Professor da FAI recebe autorização federal para pesquisa na região

13/09/2013
dhego ramon ipora  fai.jpg

O professor Dhego Ramon, do Centro de Ensino Superior de Iporá, recebeu do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO, através do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade – SISBIO, autorização para atividades com finalidade científica, número: 40817-1


O trabalho de pesquisa intitulado: LEVANTAMENTO HERPETOFAUNISTICO DA RESERVA AMBIENTAL DA AGROTEC, DIORAMA-GO, BRASIL, tem como objetivo geral, realizar o levantamento contínuo de espécies da herpetofauna (anfíbios e répteis), a fim de determinar a riqueza de espécies, bem como averiguar todo e qualquer impacto sobre a herpetofauna local, e propor medidas mitigatórias de modo a minimizar ou eliminar os possíveis impactos, que possam vir a surgir na reserva, com o avanço da soja na região, afirma o professor.


A reserva ambiental da Agrotec - Associação Agroecologia de Pequenos Produtores (16°14’52” S; 51°16’55”W), consiste em um grande fragmento de Cerrado, isolado, localizado a 3 km da zona urbana da cidade Diorama, região Oeste de Goiás. Seu território abrange 125 hectares, compostos por um mássico de formações vegetais, como: mata seca, mata ciliar, cerrado strictu sensu, campo sujo úmido, veredas, além de áreas de capões. O local possui uma infraestrutura como: alojamento completo e laboratórios de pesquisa com plantas medicinais.


O professor ressalta a importância desse tipo de estudo, uma vez, que, anfíbios e répteis são considerados ótimos modelos para estudos de fragmentação, pois o grau de isolamento dos remanescentes ajuda a determinar, quão severas podem ser as mudanças na composição das comunidades. Até o momento, foram reconhecidas 946 espécies de anfíbios e 744 espécies de répteis naturalmente ocorrentes no Brasil.


De acordo com ele, á área contem uma biodiversidade significava (aves, répteis, anfíbios e insetos) que está sendo estudada por pesquisadores da UEG-Iporá (Universidade Estadual de Goiás) e FAI (Centro de Ensino Superior de Iporá).


A pesquisa terá duração de 12 meses. Fazem parte da equipe os biólogos Esp. Rander Carlos (Secretário de Meio Ambiente de Diorama-GO), Esp. Jefferson Eduardo (Faculdade de Iporá), o Gestor Ambiental Esp. Aparecido Pedro (Faculdade de Iporá) e alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da FAI, alunos, estes que segundo o professor, estão sendo preparados ao longo do curso, para as atividades de manejo, contenção de animais silvestres in sito.


Dhego Ramon dos Santos, é biólogo, graduado em Ciências Biológicas (UEG, 2009), mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UNEMAT, 2012) foi estagiário do IBAMA/RAN/MT (2008 – 2009) especialista em Herpetologia, professor e coordenador do curso de Gestão Ambiental e Agronegócios da Faculdade de Iporá.


O professor disse ser grato a gerente administrativa da Agrotec, Solange Castro, por todo apoio e consideração.

  • Biólogo Dhego Ramon em atividade
  • Biólogo Dhego Ramon em atividade
  • Biólogo Dhego Ramon em atividade
  • Biólogo Dhego Ramon em atividade
  • Biólogo Dhego Ramon em atividade
O que achou dessa Notícia?
12 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

2 comentários

  • Milene Lopes 13/09/2013

    Parabéns Prof. Dhego, sucesso!!!!
  • Maiara Abreu 13/09/2013

    Parabéns por mais esta conquista professor Dhego Ramom.....

Comente

Faça seu Login

Use sua conta do Oeste Goiano.