PT, 35 anos!

12/02/2015


Como parte das comemorações dos 35 anos do Partido dos Trabalhares, o Presidente do PT de Iporá, Itamar Paes e os vereadores Valdomiro e Paulo Alves visitaram hoje a redação do Oeste Goiano quando falaram sobre a trajetória do Partido e os desafios atuais.

PT comemora 35 anos de intensa luta política


"O PT é o maior partido da América Latina e um dos maiores do mundo. Tem cerca de um milhão de filiados. No Brasil, um partido nascido do anseio da classe trabalhadora que obteve maior projeção política e social. Nesses 35 anos passou por várias fases, cada qual com desafios diferentes: em primeiro momento, o desafio de se constituir em todos os municípios brasileiros; depois, eleger seus primeiros vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores, até chegar a Presidência da República em 2002.


O PT esteve presente em todos os eventos importantes do Brasil desde a sua fundação em fevereiro de 1980: a redemocratização, a Constituinte, e, desde 1989, o Partido está à frente do debate do projeto de nação. Registra experiências exitosas em vários municípios e estados da Federação. Em 2002, com a eleição do Presidente Lula, o PT passa de oposição a governo, desta vez desafiado a implantar uma nova agenda política e de desenvolvimento econômico e social do Brasil.


Período de profundas mudanças que alcançou a todos, mas de forma inédita as camadas populares, no governo federal o Partido foi capaz de liderar programas e projetos para combater a fome e a miséria, livrar o Brasil do FMI (Fundo Monetário Internacional), inverteu a política de privatização, fortalecendo o Estado, enquanto indutor do desenvolvimento especialmente investindo fortemente em infra-estrutura, moradias, crédito subsidiado a empresários urbanos e rurais através dos bancos públicos (BNDES, Banco do Brasil e Caixa), levando investimentos para o interior do país , ampliou acesso ao ensino superior e técnico, com ações ousadas de expansão das universidades e Institutos Federais, PROUNI e FIES. Estabeleceu uma política de valorização do salário mínimo, criou o Piso Nacional para Professores da Rede Pública de Ensino; ampliou as relações internacionais abrindo novos mercados para os produtos brasileiros; fortaleceu o PRONAF, criou o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a política territorial com o foco de valorizar os agricultores familiares e garantir segurança alimentar dos brasileiros.


O combate à impunidade, sempre foi bandeira defendida pelo partido tanto na oposição quanto no governo. A corrupção é mazela intrincada na gestão pública desde os portugueses e alimentada pelo alto custo das campanhas eleitorais. O combate à corrupção se tornou uma política de estado desde a posse do presidente Lula em janeiro de 2003. A presidenta Dilma sancionou a Lei que permitiu a ação de varredura na Petrobrás ao criar condições para que o Judiciário avançasse a investigação sobre as empresas privadas que prestam serviços aos municípios, estados ou União.


Em Goiás e em Iporá o partido também constrói sua história. Em Iporá, o Partido elege representantes na Câmara de Vereadores desde 1996: Valdion Marques (1996), Silda Lorena e Valcely Alves(2000), Isabel Barbosa e Silda Lorena (2004) , Valdeci Lima (2008), Paulo Alves e Valdomiro Alves(2012) são exemplos de probidade e de trabalho voltado, realmente, para o povo. Na Prefeitura, o PT teve rápida e importante participação com Valdion Marques prefeito por 15 meses, de outubro de 2003 a dezembro de 2004.


Por maiores que sejam os desafios postos, as conquistas precisam ser comemoradas por que a luta continua!”


Itamar Paes Sousa, presidente do PT de Iporá, Vereador Valdomiro e Vereador Paulo

O que achou dessa Notícia?
21 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

2 comentários

  • wil jess MOREIRA da silva 12/02/2015

    Era tão bonito ver a militância percorrendo ruas, enchendo praças, empunhando bandeiras, panfletando; a gente dava até vontade de estar no meio deles, talvez se tivesse ido a minha frustração seria maior.
  • valdivino pereira alves 12/02/2015

    ai esta um psdbista apaixonado cicero vc tem sorte do pt esta no poder si quem estivesse no poder foce o psdb voce ja estaria na enxada companheiro

Comente

Faça seu Login

Use sua conta do Oeste Goiano.