Prefeito Naçoitan Leite participou de ação conjunta que promoveu o plantio de mudas visando preservar e recuperar nascentes do Ribeirão Santo Antônio

02/10/2017
plantio-de-mudas02102017.jpg

Prefeito Naçoitan quer soma de ações para recuperação ambiental da bacia do Santo Antônio

Quando há uma crise de abastecimento de água, muito se fala sobre rios e reservatórios. Mas a origem de todos os males são nascentes, as quais não têm recebido a devida atenção.


Com essa questão em foco, a Prefeitura Municipal de Iporá juntamente ao Sindicato Rural de Iporá – Diorama e Israelândia e Senar, fizeram uma ação conjunta no plantio de mudas de árvores visando preservar e recuperar as nascentes do Ribeirão Santo Antônio.


O ato ambiental ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 29 de setembro, quando além de todos os participantes de um curso do Senar, contou também com a presença do prefeito Naçoitan Leite, tesoureiro do Sindicato Nilton Pereira e os meios de comunicação (Rádio Rio Claro e Nova Onda FM).


Todos estão preocupados e tentando desenvolver um trabalho de preservação das nascentes do Santo Antônio.


O trabalho tem a finalidade de mobilizar os produtores rurais e desenvolver ações de orientação com o plantio de mudas para recuperar as matas ciliares, conservar as nascentes e levar tecnologia para promover a retenção da cobertura vegetal e captação de água da chuva para consumo humano.


Cumprindo-se, o que antes foi acordado pela administração municipal, quando foi anunciado que a cada 1 árvore retirada (centro da cidade no novo modelo de estacionamento em escamas e instalação de câmeras de segurança), há a intenção de plantar 10 novas para substituir.


Estará sendo feito esse replantio as margens do Santo Antônio, no intuito de recuperar a mata ciliar, que vem sofrendo com o desmatamento e pisoteamento de animais.


O objetivo é retomar a segurança hídrica do Ribeirão, tendo em vista que essas nascentes influem diretamente no nosso manancial, que é responsável pelo abastecimento da nossa cidade. A Administração protocolou na Câmara Municipal na semana passada, um Projeto de Lei que institui a proteção e cercamento das nascentes e de margens do córrego Santo Antônio, manancial que abastece a cidade de Iporá.


Além de plantio, está previsto o cercamento dessas áreas em torno da nascente, para evitar a ação de pessoas e animais. Quando o animal pisoteia, o lençol rebaixa, e a gente perde a nascente.


Causa risco muito grande ao manancial.


Prefeitura Municipal de Iporá…O FUTURO É AGORA!

O que achou dessa Notícia?
12 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

1 comentário

  • ARNON GERALDO FERREIRA 06/10/2017

    Parabenizo a atitude da Administração Municipal, mesmo que tardia as ações pois pra se recuperar o que foi degradado demorara muito e não basta apenas plantar e sim o principal é o cuidar e manter as áreas plantadas, através de um trabalho de conscientização e incentivos dos produtores. de toda a bacia alimentadora do rio Caiapó. pois logo Iporá também terá que buscar água lá a exemplo de Arenópolis.

Comente

Faça seu Login

Use sua conta do Oeste Goiano.