Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

FAI reinicia curso com objetivo de visão integrada do meio ambiente

Para os que foram aprovados na primeira fase do vestibular do curso de Gestão Ambiental na Faculdade de Iporá está sendo informado que estes devem estar procurando a secretaria desta faculdade para se matricularem. Isto está sendo feito desde ontem, 19 de janeiro.

As aulas terão início em 26/01/2015 às 19hs. Dhego Ramon, biólogo coordenador do curso, afirma que todos os alunos aprovados devem comparecer no primeiro dia de aula, que haver programação exclusiva somente nesse dia (19hs as 22hs).

O coordenador do curso afirma que o objetivo é formar profissionais com visão integrada do meio ambiente, que possam minimizar e gerir os problemas ambientais em diversos segmentos da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de sua região e para a melhoria da qualidade de vida.

Tecnologia em Gestão Ambiental, Vestibular 2015/1

O clima está mudando no mundo todo. Seca, falta de água, matéria prima, perda na agricultura, calor insuportável. Como as organizações estão se comportando socialmente diante de taisproblemas? Para isso existem vários profissionais para estudar e propor soluções para esses problemas, um deles é o Tecnólogo Gestão Ambiental.

A gestão ambiental é um assunto bastante preocupante nos dias de hoje, pois devido ao problema do aquecimento global as organizações estão se empenhando cada vez mais para evitar que este dano nos deixe sem saída. Para isso as empresas estão visando à responsabilidade social esperada por elas conscientizando-se melhor sobre o meio ambiente, sobre a utilização dos recursos e o destino dos resíduos. Os impactos causados pela natureza e a produção de resíduos poluidores também é um termo preocupante para as empresas, visando sua permanência no mercado.

Para quem não saber, a gestão ambiental ou gestão de recursos ambientais é a administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, incluindo fontes de energia, renováveis ou não. Fazem parte também do arcabouço de conhecimentos associados à gestão ambiental técnicas para a recuperação de áreas degradadas, técnicas de reflorestamento, métodos para a exploração sustentável de recursos naturais, e o estudo de riscos e impactos ambientais para a avaliação de novos empreendimentos ou ampliação de atividades produtivas.

Em paralelo, o aumento da procura pelas empresas de profissionais especializados em técnicas de gestão ambiental motivou o surgimento de cursos superiores voltados para a formação desses profissionais, tais como os de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental, de Tecnólogo em gestão ambiental, de Engenharia Ambiental, Bacharelado em Gestão Ambiental e Tecnologia do Meio Ambiente; além de Especializações em Gestão Ambiental.

FASES DO VESTIBULAR 2015/1

A Faculdade de Iporá oferece o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental desde 2012, duas turmas já se formaram e nossos profissionais estão atuando hoje no mercado na região. A SEGUNDA FASE do vestibular está com inscrições abertas.

INFORMAÇÕES MAIS ESPECIFICAS SOBRE O CURSO DA FAI

• CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
• GRAU: (1120519) Tecnológico em GESTÃO AMBIENTAL
• CONCEITO MEC: 3
• MODALIDADE: Educação Presencial – Portaria 385 de 19/09/2011.
• DATA DE INÍCIO DO FUNCIONAMENTO DO CURSO: 06/02/2012
• CARGA HORÁRIA MÍNIMA: 1700 horas
• PERIODICIDADE (INTEGRALIZAÇÃO): 4 semestres / 2 anos – Noturno
• VAGAS AUTORIZADAS: 200
• COORDENADOR: MSc° Dhego Ramon dos Santos – Graduação em Ciências Biológicas, UEG (2009) Mestrado em Ecologia e Conservação (UNEMAT 2012). Foi estagiário e pesquisador do IBAMA e ICMBio de 2007 a 2010. Pesquisador da Reserva Ambiental da AGROTEC de Diorama – GO. Consultor em herpetologia da empresa NX GOLD SA.

ÁREA DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

Organizações não Governamentais; Prefeituras; Indústrias; Empresas de Saneamento Urbano; Unidades de Conservação; Instituições Públicas e Privadas (Escolas, Faculdades, Universidades, IBAMA, ICMBIO, Ministério do Meio ambiente, Agência Nacional da Água, Secretaria Nacional de Recursos Hídricos, Secretarias Estaduais e Municipais de Meio Ambiente); Ministério Público Federal e Estadual; Sebrae; Senai; FIEG; Federações da Agricultura, Órgãos de Assistência Técnica e Extensão Rural; Conselhos Profissionais Nacionais e Regionais; Escritórios e Empresas de consultoria, além do Batalhão de Polícia Ambiental da PM ou Delegacia de Meio Ambietal – DEMA, da Polícia Civil de Goiás.

MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO

Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs no Rio Caiapó, Indústria Sucroalcooleira e a exploração de minérios pela empresa VOTORANTIN e Montes Claros de Goiás; Pisciculturas, Consultoria Ambiental além de poder montar seu próprio negócio.

PROFESSORES
Especialistas, Mestres e Doutores

DISCIPLINAS ESPECIFICAS DO CURSO:
Ao final do curso os alunos terão conhecimento sobre: Problemas Ambientais, Reciclagem e Reutilização de Resíduos; Ecologia I – Populações e Comunidades; Educação Ambiental e Estudos Geográficos; Oficina I- Prática: Instrumentos de Avaliação de Impacto Ambiental; Estatística e Ecologia Numérica; Química Ambiental; Ecologia II – Ecossistemas Terrestres, Aquáticos e Interfaces; Biologia da Conservação; Oficina II – Prática de campo em ecologia animal e vegetal; Metodologia de Pesquisa Científica; Resíduos, Saneamentos e Tratamentos de Efluentes; Legislação Ambiental, Regulamento, Laudos e Pareceres; Auditoria e Controle Ambiental; Políticas Públicas, Investimentos e Desenvolvimento Sustentável; TC I e II – Projeto Técnico/ Artigo; Recursos Energéticos e Conservação; Recuperação e Avaliação de Áreas Degradadas; Recursos Naturais, Hídricos e Unidades de Conservação; Planejamento e Projetos de Viabilidade Ambiental. Plano de Negócios Ambientais; Geoprocessamento em Estudos Ambientais; Recursos Minerais e Perícia Ambiental.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-03-at-06.33
Dia feliz de grande público no III Festival de Pesca
WhatsApp-Image-2024-04-02-at-23.10
CEPI Aplicação exercita alunos com operação de resgate
WhatsApp-Image-2024-03-04-at-05.25
Estudos da UEG mostram chuvas em decréscimo em Iporá
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-19.23
Justiça exige que córrego seja ambientalmente recuperado
WhatsApp-Image-2024-02-19-at-10.45
União oficializa situação de emergência em municípios goianos
WhatsApp-Image-2024-04-03-at-06.33
Dia feliz de grande público no III Festival de Pesca
WhatsApp-Image-2024-04-02-at-23.10
CEPI Aplicação exercita alunos com operação de resgate
WhatsApp-Image-2024-03-04-at-05.25
Estudos da UEG mostram chuvas em decréscimo em Iporá
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-19.23
Justiça exige que córrego seja ambientalmente recuperado
WhatsApp-Image-2024-02-19-at-10.45
União oficializa situação de emergência em municípios goianos