Secima realiza visita técnica na região do Oeste Goiano

23/08/2018
whatsapp-image-2018-08-21-at-15294623082018.jpeg

O titular da Secima, Hwaskar Fagundes realizou, no último sábado (18/08), a convite da Associação dos Produtores do Vale do Araguaia (Aprova), uma visita técnica ao Vale do Araguaia. Ele estava acompanhado do superintendente de Licenciamento e Fiscalização, Gustavo Soares; do secretário-executivo dos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, João Ricardo Raiser; e do gerente de Outorga, Fernando Morato.


Na ocasião, a equipe da Secima teve a oportunidade de verificar in loco o alto grau de tecnologia empregado na produção de alimentos irrigados. Segundo o secretário, foi produtivo “sair do gabinete e do conforto do ar condicionado e vir a campo”.


Hwaskar Fagundes disse que ficou impressionado como os produtores conseguiram transformar uma terra infértil, composta de 80% de areia e somente 20% de argila, em campeãs de produtividade com duas safras anuais, marcas várias vezes superiores à média nacional - 50 sacos/hectares feijão que correspondem a 10% da produção nacional nos meses de junho e julho, e 70 sacos de soja/hectare plantado no mês de outubro com custo baixo utilizando o adubo residual do feijão que permanece no solo.


Meio ambiente


O que também impressionou os visitantes foram os cuidados com a preservação do meio ambiente. São adotadas ações como o plantio de milhares de árvores nativas, proteção de nascentes, utilização de equipamentos de irrigação de alta performance que são acionados complementarmente em um período onde os reservatórios estão plenos com as águas remanescentes das chuvas de verão.


Estações fluviométricas telemétricas para medição da vazão dos rios em tempo real, e hidrômetros que também em tempo real registram a quantidade de água utilizada são outras medidas adotadas pelos agricultores da região. Na opinião do secretário e sua equipe, a visita serviu para “ desmistificar “ que a atividade desenvolvida pelos associados da Aprova é prejudicial ao meio ambiente, constaram a real possibilidade da convivência da produção de alimentos com a preservação ambiental.


Na ocasião, o secretário Hwaskar Fagundes recebeu dos produtores e prefeitos placa de homenagem comemorativa da visita. A prefeita de Itapirapuã Zelia Camelo de Oliveira, testemunhou a nova dinâmica implantada na Secima. “Senhor secretário, sou prefeita de Itapirapuã em segundo mandato, concluí toda a rede de captação de esgoto e há mais de três anos aguardava a licença de funcionamento da estação de tratamento. Após uma visita ao senhor, na qual relatei minhas dificuldades o senhor de pronto resolveu, a licença foi expedida”. Ela destacou a importância de se ter um técnico na Pasta. Em seguida, a prefeita de Santa Fé de Goiás, Maria Erly da Silva Siquiera, reafirmou as palavras da prefeita de Itapirapuã.
Alguns números foram repassados ao secretário e equipe:


Safra feijão: 1.000.000 sacas
Safra soja: 1.200.000 sacas
Consumo energia elétrica :R$14 milhões
ICMS: R $37 milhões safra 2016/2017

O que achou dessa Notícia?
2 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.