Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

ELEIÇÕES EM AMORINÓPOLIS: PSDB tem 2 nomes. Silvio pode ir à disputa

Nomes pelos quais passam a eleição. São pré-candidatos e líderes políticos: João Duvino, Aparecida Leite, Sílvio Isac, Samuel Correia, Saulo Mendes e Ronikley Farias

Para as eleições municipais de 2016 a cidade de Amorinópolis abunda em nomes de prefeituriáveis. No próprio partido da situação, o do prefeito João Duvino, existem duas opções, o nome dele, que é natural que pleiteie reeleição. E também o nome de Aparecida Leite, ex-prefeita e hoje residente na cidade, trabalhando na Agrofesa, como funcionária do Estado.

A reportagem não conseguiu falar com o prefeito João Duvino. Ele não fala abertamente que será candidato a reeleição. Dizem que para alguns mais próximos já admitiu que sai candidato. Em outros contatos, desconversa. Ele deve estar avaliando suas reais condições.

Aqueles que são adversários do prefeito dizem que ele perdeu muitos companheiros políticos e está mais enfraquecido do que em 2012, quando foi eleito, derrotando o projeto de reeleição de Sílvio Isac.

Outra opção no grupo de situação é o de Aparecida Leite, ex-prefeita. A reportagem falou com ela, a qual nos disse que pensa nesta possibilidade, mas respeita que o prefeito João Duvino tenha a preferência de reeleição, já que está no cargo. Ela afirma que essa decisão de nome de candidato terá que ser tomada pelo partido. Diz que ela, em cargo de prefeita ou não, está servindo Amorinópolis e convivendo com povo e servindo as pessoas, na medida do possível. Ela afirma que o momento pelo qual passa o país é difícil e espera que o ano que vem seja melhor para todos. Quanto ao projeto político entrega nas mãos de Deus.

A reportagem do Oeste Goiano falou com Júlio César de Queiroz (Julinho), presidente da Comissão Provisória do PMDB. Ele nos afirmou que o partido está unido em Amorinópolis e que a sigla tem dois nomes de possíveis prefeituriáveis. Numa primeira opção, Sílvio Isac, ex-prefeito. E numa segunda opção, Cacildo Campos, vereador de cinco mandatos. Julinho afirmou para a reportagem do Oeste Goiano que a partir do início de 2016 o partido irá fazer uma fiscalização mais ferrenha quanto à gestão tucana. Ele lembra que o prefeito perdeu companheiros e está enfraquecido.

Ao falar com o ex-prefeito Sílvio Isac, a reportagem ouviu deste de que prefere não se manifestar sobre as eleições 2016, uma vez que, segundo ele, isso é coisa para o ano que vem e ainda é cedo para tecer comentários ou fazer projetos.

Amorinópolis é uma cidade em que a tradição política mostra a força de dois grupos políticos: PMDB e PSDB, cada qual com seus aliados. Mas em meio a essa tradição de se ter apenas duas grandes forças políticas, o vereador de terceiro mandato, Samuel Correia, do PDT, fala em ser uma terceira via. Seu nome é lembrado como pré-candidato. Samuel afirma que o eleitorado amorinopolino estaria propenso a optar por algo novo na política local. Samuel afirma que está aberto à conversações para busca de alianças políticas.

A reportagem do OG falou também com Saulo Mendes, vice-prefeito e liderança do Democratas (DEM), partido que tem a ex-vereadora Sirley Fátima como presidente. Saulo Mendes é nome lembrado pelos seus correligionários como pré-candidato a prefeito. Ao Oeste Goiano confirmou que seus colegas democratas realmente o incentivam, mas disse que está profundamente decepcionado com a política em geral. Ele comenta que o DEM é um partido que ganhou importantes adesões nos últimos meses, inclusive, o nome do ex-prefeito Pedro José Xavier (Pedro Chico). Saulo Mendes afirma que o DEM vai atuar nas eleições 2016 em diálogo com outras forças políticas. Afirma que pode haver aliança com quaisquer outras, exceto com o ex-prefeito Sílvio Isac.

Outro nome que o eleitorado amorinopolino andou citando como prefeituriável foi de Valério Vieira de Souza. Mas ele nega esta pretensão. Outro partido que compõe o cenário político de Amorinópolis é PP, cujo maior líder é Isabeti de Jesus Costa. Este é um partido próximo ao PMDB. Na Câmara, o PP tem Cleito Costa como vereador. Atua no cenário também o PTB, que tem como líder político o ex-prefeito Antônio Barros. Ambas as maiores forças devem pretender aliança para contar com o peso eleitoral do PTB, partido que tem um vereador na Câmara: Daniel Martins.

Em Amorinópolis o PMN tem seu peso político, já que conta na Câmara com um vereador: Saul Mendes. Faz parte da base de apoio do prefeito João Duvino.

O PT atua no cenário político de Amorinópolis através do mandato do vereador Ezio Gomes (Tuta). Se prevalecer a mesma posição política de 2012, deve ficar do lado do PMDB.

O partido mais recentemente criado em Amorinópolis é o PSD, cujo presidente é o médico Rony Cley Farias, filho da ex-prefeita Aparecida Leite. Na Câmara de Vereadores, este partido conta com a atuação de Dedé Fernandes. Esse é um vereador que conhece profundamente a política amorinopolina. A reportagem o ouviu sobre eleições 2016, o qual nos afirmou que essa sigla é da base situacionista no município, mas que também tem seus nomes. Dedé Fernandes cita o seu próprio nome e o de Rony Cley Farias como possíveis pré-candidatos a prefeito. Segundo ele, estes nomes são de soldados a serviço de um grupo político e da população.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-08-at-14.36
Amarildo filia no MDB levando amigos à sigla
mudanca-de-partido
Mais vereadores trocaram de partido para tentar a reeleição
didi-coutinho
Didi Coutinho muda de partido depois de 20 anos como vereador
WhatsApp-Image-2024-04-01-at-12.48
Advogado Marcus Dias assume presidência do PP
WhatsApp-Image-2024-03-29-at-08.10
Maysa Cunha anuncia filiação no partido Avante para ir à disputa
WhatsApp-Image-2024-04-08-at-14.36
Amarildo filia no MDB levando amigos à sigla
mudanca-de-partido
Mais vereadores trocaram de partido para tentar a reeleição
didi-coutinho
Didi Coutinho muda de partido depois de 20 anos como vereador
WhatsApp-Image-2024-04-01-at-12.48
Advogado Marcus Dias assume presidência do PP
WhatsApp-Image-2024-03-29-at-08.10
Maysa Cunha anuncia filiação no partido Avante para ir à disputa