FAI estimulou escola municipal para Conferência de Meio Ambiente

08/09/2013
conferencia-de-meio-ambiente-infantil-01.jpg

Alunos da Escola Jorcelino Barbosa ao receber a mensagem de educação ambiental

Com participação do professor Dhego Ramon, da Faculdade de Iporá (FAI), os alunos da Escola Municipal Jorcelino Barbosa foram levados à uma reflexão sobre questões ecológicas em evento denominado de Conferência Municipal Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. Isso foi no dia 31 de agosto na própria escola, localizada no Jardim Monte Alto, em Iporá. Do evento foram nomeados dois delegados da escola para participarem da Conferência Estadual.


“Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. A conferência estimula o debate de propostas para tornar ainda mais efetiva a aplicação das leis que normatizam a educação, em particular o Plano Nacional de Educação, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei nº 9.394/1996) e a Lei nº 9.795/1999, que estabelece a Política Nacional de Educação Ambiental.


O professor Dhego Ramon é Biólogo formado em Ciências Biológicas (UEG, 2009), Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UNEMAT, 2012) coordenador do Curso de Gestão Ambiental e Agronegócio do Centro de Ensino Superior de Iporá-GO, com amplo conhecimento em educação ambiental e sustentabilidade, foi o convidado especial para palestrar sobre os seguintes temas diversos: Água, terra, fogo e ar: foco em sustentabilidade ecológica.


Segundo o professor é importe a participação não só das crianças, jovens e adolescentes, como também os pais e toda sociedade em eventos desta magnitude, visto que o meio ambiente e interesse coletivo de todos. Segundo ele, foram poucas escolas da região, que realizaram a conferência.


O professor, em nome da Faculdade de Iporá, disse ser grato ao convite da direção da escola Jorcelino e a Secretária Municipal de Educação de Iporá-GO, e se dispõem, juntamente como departamento de Gestão Ambiental, para quaisquer atividades ligadas ao meio ambiente de nossa região.


O que é uma Conferência de Meio Ambiente dentro de uma escola


A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.
Nesse momento, cada escola: construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. A escola elaborará um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA, a ser colocado em prática após o evento; criará um material de educomunicação para divulgar o projeto; elegerá um delegado ou delegada (e suplente); e compartilhará o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.




O que achou dessa Notícia?
5 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.