Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

18 empresários de Iporá comentam sobre o fechamento do comércio

Não adianta fechar. O decreto emitido pelo governo de 14/14 dias, e criado para que dê certo, em partes pode até amenizar a disseminação do vírus, mas a maior problematização somos nós mesmo que não estamos preparados para esse tipo de situação.  Pois fechamento só traz atrasos na economia do município já que os boletos e os alugueis vencem.  E nós como não estamos trabalhando,  ficamos trafegando nas ruas. Então por isso que não adianta fechar.
Elivelton Barros Oliveira
Valle Imobiliária

Sou a favor do fechamento. Sou do grupo de risco. E mesmo que não fosse, também seria a favor do fechamento. Eu tenho gostado das ações do governador do Estado, Ronaldo Caiado. Gosto dele quando fala em salvar vítimas. Nós sabemos o resultado que vem em cima da economia e do cidadão. Também sou prejudicado. Mas acredito que a vida vale mais. Esse fechamento de 14 x 14 me agrada. É uma forma de contemplar a saúde e a economia. Só a união de todos vai trazer resultados. Não temos a menor ideia do que vai acontecer pela frente. Temos que obedecer a ciência. 
Aílton Monteiro
Osmix Móveis

 

Sou contra fechar o comércio porque ando todos os dias em Iporá dando uma observada e percebo que os únicos lugares que tem aglomeração maior são em bancos e supermercados. Então, o comércio de Iporá, com estabelecimentos com 300 metros quadrados e uma pessoa só ou duas, no máximo, e com distanciamento, uso de máscara e alcool em gel, fica de acordo.  Então, sou contrário ao fechamento. O que está gerando pandemia são as reuniões familiares e festas. E ao fechar o comércio as pessoas saem para aglomerar em outros locais. Sou contra o fechamento. Restrições sim. Fechamento não. 
Radivá Rocha de Carvalho
Embalagens Radivá

 

Temos conversado muito no grupo da CDL sobre possibilidades de um combate em questão preventiva,  como em algumas cidades em âmbito populacional como a nossa. Não concordo com esse fechamento. Não adianta, se a população em si não tem consciência! Tínhamos que ter mais fiscalização, podemos observar que onde há histórico da doença não foi pego em comércio. Quanto a delivery em bares e restaurantes concordo.  Todos precisam trabalhar, ninguém é concursado e por isso o dinheiro não cai na conta no final do mês.  Não sou boa de dados mas tem confirmadas cidades onde teve a prevenção e não chegou ao caos. 
Déborah Rezende
Centaurus Auto Peças e Mecânica

 

Sou contra fechar comércio. O que faz esse vírus proliferar são as festas e um transporte coletivo que circula numa cidade como Goiânia. Mas eles fecham são só empresas pequenas como a minha. Não vão parar uma multinacional como uma de transporte coletivo.  Nem Ministério Público nem governo fecham os grandes. A ineficiência não é do prefeito. Ele faz o que pode para o comércio ficar aberto. Quanto ao governador está batendo cabeça.  O problema maior é do Governo Federal. Quando entrou o ano boa parte dos países já estavam vacinando e nós brasileiros atrasados. É um governo que não cuidou bem e que não deu atenção para a compra de vacinas com mais empenho. 
Uilson Antônio de Souza 
Relojoaria Central

 

Esse decreto nos afeta muito. Além da gente deixar de ter receita, acumulamos contas. Se somos de área que não é essencial, sofremos muito. Acredito que o Decreto poderia ser feito de forma diferente, de uma forma em que exigisse mais nas formas como atendemos em nossos estabelecimentos. Seria mais viável. Quem tem renda fixa, tudo bem. Mas para nós fica difícil. A maioria dos empresários toma cuidados. Creio que nós empresários estamos nos cuidando. Os problemas maiores são nas famílias, quando as pessoas se relaxam.  Essa doença está se propagando não é pelo comércio. Foi a partir do Carnaval que aumentaram o número de casos e teve essa explosão de casos. Politizaram demais o vírus e isso também prejudica.
Rondinele Rosa Lourenco
Globo Informática / Aliança Construtora

Eu sou contra o fechamento do comércio. Acho que lockdown não é a solução. Pelo menos no que diz respeito a Iporá, porque dentro das lojas não há aglomeração. Os locais que tem aglomeração vão continuar abertos, que são bancos, casas lotéricas e grandes supermercados. Acho que a melhor forma de combater a pandemia tem que começar pelo trabalho elaborado de conscientizar a população.  Parece que as pessoas não estão levando essa pandemia a sério. Fazer uma testagem em massa na população para isolar as pessoas infectadas também acho que tem que ser feito. Uma fiscalização mais rígida até mesmo na zona rural para evitar aglomeração. É o que penso.
Joseval Borges de Rezende
Focus Celulares

 

