Nove anos de Parque Ecológico de Iporá: da ideia à concretização

10/09/2019
parque-ecologico-de-ipora-set-201910092019.jpg

Há nove anos, mais precisamente em 07 de setembro de 2010, dava-se início pelo serventuário da justiça Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza ao projeto acadêmico de conclusão do curso de Pós-Graduação em Responsabilidade Social e Ambiental, pela UniEvangélica de Anápolis, denominado “RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA NASCENTE GROTA SECA”, que culminou com a criação do PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO DE IPORÁ (NASCENTE GROTA SECA), criado em 17 de maio de 2012, através da Lei nº 1.501, com área de 14.018,35m².


Depois do primeiro plantio de mudas na área que culminou criação do parque, em outubro de 2010, estima-se que existam atualmente, em fase de crescimento, das plantadas, aproximadamente 1.500 mudas, de 60 espécies diferentes, todas do Domínio Morfoclimático do Cerrado e nativas da área do parque e da região do município de Iporá.


Conforme uma das imagens em anexo, tirada na tarde de 8 de setembro de 2019, percebe-se 4 espécies de Mutum, significando que, aos poucos, a fauna vem repovoando a área.


Muito ainda precisa ser feito no parque, como plantio de mais mudas, sistema de contenção de erosão e construção de infraestrutura indispensável para receber visitas da comunidade local e regional, bem como da comunidade científica, acadêmica e escolar.


Mesmo com todas as dificuldades e adversidades enfrentadas pelo parque, ele é um bom exemplo a ser seguida pelo poder público, quando se fala em recuperação de área degradada com baixo custo.


Espera-se que num futuro próximo o parque receba das autoridades públicas municipais a atenção necessária para torná-lo acessível à comunidade local e regional, especialmente para visitação.


Oívlis está em fase final de elaboração de documento a ser impresso pela Editora Oeste Goiano, abordando a história do Parque Municipal Ecológico de Iporá, faltando apenas alguns ajustes e espera-se ainda para este ano sua publicação.

O que achou dessa Notícia?
19 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.