. Mas com o uso de lupas é possível observar que elas possuem diversas formas.


Elas são muito importantes para o ambiente, pois ajudam a segurar umidade e a proteger o solo da erosão, favorecem a germinação de sementes nas áreas arborizadas e podem ser utilizadas para produzir medicamentos e descontaminar o solo.


Parte desse estudo foi publicado na revista científica NEOTROPICAL BIOLOGY AND CONSERVATION e outra parte na revista internacional CRYPTOGAMIE, BRYOLOGIE.


Essa pesquisa foi a única pesquisa feita em Iporá e região sobre briófitas. Por meio dela, uma nova espécie vegetal foi encontrada na região Centro-Oeste do Brasil e uma nova espécie foi descrita Archidium oblongifolium.


Archidium oblongifolium é um patrimônio de Iporá, pois não é encontrada em nenhum outro ambiente do planeta, apenas no Morro do Macaco.


Dessa forma, é necessário aumentar a valorização e proteção dessa área, para que essa espécie não seja extinta.


Para conhecer o estudo completo, é só acessar os links:


http://revistas.unisinos.br/index.php/neotropical/article/viewFile/nbc.2016.113.03/5626


http://sciencepress.mnhn.fr/en/periodiques/bryologie/36/3/archidium-oblongifolium-archidiaceae-subg-archidiella-new-species-brazil

O que achou dessa Notícia?
8 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.