Eu estou indignada com isso. Tem mais de um ano que nossos políticos não fazem quase nada e quem paga o pato são as empresas, as de roupas e calçados e outras. Parece que nos supermercados não tem vírus. Tem alguns por aí que são a favor de fechar, mas esses são aqueles que no fim do mês tem uma renda que cai na conta bancária. Minha loja tem 400 metros quadrados e tem espaço, enquanto que os supermercados estão cheios de gente. O comércio não foi o causador disso tudo. O que aconteceu foi falta de ação dos políticos. Os bares são problemas sim. O comércio como o nosso é de pouca gente. Estou indignada e estou contra o fechamento. 
Nilta Rozendo
Stillus Calçados

 

Responder a essa pergunta com um sim ou com um não é muito difícil. Se eu pensar na minha empresa eu vou querer abrir. Mas eu quero fazer o que for bom para população. Todos estão sendo prejudicados pois gestores não tomaram medidas certas no passado. Não vejo medidas que os gestores tomem para a cidade, para o Estado, o Brasil e para o mundo. Principalmente o Governo Federal que deixou muito a desejar neste assunto. São percas imensas. Agora que vi dizer que o governo do Estado vai emprestar dinheiro, mas até agora só notícias. Nada de concreto. Estamos numa situação difícil, com medo de pegar uma doença e não haver nem onde ser atendido. Esses decretos são feitos sem discutir com a comunidade. Seria melhor construir soluções com a participação de todos. 
Ronis Silva
Academia Nado Livre

 

A população tem culpa pelo fechamento do comércio de Iporá. Há um ano atrás teve muito clamor para que as pessoas respeitassem as medidas sanitárias. Na data de carnaval não fizeram festa na cidade, mas fizeram na zona rural. Todos sabem disso. Hoje o comércio está fechado por culpa dos iporaenses e do povo das cidades vizinhas. A doença é perigosa, principalmente agora com as variantes do vírus. As pessoas se aglomeraram demais. Conheço pessoas que morreram porque levavam pessoas para dentro de casa para jogar truco e o que aconteceu: morreram dois na mesma casa. Eu como presidente da CDL eu quero é que o comércio abra. Mas será que compensa? As mortes estão sendo muitas. Recomendo que as pessoas respeitem as medidas sanitárias. No meu mercado, faço valer as medidas e não aceito mesmo, de jeito nenhum, desrespeito à estas regras. Eu não fico contra medidas das autoridades. Não recomendo que as pessoas manifestem revolta contra o governo. 
Francisco Assis de Souza
Presidente da CDL
Casa de Carnes Central 

 

Já estivemos fechados antes e vimos que não funcionou. Estamos numa pandemia sem fim. E nós do comércio temos contas para pagar. Nesse período fechado muitas contas vão surgir para pagar e os empresários não vão dar conta de pagar. E não vai resolver. Onde tem mais aglomerações eles não estão fiscalizando, que são as festinhas e reuniões familiares. Com isso, fechados, temos que reduzir custos. Haverão desempregados na cidade. Ninguém está trabalhando para fazer bonito não. São necessidades. As pessoas trabalham por que precisam. Eu gostaria de estar resguardada, em casa, com os filhos. Mas precisamos trabalhar, apesar do medo que temos do vírus. A indignação maior é de que as autoridades não fizeram nada para melhorar a situação desta pandemia. Eles simplesmente mandam fechar e pronto. Fico revoltada. 
Naiara Graziela Silva
Novo Tok Móveis 

 

Isso me indigna, pois desde o ano passando, fechando o comércio, para retardar o avanço do vírus e melhorar a situação, e a fim de os hospitais se adaptarem e a vacina chegar, no entanto, parece que a gente se retrocedeu apenas. O aumento de casos era previsto e o tempo de lockdown era para que o governo se adaptasse e, no entanto, isso não aconteceu. Um ano depois da primeira decisão, novamente o comércio foi fechado. E afirmo uma coisa: meu ramo de celular, numa era de pandemia, poderia ser essencial pois ninguém vive sem comunicação, Porém, o que ocorreu é que estou fechado. Dei férias a funcionários. Todos foram para casa. Não dei conta de acertar com eles. E preciso de usar de reservas ou vender algo para resolver pendências. E dependendo, não sei se a loja vai abrir do mesmo jeito. Mas espero que sim, já temos 7 anos aberto. Eu entendo a vontade do governo em resolver isso, mas a culpa não é do comércio. O problema são as aglomerações em casas e reuniões particulares. Com esse fechamento o que vai acontecer, não vai resolver a parte de saúde e cria problemas econômicos. Precisaria haver conscientização das pessoas de que se fechou, que ficasse em casa, mas aglomeram. E vai haver consequências ruins para o comércio. 
Wanderson Marçal
Marçal Celulares

 

