Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

UEG faz retrospecto sobre seus estudos meteorológicos

ESTAÇÃO METEOROLÓGICA DA UEG IPORÁ-GO: 

Ensino, Pesquisa e Extensão.

Por Valdir Specian*e Gustavo Zen de Figueiredo Neves**

Nos últimos anos as discussões sobre o clima ganharam grande repercussão, tanto de governos, universidades, empresas, centros de pesquisa, na mídia e igualmente na população, ultrapassando os limites das classes sociais e das características culturais, sejam residentes em áreas rurais ou urbanas. Isso evidencia a preocupação da população em buscar respostas para os eventos extremos de calor, frio, ocorrência de granizo, raios, trovoadas, chuvas e ventos intensos que provocam impactos negativos regiões ambientalmente frágeis e expostas a tais acontecimentos.
Nos cursos de ciências da natureza como a Geografia, a disciplina de Climatologia é fundamental para o conjunto da formação, sendo base para o entendimento de outras disciplinas, como a Geomorfologia e Hidrogeografia, além daquelas ligadas à Geografia Econômica e Agrária e ao Planejamento Territorial. Permitir o melhor aprendizado em climatologia é fundamental não só entendimento dos conceitos, alguns já estabelecidos há séculos, mas necessário com o contato do estudante e o objeto de pesquisa e estudo. Os conceitos de temperatura e chuva, fundamentais para a classificação climática, podem ser mais bem assimilados quando observados e, principalmente, aferidos em aparelhos apropriados.
O objetivo principal da pesquisa realizada pelo Laboratório de Climatologia da UEG Campus Iporá é o monitoramento diário do registro de elementos climáticos da estação meteorológica, instalada no Campus da UEG. Ainda, buscamos atender os alunos da Rede Pública (Estadual, Municipal e Particular), do Ensino Fundamental, Médio e Superior na região de Iporá e o desenvolvimento de um banco de dados integrado para pesquisas em climatologia e meteorologia na região Oeste do Estado de Goiás.

Alguns Resultados:
O monitoramento da estação meteorológica é realizado diariamente pelos alunos de graduação em Geografia (Figura 1), na coleta dos dados e na manutenção dos aparelhos. Os dados são coletados durante os horários de 9h e 15h (Brasília).

Figura 1: Coleta de dados realizada diariamente pelos estudantes do Curso de Geografia do Projeto Estação Meteorológica (A): Tanque Classe-A (evaporação) e velocidade do vento; (B): temperatura,umidade relativa do ar. Fonte:UEG Iporá/Climatologia (2014).
A estação meteorológica recebeu a visitação dos alunos da Rede Municipal de Ensino Público, durante o Encontro de Geografia,realizado na UEG Iporá, em setembro de 2013 e 2014 (Figura 2).A visita monitorada contou com a presença de aproximadamente 500 alunos da Rede pública e particular de Ensino em 2014.


Figura 2: (A) Visita monitorada de alunos do Ensino Fundamental e Médio na Estação Meteorológica; (B) Visita monitorada de alunos do Ensino Fundamental no Laboratório de ClimatologiaUEG Iporá-GO. Fonte: UEG Iporá/Climatologia (2014).

A Estação Meteorológica instalada na Universidade Estadual de Goiás Campus Iporá, abriu novos horizontes para o curso de geografia com diferentes dinâmicas de ensino e aprendizagem como a possibilidade de aulas práticas nas disciplinas de Climatologia, Estatística, entre outras.
Os alunos de graduação do curso de geografia(monitores responsáveis pela coleta dos dados e manutenção dos aparelhos da estação) acompanham os visitantes (alunos da Rede Municipal de Ensino) com o objetivo deapresentar a funcionalidade dos aparelhos permitindo um aprendizado dinâmico sobre os temas ligados a climatologia.
A Estação Meteorológica, em operaçãoininterrupta desde o mês de setembro de 2013, forcecedados meteorológicos e um arcabouço climatológico em formato eletrônico, com disponibilidade de acesso para os alunos e pesquisadores da Universidade Estadual de Goiás e outras Instituições que necessitem utilizar as informações para fins de pesquisa.
Neste ano de 2014, por meio de um edital para a aquisição de equipamentosdo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), fomos contemplados comalguns instrumentos para a UEG Ipora e 10 aparelhos que aferem a temperatura e umidade do ar relativa. Alguns deles encontram-se em plena operação e pesquisa de Conclusão de Curso de estudantes do Curso de Geografia, Laboratório de Climatologia e Estação Meteorológica da UEG Campus Iporá (Figura 3).

 

 

Figura 3: (A) Estudantes e Bolsistas dos Cursos de Geografia e Ciências Biológicas da UEG Iporá em pesquisa no Laboratório de Climatologia; (B) Aparelhos de medição de temperatura e umidade do ar. Fonte: UEG Iporá/Climatologia (2014).

Participamos de alguns dos eventos e congressos mais importantes no âmbito regional e nacional da área de Geografia e Climatologia, com a publicação de artigos acadêmicos no XIV Encontro Regional de Geografia – EREGEO, realizado no mês de maio de 2014 na cidade de Anápolis-GO e o XI Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, ocorrido em outubro do presente ano, em Curitiba-PR.
Nesta última semana do mês de dezembro, recebemos o aceite para a publicação de trabalhos científicos sobre o Clima da Cidade de Iporá e a Percepção Climática dos moradores de Iporá e Região, no Encontro de Geógrafos da América Latina, que será realizado em abril de 2015 em Havana, capital de Cuba.
Finalmente, a UEG Iporá apresenta o instigante trabalho realizado pelos professores e estudantes do curso de Geografia, tanto nas áreas humanas nas pesquisas agrárias, culturais e etc, quanto as correlatas da natureza como a hidrogeografia e climatologia; o projeto da Estação Meteorológica instalada na UEG Iporá e a possibilidade de participar de diversos eventos de cunho nacional e internacional.

*Diretor Educacional UEG Campus Iporá
**Coordenadores do Projeto de Extensão Estação Meteorológica e Docentes do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás –Campus Iporá.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-03-at-06.33
Dia feliz de grande público no III Festival de Pesca
WhatsApp-Image-2024-04-02-at-23.10
CEPI Aplicação exercita alunos com operação de resgate
WhatsApp-Image-2024-03-04-at-05.25
Estudos da UEG mostram chuvas em decréscimo em Iporá
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-19.23
Justiça exige que córrego seja ambientalmente recuperado
WhatsApp-Image-2024-02-19-at-10.45
União oficializa situação de emergência em municípios goianos
WhatsApp-Image-2024-04-03-at-06.33
Dia feliz de grande público no III Festival de Pesca
WhatsApp-Image-2024-04-02-at-23.10
CEPI Aplicação exercita alunos com operação de resgate
WhatsApp-Image-2024-03-04-at-05.25
Estudos da UEG mostram chuvas em decréscimo em Iporá
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-19.23
Justiça exige que córrego seja ambientalmente recuperado
WhatsApp-Image-2024-02-19-at-10.45
União oficializa situação de emergência em municípios goianos