Pesquisadores encontram 103 espécies de aves no Morro do Macaco

25/03/2020
foto5-1-25032020.JPG

Além das belas paisagens e a vista da região que proporciona aos seus visitantes, a Área de Proteção Ambiental Morro do Macaco (APA Morro do Macaco), localizada no município de Iporá, possui uma rica diversidade de aves. 


Um estudo realizado pelos biólogos Alex Batista Moreira Rios (do IF Goiano Campus Rio Verde), Amanda Rodrigues de Araújo e Daniel Blamires (ambos da UEG, Unidade Universitária de Iporá) foi publicado na revista científica Atualidades Ornitológicas, no ano passado (2019). Durante expedições mensais realizadas na APA


Morro do Macaco, entre maio de 2017 a abril de 2019, eles registraram 103 espécies de aves, encontradas principalmente nas áreas de mata e vegetação campestre.


Três espécies que só existem no Cerrado foram encontradas na APA Morro do Macaco: o chorozinho-de-bico-comprido (Herpsilochmus longirostris), a gralha-do-campo (Cyanocorax cristatellus) e o batuqueiro (Saltatricula atricollis). Esse trabalho também confirmou que o Morro do Macaco abriga três espécies ameaçadas de extinção: tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus), arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) e jandaia-de-testa-vermelha (Aratinga auricapillus).


Esses resultados reforçam o quanto a pesquisa científica é importante para se conhecer o patrimônio natural de Iporá e região e o quanto é necessário proteger o Morro do Macaco da destruição.


Para conhecer o estudo completo, é só acessar o link:


https://www.researchgate.net/publication/339581767_Aves_da_Area_de_Protecao_Ambiental_Morro_do_Macaco_em_Ipora_estado_de_Goias_Brasil

O que achou dessa Notícia?
13 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.