No primeiro momento é revoltante a ideia de fechar, porque  é sustento nosso e de dos nossos colaboradores. Mas diante da real situação alarmante de Goiás  e consequente Iporá,  é o caso de refletir e concordar com as medidas impostas pelo governo. Só que na minha opinião teria que fechar tudo, mas tudo mesmo, lacrar a cidade no geral e o que for de necessidade mesmo, o que não tem como a pessoa sobreviver sem,  seria feito por delivery, durante os 14 dias. Então daí sim, teríamos condições de avaliar o resultado, avaliando a curva de contágio e todo processo geral. Nós estamos atrasados há mais de 1 ano em relação a prevenção e a combate ao Covid, porque a culpa não é só do governo, do prefeito, a culpa é de todos, o que falta é conscientização das pessoas e de cada um…. em fazer sua parte. Fecha o comercio, que já está fraco e as pessoas  viajam, fazem festas, aglomeram. Então precisamos entender que ainda vai demorar muito para passar todo esse processo. Há exatamente um ano atrás as mortes eram em torno de 400  e hoje 2.800,00 isso só mostra que situação é muito pior no Brasil. E o que precisamos fazer e insistir é na conscientização das pessoas. 
Leila Rita Lobo
Ekipo Car

Primeiramente, sou a favor de medidas que realmente trouxessem resultados práticos no combate à doença e suas consequências, mas o que vemos são sucessões de erros e infelizmente, más intenções, mas ações, desvios de recursos, etc… O fechamento de comércio igual o meu e de muitos como o meu não resolve nada e ainda gera danos comparados a doença… (depressão, desavenças familiares, suicídios, fome, morte por motivos diversos e etc…) Ex: uma reunião (resenhas) pode contaminar muito mais do que aqui, pois aqui adotamos todas as medidas (distanciamento, máscara, álcool, redução do fluxo de pessoas, adquiri termômetro digital, etc…), enquanto que reuniões não tem medidas, tem abraços, bebidas e poucos cuidados… Um dos erros que posso enumerar é a prioridade da vacina. Quem está proliferando o vírus são os mais jovens… Acho que teria que ter começado pelos trabalhadores que tem que sair pra trabalhar, etc… Os mais velhos já estão isolados, a maioria já é aposentado pode ficar em casa que não vai faltar o sustento!!! Outro grupo que podia esperar para vacinar depois seria aqueles todos que tem renda garantida.
Celso Edson de Mello
Celso Joias

 

Sou contra esse decreto que fecha o comércio porque acredito que não é essa a solução para a pandemia. Ouvimos muito a respeito de medidas de prevenção. Não vou citar outras, apenas uma delas que é o fortalecer da imunidade. Fica muito difícil manter a imunidade fortalecida com a população perdendo o emprego e sem ter como garantir o seu sustento. Quem dirá o equilíbrio psicológico! A falta de alimento e o desequilíbrio emocional, ao meu ver, é um ambiente para a baixa imunidade e consequentemente aumenta as chances de infecção. No geral, os danos são maiores com o comércio fechado, além de não funcionar como medida preventiva,  gera uma sensação de impotência e abandono, não se falando dos prejuízos e tantos outros problemas que o fechamento do comércio gera por si só, junto com os tantos efeitos da pandemia e se torna um colapso total. Só Jesus para conscientizar nossos governantes e nos trazer esperança de solução com urgência. A melhor forma de combater a pandemia, a princípio, seria nossos governantes tomarem algumas medidas de emergência, são elas:  manter o comércio aberto;  aumentar o número de leitos de UTI,  que já devia ter acontecido, um ano foi suficiente e não fizeram; fornecerem vacinas para toda a população; fornecerem álcool em gel e máscaras para toda a população.
Eva Cassiano
Adão e Eva Jóias

 

Sou a favor. Há outros meios de combate à pandemia, mas infelizmente a sociedade como um todo não se compromete. Lamento e sofro com o fechamento, pois diminui os clientes e consequentemente o faturamento, sofrem empresários e colaboradores. Vimos sempre pessoas sem uso de máscara, realizando eventos, enfim, aglomerando. Não seria necessário um fechamento total se todos, e aí seria todos mesmo, tivessem essa preocupação nos cuidados, em usar máscara, em não se aglomerarem. Além dos que descuidam, ainda tem-se os negacionistas, que ainda acham que é uma gripezinha ou que não será afetado, ou mesmo que isso é ‘invenção da globolixo’, como é costume dizerem. É lamentável termos todos que pagar esse preço (do fechamento) ou trabalhar somente com entregas, fora os serviços essenciais. Além desses cuidados o outro meio de não ser necessário fechar seria se estivéssemos todos vacinados, mas pelo ‘andar da carruagem’ essa realidade ainda deve demorar pelo menos um ano! Como disse o ministro Guedes, só há economia se houver pessoas, se morrerem não há. Então, primeiro devemos nos proteger, seja em isolamento ou vacinados, prefiro vacinado, para podermos suprir depois as necessidades costumeiras.
Márcio Rivair Guntijo
Soluções Informática

