Oito vereadores de Iporá trocaram de partido

06/04/2020
siglas-e-mudancas06042020.jpg

Neste final de semana, em véspera do encerramento do prazo de filiação partidária, oito vereadores de Iporá trocaram de partido.


São aqueles vereadores que estavam em partidos pequenos e que não perceberam em seus ambientes partidários condições de ter chapa completa para a eleição de 4 de outubro, o que inviabilizaria a eleição destes. A ação é por elegibilidade.


O que fizeram já era algo esperado, deixando siglas pequenas e aglomerando em siglas maiores, onde já existem quadro de candidatos com capacidade para preenchimento de chapas. Sabe-se que agora, de acordo com a nova legislação, não é mais permitida a coligação para eleições proporcionais (vereadores e deputados).


Nesta reta final de busca de filiados os líderes de partidos estiveram em queda de braço para buscar adesões. Naçoitan Leite, Danilo Gleic e Amarildo Martins foram a campo, na busca de vereadores para filiarem vereadores em seus partidos, o que os fortalece na condição de pré-candidatos a prefeito.


O prefeito Naçoitan Leite atraiu para o PP, partido supostamente aliado, os vereadores Samuel Queiroz e Paulo Maisena. Para o partido do prefeito, o PSDB, foi o vereador Keilo Borges, antes no PHS. Outro que filiou no PSDB foi Eder Manoel, vereador que acompanha o prefeito. Ele era do PTB, partido pequeno. Neste partido continua o vereador Aurélio Fábio.


O ex-prefeito Danilo Gleic, pré-candidato a prefeito pelo Cidadania, atraiu para este partido dois vereadores: Wenio Pirulito e Divino Pirigoso. Estes vereadores estiveram em condição de apoio ao prefeito, mas agora mostram intenção de novo caminho.


O vereador Suélio Gomes foi outro que mostrou sua intenção de não mais acompanhar o prefeito Naçoitan Leite. Deixou seu pequeno PTN (que depois se tornou Podemos) e, atraído por Amarildo Martins, foi para o Democratas. Amarildo atraiu também o vereador Eurides Laurindo, que deixou o PDT, partido que não conseguiu muitos interessados em candidatura e seria difícil formar chapa.


Nestas mudanças, o primeiro a trocar de lado foi o vereador Marinho da Mata. Ainda no início de março deixou o DEM e foi para o MDB, partido que tem os pré-candidatos a prefeito Mac Mahoen Távora Diniz e João Batista da Saneago. ao todo, portanto, contando essa movimentação partidária de início de março, foram 9 vereadores de Iporá que trocaram de lado.

O que achou dessa Notícia?
23 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.