 

Esse decreto só tem a piorar a situação. Veja bem. Já completou um ano em que essa pandemia se instalou no mundo e me parece que no Brasil ela chegou mais como discurso político para saber quem é de direita e quem é de esquerda. Nunca se viu nesse período uma ação de verdade para combater esse vírus, tendo em vista que vários infectologistas, disseram ser a favor de medicamentos preventivos e até fórmulas caseira de inibir a doença. Por outro lado, há quem diz que não há eficácia comprovada pela ciência desses medicamentos. Então pergunto: será que existe médicos que exercem a medicina dessa forma totalmente contrária ou será que existe por traz disso tudo uma corrida atrás de lucros elevados que tais medicamentos não oferecem a esses laboratórios. Penso que todo e qualquer sacrifício para conter esse vírus teria que atingir todos os segmentos da sociedade. No entanto, só os pequenos estão contribuindo, desde a colocação do que seja essencial para o governo e visto por nós que já é a má discriminação porque o trabalho é essencial para todos, enquanto para ele o essencial está focado no potencial de arrecadação. A meu ver, esse decreto só tem a piorar a situação, aumenta mais o lucro dos ricos e rebaixa mais a vida do pobre e a doença continua, tendo em vista que disseminação do vírus se deu mais nas festas de fim de ano e feriados de carnaval, quando a maioria estava de folga.
Osmar de Rezende
Restaurante e Lanchonete Real

 

Minha opinião sobre o decreto do governo a respeito do fechamento dos comércios é de que  sou contra. Com o fechamento estaremos colocando pessoas que estão trabalhando, cumprindo horário, levando o pão pra casa, lutando pelo sustento de suas famílias, tentando sobreviver com o pouco que estão ganhando, em casa sem ter como cumprir com seus compromisso e obrigações. Com esse decreto, o governo tira quem está trabalhando de seus serviços pra ficar desocupados em casa. Por outro lado, os mercados, postos de combustíveis, farmácias podem ficar abertos… Será que o vírus respeita esses comércios e os outros não? Não seria o caso de colocar as mesmas regras para todos? E os Bancos? As lotéricas? As lojas tem poder de contaminação e eles não?! No mês de março do ano passado fecharam o comércio para preparar os hospitais. O porquê não o fizeram? Nós não estamos pensando somente em dinheiro, mas sim, na sobrevivência dos funcionários e suas famílias que dependem do comércio. São pessoas que precisam trabalhar para comprar até mesmo os medicamentos que precisam ou caso venham a precisar. De que adianta as farmácias abertas se o povo não tiver dinheiro pra comprar os medicamentos? A melhor forma para combater a pandemia sempre foi a conscientização, fiscalização e se necessário multar os  infratores, os que fazem e os que frequentam festas e reuniões onde a contaminação é  real. E não tirar pessoas que estão ocupadas para ficarem desocupadas e espalharem o vírus . Sabemos que o momento que vivemos é terrível, angustiante e doloroso demais pois muitas vidas estão se perdendo, pessoas que amamos sendo enterradas, mas tudo precisa ser ponderado. Estamos todos meios perdidos. Tudo é novo para todos, em todos os escalões. A saúde está um caos. É realmente desesperador. As pessoas que tem condição buscam os hospitais privados porque os públicos estão precários há anos … A pandemia só escancarou essa realidade. A constituição está sendo rasgada e violando os  direitos  dos cidadãos de bem. Estamos sendo tratados como bandidos e não trabalhadores.
Adriel Alves
Maranata Iporá

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-23-at-22.05
Casal de deputados levaram mutirão de saúde para Jaupaci
WhatsApp-Image-2024-04-20-at-18.59
Goiás amplia vacinação contra dengue para pessoas de 4 a 59 anos
S
SLMBelos: Gestão convoca a população para combater a dengue
WhatsApp-Image-2024-03-06-at-06.02
Dr. Rodrigo Vargas anuncia seu novo contato para agendamento
WhatsApp-Image-2024-02-15-at-15.31
Iporá entre 83 cidades em situação de emergência em Dengue
WhatsApp-Image-2024-04-23-at-22.05
Casal de deputados levaram mutirão de saúde para Jaupaci
WhatsApp-Image-2024-04-20-at-18.59
Goiás amplia vacinação contra dengue para pessoas de 4 a 59 anos
S
SLMBelos: Gestão convoca a população para combater a dengue
WhatsApp-Image-2024-03-06-at-06.02
Dr. Rodrigo Vargas anuncia seu novo contato para agendamento
WhatsApp-Image-2024-02-15-at-15.31
Iporá entre 83 cidades em situação de emergência em Dengue